Conheça as vantagens do TMS embarcador

Entenda a importância do sistema de gestão de transporte embarcador na gestão de fretes

A logística é um dos setores que mais cresce na indústria. Com a alta demanda de compras online e a crescente dos e-commerces e da digitalização do varejo, a tecnologia tem desempenhado um papel importante para garantir que o setor consiga acompanhar o aquecimento do mercado.

Esses tipos de sistema são utilizados ao redor do mundo todo no mercado logístico para a gestão de todo o processo, desde armazenamento, distribuição e transporte de mercadorias. Assim, além de fazer o controle de toda a jornada, os sistemas contribuem para garantir mais qualidade nas entregas, agilidade e produtividade às empresas.

O que é o TMS Embarcador

O Sistema TMS pode ser usado por embarcadores que contratam os serviços de empresas transportadoras para o envio das mercadorias, por transportadoras e operadores logísticos e empresas que possuem frota própria. Sua função é proporcionar às empresas o máximo controle sobre o processo de fretes, desde a emissão de documentos até a melhor escolha de rota de entrega.

Além disso, o TMS Embarcador proporciona diversas outras funções relacionadas ao transporte:

  • Cálculo automático de frete;
  • Contratação de transportadora;
  • Gerenciamento e montagem de carga;
  • Monitoramento de frete em tempo real;
  • Auditoria de frete;
  • Relatórios de desempenho.
Ebook - 5 Desafios da Logística

Quais as vantagens do TMS embarcador?

Contar com um TMS Embarcador traz diversos benefícios para os negócios. Acompanhe detalhadamente a seguir:

Cálculo automático de frete

O TMS faz o cruzamento de todas as variáveis de rota automaticamente com os valores de frete em tempo real, o que reduz bastante a incidência de erros, visto que quem fará o procedimento será o software e não os colaboradores.

Auditoria de frete

A partir do momento da emissão do recebimento da nota fiscal, o sistema faz automaticamente o cruzamento das informações com a tabela de preço e contrato. Assim, é possível garantir a cobrança correta do transporte, reduzindo consideravelmente a chance de pagamentos indevidos.  Os relatórios permitem visualizar o que foi cobrado e o que está sendo recuperado por cobranças indevidas. Essa auditoria de frete gera economia para toda a operação.

Geração de relatórios em tempo real

A análise de dados é indispensável em todo negócio, e na gestão de frete isso não poderia ser diferente. Por meio do TMS, os gestores conseguem ter acesso a informações precisas e em tempo real. Assim, ajudando na tomada das melhores decisões de negócio. Os relatórios podem apontar, por exemplo, para a necessidade de elaborar planos de ação e correções de falhas que ocorram na parte logística.

Leia também: A importância do tracking de entregas para a operação logística

Acompanhamento das entregas

Dentro do sistema TMS embarcador é possível acompanhar em tempo real todas as entregas que as transportadoras contratadas estão fazendo. Dessa forma, o motorista aponta as ocorrências diretamente no aplicativo, mesmo offline.

Redução de custos

O TMS embarcador é um software indispensável na otimização de processos e na redução de custos com fretes. Para contratá-lo e implementá-lo, é importante designar colaboradores internos que façam o manuseio da solução, bem como organizar um cronograma que seja capaz de informar todos os envolvidos, com clareza, sobre as fases de implantação do TMS embarcador.

Leia ainda: Frete CIF e Frete FOB: entenda a diferença e escolha com sabedoria

Planeje rotas, reduza custos e seja mais competitivo

Tenha suas rotas de coletas e entregas planejadas automaticamente por regiões trazendo o menor custo, considerando as regras e restrições de cada atividade de entrega e coleta.

Com a solução de TMS da Senior você terá controle das operações de coletas e entregas, fretes e expedições de carga. Conte com uma tecnologia eficiente de TMS e reduza os custos logísticos da sua empresa. Solicite contato dos nossos especialistas e conheça a solução.

Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.
Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!