Departamento pessoal: saiba quais as principais rotinas da área de DP

Neste post, contamos as principais atividades de rotina de uma área de departamento pessoal.

Todas as boas e bem-sucedidas empresas sabem que, a premissa de qualquer sucesso são as pessoas. Se você não cuida dos seus colaboradores, não oferece um ambiente de trabalho saudável ou condições atrativas para que estejam felizes e satisfeitos com a vida profissional, dificilmente conseguirá atingir bons resultados.

É pensando no cuidado com as pessoas que entra a área de departamento pessoal, um setor específico dentro da gestão de pessoas. A seguir, vamos te contar todos os detalhes sobre as atividades e objetivos de uma equipe de departamento pessoal dentro das empresas e quais as rotinas desempenhadas por essa área. Boa leitura!

O que é Departamento Pessoal?

O Departamento Pessoal é o setor responsável pela gestão das obrigações trabalhistas e previdenciárias que estão relacionadas aos empregados de uma empresa. Além de garantir a legalidade dos processos, a área também atua para agilizar e tornar mais eficientes tarefas burocráticas dentro da organização.

De forma geral, o departamento pessoal tem como foco cuidar dos processos burocráticos relacionados aos profissionais que fazem parte da empresa.

O principal objetivo do setor é garantir que a organização mantenha conformidade com as legislações trabalhistas. Em síntese, o DP funciona como uma base de dados da empresa. Por isso, gestores e colaboradores recorrem ao setor para conseguir informações sobre:

As rotinas do Departamento Pessoal dentro das Empresas

As rotinas do departamento pessoal são fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa. Esse setor é responsável por cuidar das questões burocráticas relacionadas aos colaboradores, desde a admissão até a demissão.

Entre as principais rotinas do departamento pessoal estão a contratação de novos funcionários, o controle de ponto, a elaboração da folha, o andamento do processo de admissão de novos colaboradores e até mesmo a demissão e desligamento de funcionários. Explicamos mais detalhadamente cada uma dessas atividades:

Atendimento aos profissionais

O DP é aquele departamento que deve estar sempre de portas abertas e pronto para ouvir os colaboradores das empresas. Ou seja, os profissionais que estão à frente do Departamento Pessoal, estão disponíveis para atender e ouvir todos os outros funcionários.

Além disso, os profissionais de DP devem estar preparados para tirar todas as dúvidas e orientá-los sempre que necessário. Mas é importante lembrar que todos os atendimentos estão voltados à burocracias trabalhistas.

Frequência e controle de ponto

É de extrema importância acompanhar o controle de frequência dos funcionários e isso também é uma responsabilidade do departamento pessoal. É essencial ter um controle de ponto bem rigoroso, além do registro do banco de horas e escala de trabalho de cada funcionário.

Todos esses documentos devem estar conectados à gestão de folha de pagamento, para que dessa forma, a gestão seja mais assertiva possível.

Leia também: Ponto eletrônico: tudo o que você precisa saber e quais as vantagens

Folha de pagamento

Falando nela, a folha de pagamento é uma das tarefas mais complexas do departamento pessoal, já que é a responsável por gerenciar todos os cálculos do salário dos colaboradores. Muitas empresas preferem contar com sistemas de gestão de folhas de pagamento, como o HCM da Senior, por exemplo, para terceirizar a atividade e garantir que nenhum erro humano de cálculo acabe passando.

Saiba mais em: Sistema de folha de pagamento: entenda porque este é o maior aliado do RH

Férias e Licenças

Tudo o que diz respeito às férias, licenças e atestados também faz parte das atividades desse setor. Inclusive acompanhar e garantir os períodos de férias de todos os colaboradores.

Qual a importância da DP para as empresas?

Tratar das relações de trabalho conforme o que estabelece a legislação trabalhista e organizar a comunicação entre gestores e colaboradores é sem dúvidas o objetivo central do DP e o que faz desse setor ser tão importante e útil para qualquer organização.

O departamento pessoal tem algumas funções que são rotineiras e caso não sejam cumpridas nos prazos certos podem deixar a empresa cumprir as atividades fora das concordâncias da lei.

Auxiliar a direção e os gestores, acompanhar as equipes de trabalho e garantir que todos cumpriram as normas dentro dos prazos estabelecidos pela lei são funções de extrema responsabilidade para o profissional que estiver à frente desse setor.

Além de cuidar dos funcionários, esse profissional também é o responsável por manter a empresa dentro de todas as normas de regulamentação. Dessa forma, a pessoa à frente do DP precisa estar em contato, muitas vezes, com órgãos públicos e cuidando de toda a emissão de declarações fundamentais para o funcionamento da organização.

Como otimizar as rotinas de DP?

O departamento pessoal tem um papel estratégico nas organizações, já que, além de lidar com as atividades burocráticas, auxilia a manter o compliance com a legislação trabalhista. Dessa forma, a empresa garante a satisfação dos colaboradores, bem como a conformidade com as exigências dos órgãos regulatórios.

Para descomplicar as atividades burocráticas e morosas do DP, sua empresa pode contar com a tecnologia como aliada.

Descubra o potencial do HCM para o seu Departamento Pessoal

Conheça o Sistema de Gestão de Pessoas HCM da Senior, que otimiza o fluxo de trabalho do seu RH de ponta a ponta e se integra facilmente a outros sistemas. A solução completa atende mais de 8,6 milhões de vidas gerenciadas em toda América Latina. Entre em contato com a gente e saiba mais.

Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.
X platform
Automatize e gerencie sistemas com a X Platform. Impulsione a eficiência e inovação empresarial com nossa plataforma intuitiva

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!