Qual a diferença entre departamento pessoal e RH?

Neste post, revelamos o que diferencia um departamento pessoal de um departamento de recursos humanos. Boa leitura!

Existe uma preocupação crescente com os colaboradores das empresas. Isso porque cada vez mais, gestores e líderes consideram a satisfação das pessoas com o ambiente de trabalho e a felicidade dos colaboradores como um fator fundamental para os bons resultados da empresa.

Hoje, um colaborador feliz e satisfeito com a sua empresa é um colaborador com bom rendimento, produtividade e principalmente, um embaixador da marca da sua organização. Porém, toda essa satisfação e alegria depende de muitos fatores. E engana-se quem pensa que isso se resume à remuneração e benefícios. As equipes de gestão de pessoas e recursos humanos são fundamentais!

A importância do DP e do RH

Tanto a equipe de RH quanto o Departamento de Pessoal, ou DP, é uma parte importante de todo negócio.

Conheça o HCM Goup

O que faz o Departamento Pessoal?

É responsável pelos processos relativos aos colaboradores da empresa, lidando com questões administrativas e organizando o dia a dia dos profissionais. O departamento pessoal cuida de questões como contratações, férias, pagamentos, horários, etc. Assim, a principal missão do setor é agilizar e tornar os processos burocráticos, relacionados à gestão dos colaboradores, mais eficientes.

A atuação do departamento de pessoal contribui para a redução de erros e minimiza as chances de processos trabalhistas. E, independentemente do tamanho da organização, ter um departamento de pessoal bem estruturado é fundamental.

A quantidade de documentação e detalhes relacionados a cada um dos colaboradores exige que a empresa tenha um setor alinhado, organizado e disposto a gerenciar os processos burocráticos.

O que faz o Departamento de RH?

A equipe de RH ou Gestão de Pessoas fica com a parte mais estratégica, isso significa que esse time será responsável por estratégias para reduzir o turnover de colaboradores, por exemplo.

Ele é responsável pelos processos seletivos e pela valorização das relações humanas entre os colaboradores e a empresa. Dessa forma, tem como papel gerenciar os processos internos e comportamentais dos colaboradores, promover treinamentos e monitorar e melhorar o ambiente da empresa.

Leia também “Admissão digital: entenda como funciona e quais os benefícios”

A importância da tecnologia no departamento de pessoal

Quase todas as áreas de uma empresa utilizam alguma solução tecnológica para otimizar seu dia-a-dia. Nas demandas de gestão de pessoas, também é assim: o uso das ferramentas disruptivas potencializa a produtividade e o crescimento das organizações.

Plataformas baseadas em tecnologias automatizadas e inteligentes, como a Plataforma de Gestão de Pessoas melhoram a eficiência na execução de tarefas, reduzem erros e, dessa forma, aumentam o valor estratégico do departamento de pessoal.

Com as soluções da Senior é possível lidar com grandes volumes de dados, otimizando o gerenciamento de informações e melhorando o desempenho dos colaboradores do departamento de pessoal. Faça mais pelo time de Departamento Pessoal e Recursos Humanos da sua empresa. Conheça a plataforma de Gestão de Pessoas da Senior! Solicite contato de nossos especialistas

Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.
Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!