WMS: tudo o que você precisa saber

Conheça todos os benefícios do sistema de WMS para sua gestão logística.

WMS, sigla para Warehouse Management System ou sistema de gerenciamento de armazém, é um sistema de processos que permite que as empresas controlem e administrem as operações dentro dos armazéns, desde o recebimento das matérias-primas até a saída.

Em resumo, o objetivo do WMS é proporcionar uma gestão de estoque eficiente e estratégica. Ou seja, uma parte fundamental para o bom funcionamento da cadeia de processos logísticos e da cadeia de suprimentos.

Para o que serve o WMS?

O sistema de WMS tem como objetivo principal otimizar a organização de um armazém e centralizar as informações em um único local. Além do controle, com o WMS é possível planejar a otimização dos espaços dentro do armazém, acompanhar os prazos de validade das mercadorias disponíveis, saber os números do estoque em tempo real, reduzir mão de obra e fazer a gestão de clientes e fornecedores.

A implementação do WMS nos negócios pode ajudar também na redução de custos, já que o maior controle da operação como um todo deixa os processos mais produtivos, reduzindo erros comuns. Por exemplo: com um sistema de gerenciamento de armazém fica mais fácil melhorar a precisão dos inventários, a flexibilidade e capacidade de resposta aos clientes. Diminui a possibilidade de erros em envios e entregas, e também melhora o atendimento ao cliente.

Muitos softwares modernos de WMS contam com o acompanhamento de dados em tempo real, permitindo que as empresas acompanhem integralmente o desempenho das operações, como pedidos, recibos e demais movimentações de mercadorias.

Os sistemas de WMS também podem ser integrados aos sistemas de ERP, para que as áreas da empresa estejam ainda mais interligadas. Desta maneira, assim que o cliente realiza a compra do produto, uma mensagem é enviada ao sistema de WMS para que os processos necessários sejam feitos e atendam ao prazo de entrega do produto.

Os benefícios do WMS para as empresas

O WMS é essencial para qualquer empresa de armazenagem ou que tenha estoque. Abaixo, trouxemos os principais benefícios dos sistemas de gestão de armazenagem.

Controle operacional

Qualquer empresa precisa de um bom controle operacional. Mas para quem trabalha com armazenagem, esse controle precisa ser ainda maior. Com o WMS, fica mais fácil ter esse controle através do inventário e conferir as informações atualizadas em tempo real. Como o controle é feito automaticamente, auxilia também na tomada de decisão estratégica em menor tempo.

Redução do tempo de processo logístico

Tecnologia é sinônimo de agilidade. E o mesmo acontece com a adoção do WMS. Com os processos mais redondos e automatizados, o tempo de processo logístico é otimizado e etapas desnecessárias são eliminadas. O registro de entrada e saída dos produtos, por exemplo, é feito automaticamente, eliminando o tempo gasto preenchendo planilhas e reduzindo a probabilidade de erros humanos.

100% de aproveitamento do espaço

Os sistemas de gestão de armazenagem sinalizam espaços disponíveis dentro do estoque, proporcionando uma maior organização e aproveitamento do armazém. Isso também evita problemas com espaços desperdiçados.

Melhore a qualidade dos seus produtos

Uma vez que você organiza melhor seus produtos e aproveita da melhor forma os espaços, é possível otimizar também o aumento do material estocado. Com isso também fica mais visível quais os produtos que estão saindo mais e o que fica mais tempo parado no estoque. Assim, você pode aproveitar esses produtos que não têm demanda constante para realizar promoções e descontos.

Resumindo, além de ganhar tempo, reduzir custos e aumentar a produtividade, também obtém uma visão muito mais estratégica da produção e armazenagem do seu negócio.

Aumente a eficiência do seu processo logístico com a Sancon

A solução de gestão de armazenagem da Senior atende negócios de todos os portes, sejam atacadistas ou distribuidores. Reduza custos, acompanhe seus resultados de forma simplificada e tenha controle total do seu fluxo de armazenagem. Seja na movimentação de mercadorias dentro do armazém ou no planejamento de embarque, o WMS da Senior sempre busca aumentar a sua eficiência logística. Quer saber mais? Acesse nossa página de soluções para logística

Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.
Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!