De forma geral, o autoatendimento na empresa cria a possibilidade de todos os colaboradores, gestores e RH terem autonomia para realizarem seus processos laborais, otimizando o tempo, especialmente do RH. Neste cenário, diversos processos que hoje são de responsabilidade apenas do RH, passam a ser compartilhados entre gestores e os próprios colaboradores, gerando comprometimento e zelo por parte de todos.
Neste compartilhamento de obrigações, o colaborador assume a incumbência de verificar seu ponto e de solicitar ajustes, por exemplo. Já o gestor, não delega para o RH questões como período de férias, prazo para desconto do banco de horas, entre outros. Ele mesmo assume esse papel de tutor das informações de sua equipe e tem total autonomia para decidir o que fazer com elas.
No autoatendimento, é a tecnologia que permite essa divisão de informações e dá sequência a cada etapa de um processo. Ou seja, em uma única ferramenta de acesso, inclusive pelo aplicativo no smartphone, cada profissional que compõe o quadro da empresa pode iniciar uma solicitação e, por meio de um fluxo de trabalho interno, chamado de workflow, os responsáveis envolvidos naquele determinado processo recebem notificações e podem autorizar ou não essas solicitações.
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Assim, o processo inicia e termina de forma online, sem qualquer demanda para o RH, além do aceite da resolução do processo. Dessa forma, o autoatendimento acaba por resolver milhares de problemas enfrentados diariamente por equipes de RH que, provavelmente, possa ser problemas seus também. Separamos quatro vantagens para adotar o autoatendimento no RH, acompanhe:
1. Independência para o colaborador
Falar de autoatendimento na gestão de pessoas é falar de facilitar a rotina e dar autonomia para líderes e colaboradores, além de aumentar a produtividade do RH. Entre os principais processos automatizados estão a solicitação de férias, o recibo de pagamento, a avaliação de performance, workflow e o ponto eletrônico.
2. Autonomia para os gestores
O autoatendimento no departamento de Recursos Humanos também possibilita uma maior autonomia dos líderes para gerenciarem suas equipes de forma online. Dessa forma, com o uso de uma ferramenta de autoatendimento, os líderes começam a colaborar com essa demanda. Assim, os próprios gestores podem fazer grande parte do processo de recrutamento e seleção, por exemplo, desafogando o RH.
3. Potencializa a produtividade
Na medida em que há a integração dos gestores via autoatendimento no RH nos processos internos da organização, a rotina da gestão de pessoas se torna mais ágil e participativa. Ao automatizar o trabalho é possível se dedicar a outras ocupações, aumentando a produtividade, ao invés de gastar tempo para fazer atividades manualmente ou de um jeito menos produtivo.
4. Tudo pode ser feito em aplicativos
Hoje, qualquer projeto deve ser mobile first. Afinal, praticamente tudo está disponível no smartphone. Muitas vezes, você prefere perder a carteira do que o celular. Então, é importante oferecer essa opção para os colaboradores. Atualmente, não é possível falar de autoatendimento no RH e facilidade em processos, sem falar de mobilidade.
A maioria das coisas podem ser feitas por aplicativos. Quando aplicamos o uso deles no RH, facilitamos a rotina dos profissionais de gestão de pessoas e dos colaboradores também. Permita que seus colaboradores tenham acesso à informação, a qualquer hora e em qualquer lugar, de forma facilitada por meio de uma plataforma moderna, do App ou por meio da nossa assistente virtual, a Sara do WhatsApp.
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