Chega o fim do primeiro trimestre do ano e começa aquele momento de tensão para muitos brasileiros: é hora de declarar o imposto de renda. O chamado IR traz dor de cabeça para muita gente e as empresas precisam estar atentas aos prazos porque devem disponibilizar algumas informações aos profissionais, através do informe de rendimentos.
Afinal, o que é, para que serve e quem precisa declarar imposto de renda?
A declaração do imposto de renda, enviada entre março e abril, tem como objetivo fornecer para a Receita Federal evidências que comprovem se houve ou não sonegação de impostos. Trata-se de uma obrigação anual para todas as pessoas que tiveram rendimentos tributáveis (como salário, recebimento de renda de aluguéis ou pensões) que, somados, passaram de R$ 28.559,70 – no caso do ano de 2020.
As pessoas que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte (como de poupança ou saque do FGTS) de mais de R$ 40 mil, também precisam realizar a declaração. No momento de declarar também é possível descontar do imposto despesas com: saúde, educação, previdência privada, dependentes, INSS, doações, aluguéis, etc. Por isso, é importante reunir todos os papéis e documentos que comprovem essas despesas na hora de preencher a declaração.
Com todos estes documentos em mãos, o contribuinte deve baixar o Programa Gerador da Declaração (PGD IRPF 2021) no site da Receita Federal. Lá vai encontrar todas as explicações sobre os campos que deve preencher antes de finalizar e enviar a declaração.
Importante! Sua empresa deve entregar o Informe de Rendimentos anual
Para preparar a declaração é preciso ter em mãos o Informe de Rendimentos (IR), cedido pela empresa contratante do profissional. Nele constam as informações sobre o montante recebido pelo funcionário no último ano. E entregar o informe é uma obrigação de todas as empresas. Ou seja: sua equipe de RH deve ter no radar o envio deste documento.
O IR também é muito utilizado durante processos de aquisições de imóveis, aluguéis, ou até mesmo para comprovações necessárias em caso de viagens internacionais.
Além da empresa empregadora, bancos e corretoras de imóveis também devem disponibilizar o informe de rendimentos. Nele constam extratos de investimentos, os saldos de contas (poupança ou conta corrente), e também o rendimento da poupança no período de um ano.
Facilite o acesso ao IR e torne a rotina da Gestão de Pessoas mais simples
Uma empresa que usa a tecnologia HCM nos processos de RH pode fornecer o informe de rendimento com facilidade aos seus colaboradores. Isso porque empresas que usam a solução concentram nesta tecnologia todas as movimentações e administrações do seu pessoal, viabilizando a organização e os processos de gestão de pessoas. O documento é gerado rapidamente, com todos os dados, em um processo simples, confiável e automatizado.
Atualmente, quem usa o HCM da Senior Sistemas, solução comercializada pela Sancon, pode inclusive disponibilizar o IR via app. Na versão móvel da solução acessada pelos profissionais da empresa contratante, é possível ainda acompanhar o holerite de pagamento, histórico relacionado à carreira na empresa e todos os dados necessários para a realização do imposto de renda.
Implemente o HCM na sua empresa e inclua práticas simples que podem conectar o seu RH com uma gestão na palma da mão. Entre em contato com um dos especialistas da Sancon.