Documentos para Admissão: saiba quais são e como agilizar o processo

Neste post, falamos sobre os documentos necessários para o processo de admissão e como a tecnologia pode agilizar e facilitar esse processo.

Depois do aguardado “sim” em uma entrevista, é a hora de começar o processo de admissão do novo colaborador. Já falamos sobre a experiência do onboarding em outros posts aqui no blog e de como essa primeira impressão e contato do novo funcionário com a empresa é importante.

Seguir um processo de admissão estruturado pode deixar tudo mais descomplicado e leve. Por isso, uma das etapas mais importantes e fundamentais no processo de admissão é a apresentação dos documentos.

Nesse post, vamos falar sobre quais os documentos obrigatórios e como a tecnologia pode otimizar e transformar essa etapa em uma experiência dinâmica e descomplicada. Vamos lá!

O processo de admissão e os documentos

Ao ingressar em uma nova empresa, é essencial seguir um processo de admissão estruturado, que inclui a apresentação de documentos específicos. Esses documentos têm como finalidade principal comprovar a identidade, qualificação e elegibilidade do candidato, além disso, servem para garantir que a pessoa contratada está em conformidade com as regulamentações trabalhistas.

Em resumo, a documentação é essencial para certificar às empresas que está tudo certo legalmente com o candidato, já que através dos documentos é possível ter acesso às bases legais e organizacionais necessárias para a contratação.

Fizemos uma lista dos documentos que precisam ser entregues obrigatoriamente. Eles podem variar de empresa para empresa, mas são divididos nas seguintes categorias:

Documentos de identificação

São necessários para comprovar a identidade do candidato, como RG, CPF, carteira de trabalho e/ou passaporte. Esses documentos são essenciais para a formalização do vínculo empregatício e para a realização de futuros registros legais e administrativos.

Comprovante de escolaridade

O diploma ou certificado de conclusão de ensino médio, técnico ou superior é requerido para atestar a qualificação do candidato e verificar se ele possui a formação necessária para o cargo pretendido.

Comprovante de residência

Esse documento é utilizado para confirmar o endereço do candidato e pode ser apresentado por meio de contas de água, luz, telefone ou outros documentos oficiais.

Carteira de habilitação (quando aplicável)

Caso o cargo exija a condução de veículos, a apresentação da carteira de habilitação é indispensável para verificar a aptidão do candidato para tal função.

Como a tecnologia pode transformar esse processo?

Com os avanços tecnológicos, a gestão de recursos humanos tem se beneficiado dos softwares especializados, que permitem a otimização do processo de admissão. Essas soluções de RH oferecem recursos como a digitalização e armazenamento seguro de documentos em formato eletrônico, permitindo a fácil organização e recuperação das informações necessárias.

Os benefícios da tecnologia no processo de admissão

Além disso, esses softwares podem automatizar etapas do processo de admissão, como a verificação de documentos e a coleta de assinaturas eletrônicas, reduzindo significativamente o tempo e os recursos necessários para finalizar a contratação.

A utilização de softwares de RH também aumenta a eficiência na comunicação com os candidatos. Permitindo assim o compartilhamento de documentos e informações de forma rápida e segura. Isso resulta em um processo de admissão mais ágil, transparente e livre de erros.

Em resumo, os documentos necessários no processo de admissão têm a finalidade de comprovar a identidade, qualificação e elegibilidade do candidato. Sua entrega obrigatória é crucial para garantir a conformidade com as regulamentações trabalhistas. Dessa forma, a adoção de softwares de RH otimiza todo esse processo, proporcionando uma gestão eficiente da documentação, maior agilidade e redução de custos operacionais.

Conheça a Collabe, a plataforma de admissão digital da Senior

Gerar autonomia na pré-admissão tanto para o colaborador quanto para o profissional de RH proporciona mais agilidade em todo o processo.

Na plataforma Colabbe, além de encontrar diversos modelos de convites disponíveis para otimizar o trabalho ao admitir um funcionário, disponibilizamos a possibilidade de criação de campos customizados. Aumente em até 85% a produtividade do seu processo de admissão com a Colabbe.

Fale com a gente para saber mais.

Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.
Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!