Guia de logística para e-commerce: como oferecer a melhor experiência de compra

Neste post, te contamos como garantir o melhor processo de logística para o seu e-commerce, do pedido a entrega

Quem não gosta de uma comprinha online nos dias de hoje? As compras digitais apresentam um tipo de comportamento na sociedade. Não só pela comodidade de comprar sem sair de casa, como também a facilidade para comparação de preços e pesquisa dos melhores produtos. Além disso, a variedade e a possibilidade de comprar marcas e lojas de outras cidades.

Porém, bons produtos não são suficientes para garantir o sucesso de um e-commerce. A experiência de compra vai muito além do ato de compra. A parte da entrega é uma das etapas mais importantes para garantir que aquele consumidor volte a comprar na sua loja.

Hoje em dia, entregas rápidas, bem embaladas, e claro, com o produto certo são fatores quase tão determinantes para uma fidelização de cliente quanto opções de pagamento facilitada e preço. Estes que costumam ser fatores decisivos na hora de fechar negócio.

A seguir, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre processos logísticos e como a tecnologia pode transformar a sua gestão logística e os seus resultados.

O que é logística para e-commerce?

Para manter um bom posicionamento diante da concorrência, é essencial que todo o processo logístico esteja alinhado com os outros setores da empresa. Além disso, também é importante que haja uma preocupação coletiva com o aumento da performance e claro, com o bom desempenho da operação. Isso inclui entregas pontuais e que respeitem o prazo, agilidade no transporte e claro, qualidade no serviço prestado.

Mas como garantir fretes rápidos sem aumento no custo da operação? Isso é o que chamamos de logística para e-commerce, ou seja, o processo que envolve toda a movimentação do produto após a compra, desde a separação do pedido até a entrega.

Como funciona a logística para e-commerce?

A tecnologia pode ser uma ótima aliada nessa missão de melhorar os processos logísticos e otimizar os processos internos e se divide em duas etapas: de armazenagem (WMS) e de transporte (TMS). Veja a seguir a explicação de cada uma delas:

WMS

O Warehouse Management System (WMS) é a ferramenta que identifica a organização, a agilidade e a produtividade dentro de um armazém. Ou seja, é a tecnologia que otimiza as etapas do processo que vão desde a separação da compra até o momento que o pacote é colocado no transporte.

Com o WMS, é possível aumentar a agilidade da separação dos produtos, centralizar as informações de pedidos, otimizar a integração das áreas envolvidas e melhorar a produtividade desses processos.

TMS

A partir do momento que o produto entra na rota de entrega, a tecnologia responsável por essa parte do processo é o TMS (Transport Management System) que seria o sistema de gerenciamento de transporte.

O TMS trata-se de uma plataforma de logística que aproveita a tecnologia para ajudar as empresas a planejar, executar e otimizar a movimentação física de mercadorias, tanto na entrada quanto na saída. E para garantir a conformidade da remessa, a documentação adequada está sempre disponível de forma online.

As vantagens da gestão logística para e-commerce

A seguir, contamos algumas das principais vantagens que uma gestão logística eficiente pode trazer para seu e-commerce.

Entregas roteirizadas

Roteirizar as suas entregas é uma ótima solução para ganhar tempo, garantir economia de combustível e assegurar o prazo das entregas. Com as entregas roteirizadas é possível ter a definição prévia do roteiro, onde a tecnologia vai encaixando o itinerário do frete de acordo com o número de veículos disponíveis. Dessa forma assegura as exigências de horário e reduz o custo operacional de cada entrega.

Além de diminuir a quantidade de km percorridos, com rotas estratégicas você também reduz os custos com gasolina, potencializa a produtividade e diminui o tempo de entrega.

Monitoramento de entregas

O monitoramento de entregas é outro recurso que garante que gargalos e falhas sejam detectados. Dessa forma, o processo é otimizado e fica cada vez mais redondinho, evitando problemas de entrega, atrasos e etc.

No monitoramento de entregas, é possível ter mais controle sobre as mercadorias, evitando roubos, extravios, desvios de rota e atrasos.

Mensure seus resultados

Utilizando tecnologia nos seus processos logísticos, você pode aproveitar indicadores de desempenho para medir e avaliar o que está funcionando e o que precisa melhorar nos seus processos logísticos.

Integração dos setores

Para que tudo funcione e para que as operações garantam o sucesso é preciso que todas as áreas estejam alinhadas em um mesmo objetivo. Se toda a empresa estiver alinhada e trabalhando em conjunto, todos os serviços prestados serão de maior qualidade, resultando na maior satisfação do cliente.

Como planejar um bom plano de logística para o seu e-commerce

Agora que você já sabe como a tecnologia pode melhorar todo o processo logístico da sua empresa, vamos te dar algumas dicas para que o seu planejamento logístico funcione:

1.    Desenhe o fluxo

Antes de tudo, desenhe todo o caminho que um produto vai fazer até chegar às mãos do seu comprador. Essa prática te permite pensar em cada detalhe e elaborar a melhor estratégia de envio, ter mais controle e ficar atento a falhas e desperdícios para reduzir gastos.

2.    Aproveite as vantagens que a tecnologia proporciona

Optar por parceiros e plataformas de e-commerce que ofereçam soluções integradas é um excelente passo para automatizar diversas tarefas e deixar seu negócio mais produtivo. Se você puder gerenciar as entregas e a movimentação dos pedidos diretamente pela interface da plataforma, por exemplo, vai ganhar tempo e aperfeiçoar o monitoramento da sua loja online.

3.    Capriche na experiência de pós-venda

Nunca é demais ressaltar que uma compra não termina quando o cliente recebe seu produto. Se você deseja fidelizá-lo e ter um e-commerce de sucesso, projete etapas para o seu pós-venda.

Estude como entrar em contato com o consumidor novamente, para pedir seu retorno e sugestões sob melhorias. Essa iniciativa é essencial para fortalecer os laços com o seu público e estimular que voltem a comprar na sua loja.

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Seja na movimentação de mercadorias dentro do armazém, no planejamento de embarque, ou na entrega, a tecnologia da Senior é a melhor escolha para transformar os processos logísticos do seu e-commerce. Quer saber mais? Acesse nossa página de Soluções para Logística ou clique aqui e fale com a gente.

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