Admissão digital: como funciona e quais os benefícios

A admissão digital é forma de fazer a contratação de modo online, via plataforma específica para o recolhimento da documentação do novo colaborador.

A contratação, depois do recrutamento, é a primeira experiência do colaborador com a nova empresa. Como a primeira impressão é a que fica, ter um processo de admissão organizado, ágil e otimizado é um grande passo para que a experiência do colaborador seja positiva. E a admissão digital é um ótimo começo.

Em um momento em que tantos processos estão sendo repensados e reelaborados pela tecnologia, a forma de contratar pessoas não poderia ficar de fora dessa. Assim, surgiu a admissão digital, um novo jeito de contratar que alia tecnologia ao departamento pessoal. Explicamos tudo detalhadamente a seguir:

Afinal, o que é admissão digital?

A admissão digital é forma de fazer a contratação de modo online, via plataforma específica para o recolhimento da documentação do novo colaborador, e nasceu com o propósito de revolucionar o processo de admissão tradicional e facilitar não só as rotinas dos profissionais de RH, como também melhorar a experiência do recém-contratado.

O formato tradicional de contratação implicava em uma série de burocracias, tanto para a empresa quanto para o colaborador. Cópias de documentos precisavam ser feitas, o novo colaborador precisava se locomover presencialmente até a empresa para entregar e assinar documentos, e por aí vai.

Além disso, inconvenientes diversos podiam acontecer no meio do caminho, atrasando a admissão. Quanto mais uma contratação demora, mais tempo para o novo colaborador começar a dar andamento nas suas funções e atividades que muitas vezes precisam ser urgentemente retomadas.

A admissão digital surgiu justamente para virar essa história e facilitar completamente o dia a dia das contratações. Com ela, funcionários recém-contratados podem digitalizar todos os documentos necessários sem precisar sair de casa. Apenas fotografando os documentos com a câmera do celular e garantindo que os dados fiquem legíveis.

Quando falamos das empresas, a admissão digital também é benéfica em múltiplas formas para as organizações, com destaque no ganho de agilidade para que o novo funcionário inicie o mais rápido possível.

Por que é importante aderir a admissão digital?

A admissão digital veio para auxiliar na automatização dos processos no setor de RH, possibilitando que o gestor de pessoas deixe a parte burocrática para as máquinas. Assim, sobra mais tempo para focar em projetos e estratégias que motivem e engajem seus colaboradores. Além disso, atende bem a um conceito cada vez mais difundido na área e uma das tendências para o RH, que é a melhoria da experiência do colaborador.

É no recrutamento e seleção que a empresa começa a construir uma relação sólida e motivacional com seu futuro novo colaborador. Por isso, proporcionar bons momentos antes que ele inicie sua jornada é essencial para garantir a produtividade desejada logo no início da jornada.

As principais vantagens da admissão digital

A admissão digital pode ser um diferencial para o seu negócio. Além de encurtar o caminho do recrutamento até a admissão, proporciona mais tempo para que os profissionais de RH se dediquem ao capital humano. Agora separamos alguns benefícios da admissão digital para você:

Autonomia

Hoje fala-se muito sobre protagonismo, e a admissão digital coloca o novo colaborador neste papel. Afinal, o próprio colaborador organiza, envia e preenche todos os formulários e documentos necessários já digitalizados.

Segurança

Graças à medida provisória nº 2200-2/2001, a admissão pode ser realizada eletronicamente sem o risco de a empresa sofrer com processos trabalhistas. Para isso, basta que o funcionário faça uma assinatura eletrônica, garantindo a veracidade dos documentos.

Praticidade e redução de custos

Com a possibilidade de os documentos serem preenchidos, assinados e entregues online, o processo de admissão fica mais rápido e o custo por contratação diminui. Além disso, a quantidade de papel utilizada também é reduzida. Isso otimiza a organização do espaço físico, facilita a organização dos dados e causa menos impacto ao meio ambiente.

Agilidade

Indiscutivelmente, a admissão digital proporciona muito mais agilidade quando comparado ao processo de admissão tradicional. Com um processo de admissão digital, o caminho é mais curto, já que ambos os lados fazem a sua parte em apenas alguns cliques, sem a necessidade de deslocamento e da presença física.

Assim, quando o gestor precisa procurar algum documento ou informação sobre o novo colaborador, ele não perderá tempo procurando pastas físicas em gavetas de informações, pois todos os dados estarão disponíveis online.

Transforme sua Gestão de Pessoas com um RH Digital

Recomendada por 8 a cada 10 profissionais de RH, a solução para Gestão de Pessoas da Senior Sistemas atende de ponta a ponta todas as necessidades do setor de Recursos Humanos. Desde as rotinas de departamento pessoal à gestão de talentos, o software centraliza toda a operação, dando mais agilidade, desburocratizando processos, tudo em compliance com a legislação. Quer saber mais? Entre em contato com a Sancon.

Gestão Empresarial
Cumpra suas obrigações fiscais com tranquilidade e foque no crescimento do seu negócio. Saiba tudo sobre a DIRF.
Notícias
Nova fase de liderança e inovação para o comércio e indústria da região oeste de Santa Catarina com a posse da 43ª Diretoria Executiva da ACIOC Joaçaba, com Maicon Gelatti como dir. vice-presidente.
Tecnologia
Entenda o conceito de NPS, por que adotar esse método e como utilizar os resultados para impulsionar o crescimento da sua empresa.
Gestão Empresarial
Descubra como a Provisão de Imposto de Renda na folha de pagamento impacta colaboradores e a saúde financeira da empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!