FGTS Digital e as vantagens para a Gestão de Pessoas

Saiba como o novo recurso do FGTS beneficia principalmente os processos das áreas de Departamento Pessoal e RH.

O movimento de digitalizar processos burocráticos para deixá-los mais rápidos e simplificá-los é uma tendência que vem sendo seguida pelo governo federal também.

O FGTS Digital, projeto também chamado de FD, tem como objetivo aperfeiçoar a arrecadação, a prestação de informações aos trabalhadores e aos empregadores, a fiscalização, a apuração, o lançamento e a cobrança dos recursos do FGTS. Ou seja, facilitar as transações e otimizar esse processo.

A seguir, te contamos todas as novidades sobre o FGTS Digital e principalmente, como ele influencia positivamente nas rotinas das equipes de Gestão de Pessoas e DP. Boa leitura!

Como posso acessar o FGTS Digital?

O portal e o aplicativo do FGTS Digital ainda não foram lançados oficialmente. Dessa forma, o acesso ao sistema ainda não está disponível para os empregadores. Apesar disso, o Ministério do Trabalho e Previdência pretende lançar a novidade até o final do ano.

Como vai funcionar?

A plataforma tem como objetivo principal simplificar e facilitar ainda mais a realização das obrigações dos empregadores e com isso também deixar todo o processo de recolhimento dos repasses mensais muito mais transparente, para que os empregadores e empregados consigam acompanhar com muito mais facilidade.

A plataforma foi preparada para utilizar o banco de dados do eSocial. Os débitos serão individualizados desde a origem, recorrendo ao CPF como elemento principal de identificação do trabalhador.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, alguns serviços ficarão ainda mais fáceis de serem efetuados, como:

  • Emissão de guias rápidas e/ou personalizadas;
  • Consulta de extratos de pagamentos realizados;
  • Individualização dos extratos de pagamento;
  • Verificação de débitos em aberto;
  • Pagamento da multa indenizatória a partir das remunerações devidas de todo o período trabalhado.

Quais serão as vantagens do FGTS Digital para o DP e o RH?

A principal e mais importante vantagem trazida pelo FGTS digital será permitir, através da tecnologia, que todos os interessados possam acessar, no mesmo lugar e de forma integrada, o portal para execução de suas tarefas.

Esse é um benefício direto para a área de gestão de pessoas, mas impacta em um importante processo de transformação dos Recursos Humanos e do Departamento Pessoal, que têm deixado cada vez mais de serem apenas grupos de trabalho operacionais dentro das empresas para se tornarem estratégicos.

A partir dessa vantagem, o governo federal elenca ainda mais uma série de benefícios trazidos pela novidade:

  • Acabar com as burocracias e custos adicionais;
  • Reduzir os custos operacionais do FGTS;
  • Reduzir as despesas com tarifas pagas à rede arrecadadora do FGTS;
  • Digitalizar serviços, agilizando e automatizando procedimentos;
  • Levar mais qualidade aos serviços para trabalhador e empregador;
  • Integrar ambientes e facilitar o acesso e gestão de informações;
  • Trazer segurança, integridade e confiabilidade aos dados e informações armazenados e processados;
  • Reduzir a postergação da arrecadação anual do FGTS;
  • Disponibilizar informações para direcionar ações e tomada de decisões estratégicas;
  • Melhorar a gestão, controle e transparência dos processos;
  • Facilitar a comunicação;
  • Permitir que todos os envolvidos no processo de recolhimento do FGTS tenham acesso aos dados e informações necessários para o exercício de suas funções.

Como se adequar ao FGTS Digital?

É muito importante que gestores de RH, técnicos e profissionais que ocupam cargos operacionais dentro do Recursos Humanos e do Departamento Pessoal fiquem atentos às novidades da área.

Principalmente com o processo de chegada acelerada de novas tecnologias nos setores das empresas, é comum que as novidades cheguem cada vez mais, como é o caso do FGTS digital.

É indicado que os gestores estudem o novo portal, aproveitando as oportunidades de testes que serão disponibilizadas em breve, entendam como ele funciona e, afinal, quais são suas facilidades para o dia a dia da área. Após esse processo, e tendo domínio sobre a novidade, é fundamental preparar um treinamento completo para os profissionais que vão operar as funções do site, além de montar uma equipe preparada para tirar dúvidas e auxiliar no que for preciso.

É claro que profissionais de RH e de Departamento Pessoal vão precisar de tempo para entender e absorver as mudanças trazidas pelo FGTS e também para encaixar a novidade da melhor forma possível na sua rotina. Porém, a expectativa é que o novo sistema deixe a vida dos profissionais muito mais ágil e integrada. Esta é mais uma novidade que reforça a importância dos processos de digitalização e automatização dos setores de RH.

Transforme sua Gestão de Pessoas com um RH digital

Recomendada por 8 a cada 10 profissionais de RH, a solução para Gestão de Pessoas da Senior Sistemas atende de ponta a ponta todas as necessidades do setor de Recursos Humanos. Desde o departamento pessoal à gestão de talentos, o software centraliza toda a operação, dando mais agilidade, desburocratizando processos e em compliance com a legislação. Fale com nossos especialistas e solicite uma demonstração.

Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.
Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!