Assinatura eletrônica x assinatura digital: saiba as diferenças

Neste artigo, falaremos sobre as diferenças entre a assinatura digital e eletrônica e qual o tipo ideal para ser usado. Boa leitura!

O que é assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica compreende um grupo de assinaturas feitas por meio da tecnologia. Toda assinatura que utiliza mecanismos eletrônicos como forma de validação, como senhas alfanuméricas, SMS, Token, biometria e até a assinatura digital, são assinaturas eletrônicas.

Gerada a partir da grafia de uma assinatura original que é reproduzida na tela de algum dispositivo como celular, computador ou tablet, as assinaturas eletrônicas são indicadas para validar documentos com baixo risco financeiro e de curto prazo. Como recibos de entregas de encomendas feitas online, aceite de propostas e demais contratos de serviços, por exemplo.

Como possuem valor jurídico, muitas empresas já utilizam as assinaturas eletrônicas em fechamentos de contrato de aluguel, plano de saúde, formulário de RH e até operações bancárias.

Leia também: Admissão digital: entenda como funciona e quais os benefícios

O que é assinatura digital?

Atualmente, está no topo no ranking de segurança, considerada a mais avançada tecnologia de autenticação.

Quando algo é validado através de uma assinatura digital, o autor permite que a sua identidade seja vinculada ao documento ou negociação em questão. Sendo assim, as assinaturas digitais tem a mesma validade que uma assinatura em papel físico, feita por caneta, da forma analógica que conhecemos. Da mesma maneira que é possível identificar um indivíduo pela sua assinatura em um papel, com a assinatura digital essa associação também ocorre, garantindo segurança e plena validade jurídica.

Assinatura eletrônica x assinatura digital: Qual possui validade jurídica?

Bom, agora você já sabe que a assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica, e que as assinaturas eletrônicas compreendem todo tipo de assinatura feito através de um formato apoiado em tecnologia. Tendo isso em mente e sabendo que ambas possuem validade jurídica e são usadas para situações específicas.

Sendo assim, a assinatura digital e a assinatura eletrônica tem suas próprias aplicações e níveis diferentes de segurança e confiabilidade, sendo mais ou menos indicadas para cada situação ou necessidade. Mas como escolher entre uma ou outra? O ideal é avaliar o nível de segurança exigido pelo ato. Se for um contrato de aluguel, por exemplo, a assinatura digital é mais indicada. Já em atividades mais básicas, como operações de banco ou compras em sites e e-commerces, por exemplo, a assinatura eletrônica confere uma boa autenticidade às ações.

Em relação a autenticidade de ambas, no Brasil, tanto a assinatura eletrônica quanto a digital conferem validade jurídica aos documentos. Isso porque a Medida Provisória 2.200-2/2001, que dá aos documentos digitais garantia jurídica para todos os fins. Assim, toda ação realizada através de uma dessas assinaturas tem garantia perante a justiça.

As assinaturas digitais também apresentam algumas vantagens. Dessa forma é possível formalizar contratos entre empresas de diferentes países.

Por fim, também é interessante destacar que ambas proporcionam os mesmos custos benefícios, como eficiência, redução de custos e sustentabilidade.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse assunto, que tal dar o próximo passo e adotar essa inovação tecnológica em sua empresa? Com a Colabbe, o seu processo de admissão de novos colaboradores é feito de forma 100% digital, incluindo a assinatura dos documentos.

Visite a página para saber mais.

Acesso e segurança
Descubra a importância da gestão de não conformidades e como transformar desafios em oportunidades de melhoria contínua.
Gestão de Pessoas
Entenda como funcionam as férias trabalhistas e aprenda a organizar o calendário de férias da sua empresa de acordo com a CLT.
Logística
Descubra como evitar erros comuns na gestão de frotas com nosso guia completo. Aprenda sobre manutenção, controle de combustível, e como um TMS pode otimizar sua operação.
Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!