Admissão digital: como funciona e quais os benefícios

A admissão digital é forma de fazer a contratação de modo online, via plataforma específica para o recolhimento da documentação do novo colaborador.

A contratação, depois do recrutamento, é a primeira experiência do colaborador com a nova empresa. Como a primeira impressão é a que fica, ter um processo de admissão organizado, ágil e otimizado é um grande passo para que a experiência do colaborador seja positiva. E a admissão digital é um ótimo começo.

Em um momento em que tantos processos estão sendo repensados e reelaborados pela tecnologia, a forma de contratar pessoas não poderia ficar de fora dessa. Assim, surgiu a admissão digital, um novo jeito de contratar que alia tecnologia ao departamento pessoal. Explicamos tudo detalhadamente a seguir:

Afinal, o que é admissão digital?

A admissão digital é forma de fazer a contratação de modo online, via plataforma específica para o recolhimento da documentação do novo colaborador, e nasceu com o propósito de revolucionar o processo de admissão tradicional e facilitar não só as rotinas dos profissionais de RH, como também melhorar a experiência do recém-contratado.

O formato tradicional de contratação implicava em uma série de burocracias, tanto para a empresa quanto para o colaborador. Cópias de documentos precisavam ser feitas, o novo colaborador precisava se locomover presencialmente até a empresa para entregar e assinar documentos, e por aí vai.

Além disso, inconvenientes diversos podiam acontecer no meio do caminho, atrasando a admissão. Quanto mais uma contratação demora, mais tempo para o novo colaborador começar a dar andamento nas suas funções e atividades que muitas vezes precisam ser urgentemente retomadas.

A admissão digital surgiu justamente para virar essa história e facilitar completamente o dia a dia das contratações. Com ela, funcionários recém-contratados podem digitalizar todos os documentos necessários sem precisar sair de casa. Apenas fotografando os documentos com a câmera do celular e garantindo que os dados fiquem legíveis.

Quando falamos das empresas, a admissão digital também é benéfica em múltiplas formas para as organizações, com destaque no ganho de agilidade para que o novo funcionário inicie o mais rápido possível.

Por que é importante aderir a admissão digital?

A admissão digital veio para auxiliar na automatização dos processos no setor de RH, possibilitando que o gestor de pessoas deixe a parte burocrática para as máquinas. Assim, sobra mais tempo para focar em projetos e estratégias que motivem e engajem seus colaboradores. Além disso, atende bem a um conceito cada vez mais difundido na área e uma das tendências para o RH, que é a melhoria da experiência do colaborador.

É no recrutamento e seleção que a empresa começa a construir uma relação sólida e motivacional com seu futuro novo colaborador. Por isso, proporcionar bons momentos antes que ele inicie sua jornada é essencial para garantir a produtividade desejada logo no início da jornada.

As principais vantagens da admissão digital

A admissão digital pode ser um diferencial para o seu negócio. Além de encurtar o caminho do recrutamento até a admissão, proporciona mais tempo para que os profissionais de RH se dediquem ao capital humano. Agora separamos alguns benefícios da admissão digital para você:

Autonomia

Hoje fala-se muito sobre protagonismo, e a admissão digital coloca o novo colaborador neste papel. Afinal, o próprio colaborador organiza, envia e preenche todos os formulários e documentos necessários já digitalizados.

Segurança

Graças à medida provisória nº 2200-2/2001, a admissão pode ser realizada eletronicamente sem o risco de a empresa sofrer com processos trabalhistas. Para isso, basta que o funcionário faça uma assinatura eletrônica, garantindo a veracidade dos documentos.

Praticidade e redução de custos

Com a possibilidade de os documentos serem preenchidos, assinados e entregues online, o processo de admissão fica mais rápido e o custo por contratação diminui. Além disso, a quantidade de papel utilizada também é reduzida. Isso otimiza a organização do espaço físico, facilita a organização dos dados e causa menos impacto ao meio ambiente.

Agilidade

Indiscutivelmente, a admissão digital proporciona muito mais agilidade quando comparado ao processo de admissão tradicional. Com um processo de admissão digital, o caminho é mais curto, já que ambos os lados fazem a sua parte em apenas alguns cliques, sem a necessidade de deslocamento e da presença física.

Assim, quando o gestor precisa procurar algum documento ou informação sobre o novo colaborador, ele não perderá tempo procurando pastas físicas em gavetas de informações, pois todos os dados estarão disponíveis online.

Conheça o HCM Goup

Transforme sua Gestão de Pessoas com um RH Digital

Recomendada por 8 a cada 10 profissionais de RH, a solução para Gestão de Pessoas da Senior Sistemas atende de ponta a ponta todas as necessidades do setor de Recursos Humanos. Desde as rotinas de departamento pessoal à gestão de talentos, o software centraliza toda a operação, dando mais agilidade, desburocratizando processos, tudo em compliance com a legislação. Quer saber mais? Entre em contato com a Sancon.

Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.
X platform
Automatize e gerencie sistemas com a X Platform. Impulsione a eficiência e inovação empresarial com nossa plataforma intuitiva

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!