A cada dia, a forma de trabalho nas empresas tem se reinventado. A transformação digital, somada com a inovação exigida pelos cenários trazidos pela pandemia, impulsionou novos formatos de trabalho, fortalecendo muito o home office, por exemplo. Com isso, a contratação de serviços em nuvem se tornou quase que essencial para garantir o funcionamento das operações e fornecer qualidade e conectividade para os colaboradores trabalhando à distância.
O modelo SaaS é extremamente valioso nesse contexto. Ele disponibiliza um sistema que não precisa ser instalado nas máquinas das empresas, podendo ser acessado apenas por meio de login e senha.
Mas o que é SaaS?
SaaS é a sigla para software como serviço (Software as a Service), e surgiu com a evolução da cloud computing, para oferecer softwares às empresas sem que seja necessário instalar novos programas nos computadores corporativos. Ao contrário desse modelo de produto, o software agora se apresenta como um serviço.
Os softwares antigos dificultavam esse processo. Para ter acesso às atualizações, era preciso esperar o desenvolvedor criar uma nova versão, então adquirir o CD ou baixá-la e realizar uma nova instalação. Com o próprio software oferecido como um serviço, esse processo é automatizado. Assim que uma atualização é desenvolvida, ela é disponibilizada na nuvem e todos os usuários acessam o software em sua versão mais recente.
As vantagens do SaaS para a sua empresa
Para entender melhor os impactos do SaaS na produtividade e nos investimentos do seu negócio, separamos os principais benefícios da migração para a nuvem. Vamos lá!
Disponibilidade e mobilidade
O primeiro e mais importante ponto é a otimização de recursos de TI que o SaaS proporciona para a empresa. Isso ocorre porque seu funcionamento não depende de uma robusta infraestrutura interna. Basta contratar o serviço de um fornecedor que atenda a demanda de usuários e a disponibilidade que a empresa necessita.
Outra vantagem é que se acontece alguma queda de energia ou algo do tipo, os arquivos não são afetados e corrompidos. O modelo SaaS mantém a integridade dos dados e garante que a operação seja mantida, independente da instabilidade na rede.
Customização e integração
Dois conceitos essenciais para o uso inteligente dos recursos de TI são a customização e a integração. O primeiro diz respeito à importância de entregar um software adaptado às demandas específicas do cliente. De acordo com o perfil do usuário, ele acessa determinadas funcionalidades.
A integração se refere à unificação dos sistemas, diminuindo a chance de erros causados pelo uso de softwares incompatíveis entre si. É possível integrar o SaaS a ferramentas de monitoramento e armazenamento de arquivos, por exemplo.
Foco no negócio
O ambiente SaaS dispensa a necessidade de infraestrutura e equipe internas dedicadas a gerenciar seu funcionamento. A instalação de módulos extras no software, por exemplo, deixa de ser um gerador de custo extra, pois o pacote é contratado com valor pré-determinado, de acordo com as necessidades da empresa.
Investimento
Como já mencionamos no texto, o SaaS pode ser contratado por um valor mensal, sem a necessidade de adquirir uma licença por software. O modelo permite mais liberdade para a empresa controlar seus investimentos, já que pode modificar o plano ou cancelar o serviço a qualquer momento.
Venha para a nuvem
Migre suas soluções para a nuvem com a Sancon. Agora que você já sabe de todos os benefícios do SaaS para sua empresa, conheça nossas soluções em Gestão de Pessoas, Gestão Empresarial, Gestão Logística e Gestão de Acesso e Segurança. Solicite contato dos nossos especialistas e saiba mais.