Transformação digital nos negócios

Neste post, falamos sobre as evoluções que a transformação digital impulsiona nas empresas. Acompanhe!

A palavra “transformação” se tornou quase que um mantra para as grandes empresas. O cenário acelerado de evolução digital que vivemos criou uma necessidade de adaptação e evolução rápida nos negócios.

As transformações de negócios variam em termos de conteúdo, ritmo e local de início – e é raro que as empresas estejam passando por apenas uma de cada vez. Fazer negócios hoje em dia significa, navegar em um cenário complexo de questões, onde as organizações precisam entender os vários tipos de transformações e saber gerenciar cada uma delas.

Nesse cenário, podemos entender que: se o seu negócio não estiver se adaptando a transformação digital, pode ser que daqui a alguns anos você não tenha um negócio. A digitalização dos processos nas empresas não é uma coisa do futuro, está acontecendo agora! Então você não pode ficar para trás.

Os 3 pilares da transformação digital

A transformação digital não se trata simplesmente de ter uma loja virtual e criar um perfil nas redes sociais. Esse processo de mudança afeta profundamente o funcionamento da organização e como ela se relaciona com seu público. O que nos leva ao primeiro pilar da transformação digital nas empresas:

1. Cliente

O papel do cliente também se transformou na era digital. Antes, o cliente era apenas um espectador para quem as marcas exibiam anúncios. Hoje em dia, a conectividade dos consumidores mudou completamente essa relação, e tudo é baseado em criar experiências.

Com o acesso às redes sociais existe uma grande facilidade e rapidez para que os clientes interajam com as empresas. Além disso, o consumidor atual é exigente. Esse comprador espera ter acesso fácil às informações, capacidade de fazer uma compra em poucos passos, e ajuda em tempo real caso ele precise.

Por isso, um negócio digital de sucesso busca entender as exigências e necessidades do seu público alvo para entregar a melhor experiência possível ao usuário. Isso se aplica na usabilidade de um site, na organização e apresentação das suas redes sociais, como também no atendimento ágil e eficiente em seus canais online.

2. Processos operacionais e cultura da organização

Além de se preocupar com a imagem perante os clientes, a cultura interna também é impactada pela transformação digital nas empresas. É muito importante ter uma equipe preparada para enfrentar essas mudanças, o que envolve muito treinamento e busca por novos talentos.

Em resumo, sua equipe precisa ter a inovação em mente. Essa inovação começa desde a otimização de um fluxo de vendas, automatizar algumas tarefas, melhorar o aproveitamento de tempo e recursos, até mesmo gerar mudanças que colocam seu negócio à frente da concorrência.

3. Negócios Digitais Inovadores

O modelo de negócio em uma empresa também é impactado pela tecnologia. Isso ocorre porque o tempo de decisão de compra do cliente pode ser muito mais rápido. No entanto, a jornada que o consumidor percorre envolve o contato com vários canais que influenciam essa decisão.

4 exemplos práticos de transformação digital nas empresas

Atendimento por WhatsApp + delivery

Pode parecer a coisa mais simples do mundo, mas muitas empresas só colocaram isso em prática por causa da pandemia. Pense em como você pode atender o cliente a distância e entregar o produto direto na casa dele.

Ferramentas para comunicação interna

Para a empresa que precisou colocar parte da equipe trabalhando remotamente, a comunicação é chave para manter os projetos em andamento e o time integrado. Por isso, você precisa incorporar o uso de ferramentas que permitam o relacionamento próximo entre os membros da equipe e facilitem a transmissão de comunicados importantes.

Ferramenta para gestão de projetos

Para equipes em home office ou presenciais, uma ferramenta de gestão de tarefas integrada faz toda a diferença. É assim que os gestores e membros da equipe podem acompanhar o andamento dos projetos a qualquer momento, e de qualquer lugar.

Armazenamento na Nuvem

Por último e não menos importante, ter os arquivos salvos na nuvem é uma solução que proporciona mais segurança. Além de digitalizar documentos físicos para armazená-los em um servidor remoto, é possível guardar também os arquivos importantes da sua empresa. Dessa maneira é possível acessá-los de qualquer lugar com conexão à internet.

Potencialize a gestão da sua empresa com tecnologias preparadas para transformar o seu negócio!

Conte com um sistema de gestão completo e integrado, capaz de atender empresas de diferentes portes e segmentos, que te ajuda a potencializar resultados e agilizar processos. Conheça nossas soluções em Gestão de Pessoas, Gestão Empresarial, Gestão Logística e Gestão de Acesso e Segurança. Solicite contato dos nossos especialistas.

Acesso e segurança
Descubra a importância da gestão de não conformidades e como transformar desafios em oportunidades de melhoria contínua.
Gestão de Pessoas
Entenda como funcionam as férias trabalhistas e aprenda a organizar o calendário de férias da sua empresa de acordo com a CLT.
Logística
Descubra como evitar erros comuns na gestão de frotas com nosso guia completo. Aprenda sobre manutenção, controle de combustível, e como um TMS pode otimizar sua operação.
Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!