Quais Critérios Adotar para Escolher Fornecedores?

2023 vem aí e na hora de começar um novo projeto, a escolha do fornecedor certo é essencial. Saiba como não errar!

Os fins de ano nas empresas costumam ser o período que aproveitamos para olhar para o próximo ano e decidir o que será feito. Quais projetos queremos tirar do papel, quais serão as estratégias e as metas estabelecidas para o próximo ano.

O início de novos projetos geralmente envolve a contratação de terceiros e empresas especializadas em determinadas áreas. E todo empreendedor que quer manter seu negócio operando com segurança e crescendo com tranquilidade, precisa entender como escolher fornecedores.

Diversos fatores influenciam na hora de escolher o fornecedor. Entre eles qual tipo de negócio que você atua, qual o capital que a sua empresa possui e qual fornecedor apresenta a proposta de serviço com o melhor custo x benefício. Portanto, na hora de fechar contrato lembre-se que essa parceria é como um casamento e precisa de responsabilidade de ambas as partes para ser bem-sucedida.

Leia também: “Transformação digital nos negócios: confira alguns tipos de transformação

Pensando em te ajudar na tarefa de escolher bons fornecedores, neste post, vamos contar algumas dicas incríveis para te ajudar na hora da escolha. Boa leitura!

Faça uma pesquisa de mercado

É preciso ter calma na hora de pesquisar os fornecedores disponíveis. Escolher a primeira opção que aparecer não é uma boa ideia. Já que você fica vulnerável à sorte e não dá para correr esse risco quando o assunto é sua empresa, certo?! É importante avaliar uma série de fatores na hora de fazer a sua escolha. Escolher serviços apenas pelo valor pode ser uma furada, lembre-se sempre daquele velho ditado: “às vezes o barato sai caro”.

Quando realizar sua pesquisa de mercado, tente coletar a maior quantidade de informações possível sobre o fornecedor: entender qual é a dinâmica de trabalho que ele propõe é essencial, pois garante que é a parceria ideal para o seu negócio.

Verifique se os produtos oferecidos têm a qualidade esperada

Uma forma de confirmar se os produtos ou serviços dos fornecedores escolhido realmente entregam a qualidade que prometem é solicitar o envio de amostras ou de um período de teste, além claro de recorrer ao feedback de outras empresas conhecidas que já utilizaram do serviço.

Atente-se aos prazos

Ninguém gosta de trabalhar com quem não cumpre prazos. Antes de fechar qualquer contrato, certifique-se que os prazos estipulados praticados pelo fornecedor correspondam ao que você deseja e que os seus deadlines são possíveis de serem cumpridos.

Escolha o fornecedor que tenha fit com o seu negócio

Procure o fornecedor que compartilhe de similaridades com a missão, visão e valores do seu negócio, dessa forma você garante princípios alinhados que se converteram em um bom resultado em toda a cadeia logística do seu negócio. Essa é uma maneira de na troca garantir que a imagem da sua empresa siga sendo fortalecida.

Deixe claro o que você precisa

O fornecedor pode levar o mesmo produto para diferentes empresas, mas cada uma tem suas próprias expectativas e necessidades. Sendo assim, mesmo aqueles que você considerar ideais e que tenham um bom tempo de mercado, não são capazes de fornecer os insumos fundamentais para a sua produção sem receber uma requisição com as informações corretas.

Comunique da forma mais transparente e informativa possível o que precisa adquirir, como é o funcionamento da sua empresa e quais são os prazos de entrega. Diante disso, você saberá se o fornecedor é capaz de atender a suas solicitações e a parceria comercial atenderá expectativas mais realistas.

Tenha um plano B à disposição

É muito importante estabelecer uma relação em que haja confiança entre o fornecedor e a sua empresa, porém sabemos bem que imprevistos acontecem e como diria o ditado “o show tem que continuar”, portanto tenha empresas parceiras no seu background para caso haja algum imprevisto a cadeia logística do seu negócio não seja afetada.

Conte com a SANCON na Transformação Digital da sua Empresa em 2023

De indústrias a hospitais, varejistas a cooperativas, a Sancon tem a solução ideal para você automatizar processos na gestão da sua empresa e trazer mais agilidade e resultados para o dia a dia. Controle sua operação de ponta a ponta com foco nos resultados. Ganhe mais produtividade na execução de processos com redução de custos e aumento de resultados. Conheça o ERP Senior ou fale com um dos nossos especialistas

Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.
Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!