Sistema de Gestão: Descubra quais os Principais Tipos

Conheça os diferentes tipos de sistema de gestão e os seus benefícios para as empresas. Boa leitura!

Implantar um sistema de gestão na sua empresa é o primeiro passo para iniciar um processo de transformação digital e otimização de produtividade nos processos. Além de auxiliar no controle dos processos de diversas áreas, graças à automação fornecida por esse tipo de ferramenta, é possível aumentar consideravelmente a produtividade de suas equipes sem precisar fazer novas contratações e otimizar os resultados do negócio.

A seguir, vamos te contar o que são sistemas de gestão, exemplificar os seus tipos e entender como cada um deles atua individualmente dentro dos negócios. Acompanhe!

O que é Sistema de Gestão?

O sistema de gestão é um software que permite fazer a gerência de diferentes tarefas, processos e informações que são operacionalizadas dentro de uma empresa. Podemos dizer que ela é uma plataforma inteligente que automatiza vários processos operacionais e conecta as áreas da empresa.

O sistema também centraliza os dados gerados pelos diferentes setores da empresa, que depois podem ser usados para a construção de relatórios. Ou, também, por uma ferramenta de visualização de dados como BI (Business Intelligence). Portanto, a medida possibilita um acompanhamento dos indicadores do negócio, trazendo uma visão mais ampla, que ajuda a tomar decisões precisas. Por isso, é comum que esse software traga benefícios que vão além dos aspectos financeiros.

O fluxo dos processos e das informações são pré-estabelecidos ou customizados dentro do sistema conforme as características e necessidades da empresa. Isso traz uma certa burocracia, mas que é necessária para garantir que os processos rodem do início ao fim e que o fluxo das informações aconteça sem falhas e/ou ruídos.

Qual a Função do Sistema de Gestão?

O sistema de gestão pode desempenhar uma série de funções dentro de uma empresa. Dessa forma, elas podem variar bastante conforme o segmento da empresa. Algumas das funções podem ser:

  • Controle financeiro
  • Gestão financeira
  • Controle de estoque
  • Gestão de compras
  • Automação de tarefas
  • Gestão de tarefas e atividades
  • Gestão de clientes

Tipos de Sistema de Gestão

Os tipos de sistemas mais procurados pelas empresas atualmente são o ERP, CRM e BPM. Confira na sequência uma breve explicação sobre cada um, suas aplicações dentro das organizações e os benefícios de cada um dos tipos de gestão para as empresas.

ERP (Enterprise Resource Planning)

O ERP funciona como um software de gestão para unificar informações e facilitar o fluxo de trabalho entre as áreas. Levando em consideração que cada departamento precisa de uma ferramenta própria para poder gerar seus relatórios e executar tarefas rotineiras, o ERP passa a ter um papel fundamental. Ele funciona como um centralizador do fluxo de trabalho, alinhando a comunicação de todas as áreas e facilitando a tomada de decisão.

O sistema ERP Senior é a solução segura para destacar o seu negócio em um mercado competitivo, de forma planejada e efetiva.Ele entrega à sua empresa mais agilidade através de tecnologias que automatizam jornadas e que é sustentado por inteligência artificial embarcada, sendo a única solução do mercado com assistente virtual nativo da solução.

Ao contratar um ERP, você não recebe um software ‘genérico’ e precisa adaptá-lo às necessidades do seu negócio. O sistema integrado de gestão é moldado para sua empresa, garantindo tudo o que você precisa. Inclusive, o controle de filiais e outras empresas pode ser feito nesse programa único, tornando toda a comunicação muito mais rápida e efetiva.

CRM (Customer Relationship Management)

O CRM é um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou, ainda, um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reúne vários processos\tarefas de uma forma organizada e integrada. Sendo assim, o termo vai além do sistema de gestão, pois ele apoia a cultura da empresa para colocar o cliente e suas necessidades em primeiro lugar.

Dessa forma, entende suas reais necessidades e pode ofertar produtos e serviços de uma forma mais assertiva. Ainda, o sistema tem como principal objetivo aumentar de receitas, seja por novas vendas ou por fidelização de seus clientes.

Este sistema é indicado para empresas que têm a ambição de crescer e que precisam ganhar escala em seu processo comercial, organizar atividades e tarefas da área, gerir o funil de vendas e automatizar atividades operacionais (envio de e-mails, por exemplo). Além disso, o CRM é uma ferramenta que vai gerar dados do setor, e a partir da análise desses dados o setor pode tomar decisões para melhorar seus resultados. 

BPM (Business Process Management)

Seu objetivo é sistematizar processos organizacionais pela coleta e organização de informações. Portanto, ele reúne dados sobre a execução de atividades e permite visualizar melhor o fluxo de trabalho. Com isso, é possível vislumbrar oportunidades de melhoria.

O maior benefício do BPM é o aprimoramento contínuo. Por outro lado, a solução costuma ser burocrática por impor diferentes regras para a execução das atividades.

Conte com o Melhor Sistema de Gestão do Brasil

Agora que você já entendeu tudo sobre sistemas de gestão, que tal contar com o melhor do Brasil? O sistema de Gestão Empresarial ERP da Senior foi desenvolvido para potencializar a gestão da sua empresa. Com ele, você tem em mãos um software completo e eficiente, que diminui processos, agiliza a tomada de decisão e gera resultados precisos. Tudo isso de forma prática, automatizada, especialista e simplificada, facilitando sua gestão.

O sistema ERP Senior é a solução segura para destacar o seu negócio em um mercado competitivo, de forma planejada e efetiva. Ele entrega à sua empresa mais agilidade através de tecnologias que automatizam jornadas e que é sustentado por inteligência artificial embarcada, sendo a única solução do mercado com assistente virtual nativo da solução.

Tenha insumos para a tomada de decisão e mais tempo para analisar o que realmente importa: os seus resultados em tempo real. Fale com um de nossos especialistas.

Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.
Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!