Gestão de pessoas em pequenas e médias empresas

Entenda a importância de investir na Gestão de Pessoas de pequenas e médias empresas.

Atrair e reter talentos, promover o desenvolvimento de pessoas nas organizações, aumentar a produtividade, reduzir a rotatividade e criar um ambiente de trabalho sinérgico, que mantenha os funcionários satisfeitos e comprometidos com o trabalho. São desafios que só uma gestão de pessoas bem estruturada consegue superar.

Existe um mito de que tecnologia e investimento em softwares são coisas de empresas de grande porte. Mas na realidade, hoje não é mais assim. Já existem sistemas que são desenvolvidos para empresas de porte menor, já que as necessidades de médias e pequenas empresas são diferentes das grandes corporações, mas não menos importantes.

A gestão de pequenas e médias empresas ainda sofre com baixo investimento e recursos. Além disso, o número reduzido de funcionários e resistência de muitos empresários, que não veem a ação como investimento veem como um custo a ser evitado.

A Gestão de Pessoas nas pequenas e médias empresas

A falta de recursos e de estrutura para montar um departamento inteiro de gestão de pessoas, não pode ser desculpa para não investir no desenvolvimento dos profissionais nas organizações. A presença de um único funcionário responsável pela gestão de pessoas já traz mais confiança e credibilidade para quem ingressa. Gerando assim uma nova expectativa naqueles que já estão na pequena empresa há mais tempo.

Os benefícios de uma Gestão de Pessoas nas pequenas e médias empresas

Os benefícios de manter uma gestão de pessoas eficiente nas pequenas empresas se tornam visíveis em pouco tempo. Basta que se tenha um olhar mais cuidadoso sobre o comportamento dos funcionários. Afinal, como a digitalização pode contribuir com a gestão de pessoas em PMEs? Confira a seguir:

Melhore a experiência do colaborador

Desde o ano passado estamos vivendo uma realidade diferente. Com uma Gestão de Pessoas bem estruturada é possível oferecer experiências corporativas otimizadas para o seu colaborador. Dessa forma, mesmo à distância, a gestão de ponto remota por aplicativo, consulta de folha de pagamento mobile são algumas experiências que só um RH digital é capaz de oferecer.

Leia também: O que é employee experience e como ele impacta na sua empresa

Visão mais estratégica do negócio

Utilizando ferramentas que se adaptam ao tamanho e realidade das pequenas e médias empresas, a gestão de pessoas em PMEs é capaz de integrar informações, possibilitando decisões mais estratégicas. Dessa forma, a empresa tem uma visão completa, automática e estratégica de tudo que está sendo operacionalizado. Desde a parte de departamento pessoal (recibo de pagamento, solicitação de férias, inclusão de dependentes, alteração de dados cadastrais, benefícios, registro de ponto, dentre outros) bem como ao desenvolvimento de talentos (gestão de desempenho, treinamentos online e feedback).

Compliance com a legislação

As soluções digitais estão em constante atualização, permitindo que sua empresa fique em dia com as possíveis mudanças na legislação trabalhista. Além disso, um RH digital também é capaz de integrar todas as informações enviadas ao eSocial, o que evita inconformidades nas declarações entregues ao governo.

Retenção dos colaboradores e competitividade

O ambiente de trabalho fica mais atrativo, mantendo os talentos na empresa e evitando a evasão por diferenças salariais ou de benefícios. Dessa forma, por meio de programas de desenvolvimento de pessoas nas organizações, a pequena empresa entende melhor as necessidades de treinamento dos seus funcionários e busca capacitações, tornando-se cada vez mais competitiva.

Conecte pessoas e propósitos com a tecnologia do HCM Go Up

Conheça o HCM Goup

O HCM Go Up chegou para digitalizar o RH das pequenas e médias empresas e impulsionar a sua Gestão de Pessoas. Torne seu RH um setor ainda mais estratégico e totalmente focado nas pessoas. Converse com nossos especialistas e conheça a solução.

Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.
Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!