Implantar um sistema de gestão na sua empresa é o primeiro passo para iniciar um processo de transformação digital e otimização de produtividade nos processos. Além de auxiliar no controle dos processos de diversas áreas, graças à automação fornecida por esse tipo de ferramenta, é possível aumentar consideravelmente a produtividade de suas equipes sem precisar fazer novas contratações e otimizar os resultados do negócio.
A seguir, vamos te contar o que são sistemas de gestão, exemplificar os seus tipos e entender como cada um deles atua individualmente dentro dos negócios. Acompanhe!
O que é Sistema de Gestão?
O sistema de gestão é um software que permite fazer a gerência de diferentes tarefas, processos e informações que são operacionalizadas dentro de uma empresa. Podemos dizer que ela é uma plataforma inteligente que automatiza vários processos operacionais e conecta as áreas da empresa.
O sistema também centraliza os dados gerados pelos diferentes setores da empresa, que depois podem ser usados para a construção de relatórios. Ou, também, por uma ferramenta de visualização de dados como BI (Business Intelligence). Portanto, a medida possibilita um acompanhamento dos indicadores do negócio, trazendo uma visão mais ampla, que ajuda a tomar decisões precisas. Por isso, é comum que esse software traga benefícios que vão além dos aspectos financeiros.
O fluxo dos processos e das informações são pré-estabelecidos ou customizados dentro do sistema conforme as características e necessidades da empresa. Isso traz uma certa burocracia, mas que é necessária para garantir que os processos rodem do início ao fim e que o fluxo das informações aconteça sem falhas e/ou ruídos.
Qual a Função do Sistema de Gestão?
O sistema de gestão pode desempenhar uma série de funções dentro de uma empresa. Dessa forma, elas podem variar bastante conforme o segmento da empresa. Algumas das funções podem ser:
- Controle financeiro
- Gestão financeira
- Controle de estoque
- Gestão de compras
- Automação de tarefas
- Gestão de tarefas e atividades
- Gestão de clientes
Tipos de Sistema de Gestão
Os tipos de sistemas mais procurados pelas empresas atualmente são o ERP, CRM e BPM. Confira na sequência uma breve explicação sobre cada um, suas aplicações dentro das organizações e os benefícios de cada um dos tipos de gestão para as empresas.
ERP (Enterprise Resource Planning)
O ERP funciona como um software de gestão para unificar informações e facilitar o fluxo de trabalho entre as áreas. Levando em consideração que cada departamento precisa de uma ferramenta própria para poder gerar seus relatórios e executar tarefas rotineiras, o ERP passa a ter um papel fundamental. Ele funciona como um centralizador do fluxo de trabalho, alinhando a comunicação de todas as áreas e facilitando a tomada de decisão.
O sistema ERP Senior é a solução segura para destacar o seu negócio em um mercado competitivo, de forma planejada e efetiva.Ele entrega à sua empresa mais agilidade através de tecnologias que automatizam jornadas e que é sustentado por inteligência artificial embarcada, sendo a única solução do mercado com assistente virtual nativo da solução.
Ao contratar um ERP, você não recebe um software ‘genérico’ e precisa adaptá-lo às necessidades do seu negócio. O sistema integrado de gestão é moldado para sua empresa, garantindo tudo o que você precisa. Inclusive, o controle de filiais e outras empresas pode ser feito nesse programa único, tornando toda a comunicação muito mais rápida e efetiva.
CRM (Customer Relationship Management)
O CRM é um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou, ainda, um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reúne vários processos\tarefas de uma forma organizada e integrada. Sendo assim, o termo vai além do sistema de gestão, pois ele apoia a cultura da empresa para colocar o cliente e suas necessidades em primeiro lugar.
Dessa forma, entende suas reais necessidades e pode ofertar produtos e serviços de uma forma mais assertiva. Ainda, o sistema tem como principal objetivo aumentar de receitas, seja por novas vendas ou por fidelização de seus clientes.
Este sistema é indicado para empresas que têm a ambição de crescer e que precisam ganhar escala em seu processo comercial, organizar atividades e tarefas da área, gerir o funil de vendas e automatizar atividades operacionais (envio de e-mails, por exemplo). Além disso, o CRM é uma ferramenta que vai gerar dados do setor, e a partir da análise desses dados o setor pode tomar decisões para melhorar seus resultados.
BPM (Business Process Management)
Seu objetivo é sistematizar processos organizacionais pela coleta e organização de informações. Portanto, ele reúne dados sobre a execução de atividades e permite visualizar melhor o fluxo de trabalho. Com isso, é possível vislumbrar oportunidades de melhoria.
O maior benefício do BPM é o aprimoramento contínuo. Por outro lado, a solução costuma ser burocrática por impor diferentes regras para a execução das atividades.
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