ERP: 5 motivos para implementar no seu negócio

Conheça as principais vantagens de utilizar um sistema de gestão automatizado no seu negócio.

Se o seu negócio ainda vive a realidade de papelada por todo o lado, informações desencontradas e difíceis de achar, excesso de troca de e-mails, dados de departamentos que não são trocados com as outras áreas, planilhas eletrônicas que não englobam toda a empresa… Muitos negócios ainda vivem esse cenário caótico e bastante retrógrado hoje em dia.  E implementar um sistema de gestão ERP na sua empresa pode ser o caminho.

Em um mundo cada vez mais globalizado, a transformação digital se torna cada vez mais indispensável para garantir a competitividade e agilidade dos negócios. Nesse sentido, o ERP é uma ótima solução para resolver muitos destes problemas. Já pensou em reunir todos os dados e informações relevantes sobre a sua empresa em um só lugar e promover a integração entre os diferentes departamentos? Com uma solução de ERP isso é perfeitamente possível. E pode custar menos do que você imagina!

O que é ERP?

O sistema de Gestão Empresarial ERP tem como principal objetivo integrar todas as áreas de uma empresa, através do processamento de todos os dados em um só sistema

Essa integração dos dados em uma só plataforma, por si só, já pode ser considerado um motivo importantíssimo para investir em um ERP, já que ele elimina a necessidade de se fazer um intercâmbio de informações entre diversos sistemas e integra todas as áreas. Assim, fica muito mais fácil ter uma visão mais ampla e coesa sobre o negócio e evita-se que cada setor aja de maneira isolada, mas sim como parte de um todo.

Contudo, muitos gestores e empresários ainda questionam a necessidade de implementar um sistema de ERP nos negócios e de investir neste tipo de tecnologia. Por isso, neste post trouxemos os cinco principais e mais importantes motivos para investir em sistemas de gestão.

01. Fluidez e automação nos processos

Com muitoscontroles que são feitos por meio de planilhas, onde os dados são lançados e atualizados. Mas a questão é que fazer um controle nesses moldes implica em atualizar uma variedade grande de planilhas. Ou seja, perder tempo atualizando documentos que sempre vão precisar de ajustes. 

Com o sistema ERP, essas operações são feitas de forma automática, sincronizando as informações em tempo real. Dessa forma oferecendo maior fluidez na execução dos processos e elimina o desperdício de tempo, material e mão de obra, além de oferecer maior confiabilidade e mais rapidez nos tempos de resposta.

Melhor software de gestão ERP |  5 motivos para implementar um sistema de gestão ERP automatizado na sua empresa

02. Tomada de decisão mais ágil e assertiva

O ERP contribui para uma tomada de decisão mais ágil e acertada, uma vez que as informações são geradas com mais qualidade e confiabilidade. Dessa forma, contribui para o aumento da produtividade, diminuição de incertezas e redução de custo.  

Os sistemas de gestão ERP permitem a geração de relatórios com resumos de todos os dados e transações que são efetuadas em um determinado período. Além disso, essa funcionalidade auxilia na elaboração e gestão dos indicadores para acompanhamento das operações.

03. Redução de fraudes e erros

O sistema ERP possibilita uma análise completa de todos os processos da empresa. Assim, decisões a respeito da manutenção dos estoques e de compras de material, por exemplo, podem ser tomadas com base nos dados da empresa, impedindo que compras mal planejadas sejam realizadas e que haja desperdício de dinheiro.

04. Diminui necessidade de retrabalho 

Com a utilização do ERP, os erros causados por processos manuais são reduzidos e com eles também a necessidade de retrabalho. Como consequência, também há a redução de custos, uma vez que o tempo que uma pessoa perderia corrigindo os dados é reduzido drasticamente e ela poderá se dedicar a outras atividades.

05. Transparência

Para utilizar um ERP, é preciso cesso total a todos os processos importantes em seus negócios. Dessa maneira, tornando os dados de todos os departamentos facilmente acessíveis a você e a sua alta administração. Essa maior transparência possibilita fluxos de trabalho mais coerentes. Além disso, permite que processos interdepartamentais sejam facilmente rastreados com a máxima eficiência.

Que tal implementar esse tipo de sistema na sua empresa? Fale com nossos especialistas

Gestão Empresarial
Cumpra suas obrigações fiscais com tranquilidade e foque no crescimento do seu negócio. Saiba tudo sobre a DIRF.
Notícias
Nova fase de liderança e inovação para o comércio e indústria da região oeste de Santa Catarina com a posse da 43ª Diretoria Executiva da ACIOC Joaçaba, com Maicon Gelatti como dir. vice-presidente.
Tecnologia
Entenda o conceito de NPS, por que adotar esse método e como utilizar os resultados para impulsionar o crescimento da sua empresa.
Gestão Empresarial
Descubra como a Provisão de Imposto de Renda na folha de pagamento impacta colaboradores e a saúde financeira da empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!