ESG: entenda o conceito e como aplicar na sua empresa

ESG abrange práticas voltadas para o meio ambiente, social e governança dentro das organizações. Saiba como a sua empresa pode gerar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente!

A sustentabilidade e a responsabilidade social estão em foco. Hoje, além de oferecer produtos de qualidade e ter uma marca consolidada no mercado, as empresas precisam ter uma postura positiva quando falamos de sustentabilidade e responsabilidade social.

Neste contexto, o conjunto de práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) ou traduzindo, Ambiental, Social e Governança (ASG), ganha cada vez mais força no mundo dos negócios.

Neste post nós vamos te explicar os detalhes do conceito e como aplicá-lo ao seu negócio. Boa leitura!

O que é ESG nas empresas?

Antes de compreender a atuação do ESG nas empresas, é preciso saber exatamente do que essa sigla ESG se trata. O termo ESG (Environmental, Social and Governance), em português ASG (Ambiental, Social e Governança), estabelece práticas, dentro das empresas, relacionadas a questões do meio ambiente, sociais e de governança.

O conceito de ESG

A primeira vez que se falou em ESG (Environmental, Social and Governance) foi em 2004, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a publicação Who Cares Wins (Ganha quem se importa). Mais recentemente, a organização publicou um plano com 17 objetivos para um desenvolvimento global sustentável.

Assim, o ESG representa este movimento de que, quanto mais as empresas demonstram realmente se importar com os negócios, melhor será seu desempenho no mercado.

Como incorporar ESG nas organizações?

Para que as ações que envolvam questões ambientais, sociais e de governança deixem de ser um projeto e passem a ser efetivamente executadas, é preciso mudanças ou transformações contundentes no ambiente corporativo.

Um possível primeiro passo para iniciar uma estratégia de implementação ESG no seu negócio é conhecer os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável instituídos pela ONU. Assim você pode analisar quais os impactos positivos e negativos que podem ser gerados a partir da realidade da sua empresa. Dessa forma, você pode definir estratégias e planos para cada um dos objetivos.

Lembre-se de que todas as metas e estratégias devem estar condicionadas às questões financeiras e humanas da sua empresa. Por isso é necessário responsabilidade, transparência e planejamento para uma implementação segura e viável no ambiente organizacional.

Abaixo, citamos algumas práticas que podem ser consideradas ESG nas empresas:

  • Economizar água e energia;
  • Diminuir a produção de resíduos;
  • Reutilizar papéis;
  • Reciclar;
  • Garantir a preservação da natureza e de recursos naturais em todos os processos;
  • Estabelecer políticas ecológicas dentro da empresa;

Quais os benefícios de aplicar ESG nas empresas?

Os benefícios de aplicar a ESG são tantos que talvez seja mais fácil dizer que não levar as normas de ESG em consideração causa um reflexo negativo aos negócios, gerando, dessa forma, uma insatisfação dos clientes, parceiros e colaboradores. Ainda assim, vamos enumerar alguns dos benefícios principais alcançados com a aplicação da ESG nas empresas.

  • Redução de custos, ao mudar hábitos organizacionais em relação ao meio ambiente, como diminuição no consumo de plástico e papel;
  • Direcionamento de impostos para programas sociais e culturais, impactando de forma direta o público externo;
  • Estreitamento de laços com os públicos de interesse, através da governança, por garantir a transparência, normas e responsabilidade entre todos;
  • Destaque da empresa com mídia espontânea através das ações de ESG bem sucedidas;
  • Construção de uma imagem positiva perante aos stakeholders;
  • Atração de acionistas e investidores em geral;
  • Contribuição direta para mudanças positivas no meio ambiente e sociedade.

Conte com a tecnologia para implementar sustentabilidade no seu negócio

Automatize todos os fluxos operacionais da sua empresa e tenha processos internos dinâmicos e mais produtivos. Assim seu time pode focar em gerar resultados para o seu negócio. Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar.

Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.
Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!