Informe de Rendimentos: tudo o que você precisa saber

O período da Declaração do Imposto de Renda se aproxima e a gente quer te ajudar com isso. Nesse post, te contamos tudo que você precisa saber.

Existem algumas obrigatoriedades que se repetem anualmente. Um exemplo delas é a Declaração do Imposto de Renda, que costuma tirar o sono de muita gente. Além disso, os dados servem para a Receita Federal cruzar informações, saber quanto você pagou de imposto ao longo do ano passado e verificar se houve sonegação ou não. Portanto, para preencher a declaração, são necessários os informes de rendimento, também conhecidos como IR. Esses documentos são essenciais para garantir a precisão das informações na declaração e evitar problemas com o Fisco.

O que é o Informe de Rendimentos e para que serve?

O Informe de Rendimentos é um documento que ajuda você a prestar contas com o Leão anualmente, na sua declaração do Imposto de Renda. Ele não serve somente para declarar o Imposto de Renda, ele é necessário em outros tipos de situações financeiras da sua vida.

De acordo com a Legislação do Imposto de Renda, é necessário informar todas as pessoas físicas, jurídicas, que pagaram para outra “Pessoa Jurídica ou Pessoa Física”, algum valor referente à retenção do IR na fonte e é necessário fazer o envio do anexo preenchido.

O informe de rendimentos pode ser encontrado em instituições financeiras como bancos, corretoras de investimentos e aplicativos de pagamento. Eles podem enviar o documento por e-mail ou até disponibilizar para baixar no aplicativo.

Ou seja, será possível acessar sua conta para buscar e fazer o download do arquivo. Ou ainda, entrar em contato com o banco e ter acesso a baixar um arquivo em PDF. A seguir, contamos um pouco mais sobre os tipos de informe de rendimentos.

Os tipos de informe de rendimentos

Algo que nem todas as pessoas sabem sobre o Informe de Rendimentos é que ele pode ser de diversas modalidades, de acordo com a forma de obtenção de renda. Os tipos mais comuns são os fornecidos por: empresa empregadora, para trabalhadores; instituições financeiras, para correntistas e investidores; corretora de investimentos, para investidores; Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para pessoas que recebam benefícios previdenciários.

Não existem modalidades definidas por lei; o que determinará o tipo é a fonte pagadora, que terá a obrigação de emitir o documento. Além disso, vale destacar que os informes devem conter dados completos sobre: a fonte pagadora, o beneficiário, os rendimentos tributáveis e as retenções de impostos. É essencial que essas informações estejam precisas e detalhadas para garantir a correta prestação de contas com o Leão e evitar problemas futuros com a Receita Federal.

Quais informações precisam constar no Informe de Rendimentos?

Como o nome sugere, o informe de rendimentos traz como informação fundamental o valor que a pessoa recebeu no ano, seja na companhia onde trabalha, em aplicações financeiras ou de demais formas. Ele também vai atestar os lucros obtidos em aplicações ou poupanças, por exemplo. Há ainda os rendimentos obtidos pelo INSS, no caso de aposentados ou pensionistas. Tudo precisa ser declarado no Imposto de Renda.

Leia também: Imposto de renda: como ajudar seu colaborador na hora de declarar

Todos esses valores constam no informe de rendimentos. É com ele que a Receita Federal cruza os dados, de maneira apurada, de pessoas físicas e jurídicas, e constata alguma inconsistência ou problema se houver. Por isso, a importância de apresentar os valores exatos e corretos.

O informe de rendimentos é também o documento exigido em diferentes contratos, como o de aluguel de casa ou apartamento. Também é necessário para se conseguir um empréstimo ou para financiar determinado valor, já que ele também é o comprovante de renda de um trabalhador. Pode, portanto, atestar se ele tem uma renda confiável para cumprir as obrigações financeiras.

Qual o prazo de entrega para as empresas fornecerem o IR?

O prazo para as empresas e empregadores entregarem o informe de rendimentos a seus empregados e a DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte) para a Receita Federal acaba dia 28 de fevereiro.

O que fazer se a minha empresa não entregou o IR?

O informe de rendimentos deve ser fornecido pelas empresas e fontes pagadoras até o último dia útil de fevereiro. Pois em março começa o período de preenchimento e entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

Portanto, se o informe de rendimentos não for disponibilizado até essa data, é preciso entrar em contato com o setor responsável, que pode ser o RH ou a área contábil da empresa. Em caso de bancos e corretoras, o gerente deve ser contatado.

Entretanto, se após a solicitação, o informe não for enviado, é necessário entrar em contato com a Receita Federal e comunicá-la sobre o ocorrido. A partir dessa ação o órgão toma as medidas legais cabíveis, inclusive aplicação de multa à empresa.

Facilite a Declaração do seu Imposto de Renda 2022 com a Wiipo

Por mais de 30 anos, a Senior Sistemas impulsionou os negócios de seus clientes com soluções inovadoras em tecnologia. Por outro lado, a Wiipo é uma plataforma digital que nasceu para trazer agilidade, flexibilidade, autonomia e tecnologia de ponta. Assim sendo, ela é uma fintech com o propósito de levar a empresas e pessoas uma nova experiência no consumo de serviços financeiros e benefícios, dando liberdade e poder de escolha. Com a Wiipo, é possível acessar uma gama de recursos financeiros de forma prática e eficiente, proporcionando uma experiência diferenciada para os usuários.

Banner Wiipo

Agora, a Wiipo conta com a mesma inovação em serviços financeiros. Para você que já tem o Holerite Digital, está chegando o Informe de Rendimentos Wiipo. Direto no app, fácil, prático e gratuito!

Fale com um dos nossos especialistas para saber mais.

Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.
X platform
Automatize e gerencie sistemas com a X Platform. Impulsione a eficiência e inovação empresarial com nossa plataforma intuitiva
Gestão de Pessoas
Aprenda sobre a legislação trabalhista em 2024 e descubra como garantir a conformidade e segurança no ambiente de trabalho.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!