Outplacement: entenda o que é

Entenda tudo sobre o conceito de outplacement e a importância dele para as empresas.

Se existe um papel que é difícil dentro da gestão de pessoas é o desligamento de colaboradores. Demitir alguém, além de exigir uma série de boas práticas para que seja o mais humano possível para o empregado envolvido, o processo de saída do funcionário deve seguir uma série de regras para garantir que a empresa evite futuros problemas trabalhistas.

É essencial que as empresas tenham cuidado e tato para que o processo de demissão respeite os direitos dos colaboradores. Mas isso não é suficiente. Orientar o profissional e ajudá-lo a se realocar no mercado de trabalho é um processo que ajuda tanto na procura do próximo emprego do colaborador quanto na imagem da empresa.

O outplacement trata justamente disso, da estratégia adotada pela empresa na hora de desligar funcionários, para garantir que eles sejam realocados no mercado de trabalho após a demissão. 

A seguir, contamos mais detalhes sobre essa prática e quais os benefícios dela para as organizações. Boa leitura!

Entendendo o que é Outplacement

Na década de 60, nos Estados Unidos, durante um período de crise econômica em que muitas pessoas acabaram perdendo seus empregos, desenvolveram o termo “outplacement”. Para ajudar engenheiros e cientistas a encontrarem novas oportunidades, surgiu o outplacement.

O outplacement, que significa literalmente realocação em português, chegou ao Brasil em meados dos anos 80, com o objetivo de minimizar o impacto negativo das demissões aos trabalhadores.

O outplacement tem como objetivo principal oferecer suporte emocional e orientações práticas ao trabalhador desligado, para que ele encontre uma nova oportunidade de emprego rapidamente. O ex-colaborador da empresa pode contar com treinamentos, análises de currículo, workshops de recolocação, palestras, cursos profissionalizantes, entre outros estímulos que poderão contribuir para sua recolocação.

Essa prática ajuda especialmente aqueles trabalhadores que ficaram na mesma empresa por muitos anos e não estão acostumados com os novos processos de recrutamento e seleção, visto que podem incluir etapas online, dinâmicas em grupo, etc.

Em resumo, podemos dizer que o outplacement conta com as seguintes ações:

  • Apoiar o trabalhador emocionalmente e psicologicamente após seu desligamento da empresa;
  • Auxiliar na estruturação de objetivos profissionais e no engajamento para a recolocação;
  • Oferecer treinamentos, cursos, workshops e conteúdos que possam ajudar na capacitação e empregabilidade do trabalhador no setor em que ele pretende atuar;
  • Acionar o networking na categoria profissional do trabalhador para aumentar as chances de contratação;
  • Oferecer treinamentos para processos seletivos;
  • Ajudar na pesquisa de vagas e empresas adequadas para o perfil do profissional;
  • Auxílio na identificação de hard skills e soft skills que podem integrar o currículo do trabalhador de forma clara e objetiva;
  • Ajuda na inscrição em processos seletivos.

A diferença entre Outplacement e Recolocação Profissional

Apesar de o outplacement significar recolocação em português, a estratégia de outplacement é um pouco diferente da recolocação profissional em si. A empresa conduz o outplacement quando está prestes a desligar um ou mais funcionários, enquanto a recolocação é feita pelo próprio trabalhador que está em busca de uma nova oportunidade. Ou seja, o outplacement é feito pela organização e a recolocação é feita pelo próprio trabalhador.

Além disso, o outplacement também é um processo mais completo e estruturado, já que o profissional conta com todo o apoio e infraestrutura necessárias para lidar com o processo de demissão. Assim, o outplacement além de permitir uma recolocação mais rápida do colaborador no mercado de trabalho, também possibilita até mesmo uma transição de carreira ou mudança de área de atuação.

A estratégia permite que o trabalhador explore suas habilidades e aptidões profundamente, desse modo potencializando seu retorno ao mercado de trabalho.

Os Benefícios do Outplacement para as Empresas

Com tudo que já compartilhamos no post, você já deve ter notado que o outplacement traz muitos benefícios positivos para os colaboradores desligados. Mas e para as empresas, como será que essa estratégia pode beneficiar as organizações? Separamos as principais vantagens do outplacement para as empresas e te contamos a seguir:

Reduz os impactos negativos da demissão

O outplacement faz com que os colaboradores demitidos lidem melhor com o processo de desligamento e com o medo de não conseguir outro emprego. Além disso, ajuda a focar no que realmente importa para a recolocação. Isso também beneficia os trabalhadores que permanecem na empresa, pois todos podem testemunhar o tratamento humanizado que a organização oferece aos colegas que estão saindo.

O outplacement também pode impactar positivamente na diminuição da rotatividade dos colaboradores. Uma empresa que alinha a tecnologia com as estratégias de desligamento tende a ter ótimos resultados nesse processo.

Humaniza o desligamento

Ao acolher o trabalhador no momento de vulnerabilidade da demissão, a empresa torna o processo mais humano e pacífico tanto para o profissional quanto para si mesma. Essa abordagem impacta positivamente na imagem da empresa e na experiência do desligamento, tornando-a mais leve.

Fortalece a imagem de marca e o employer branding

O processo de outplacement bem conduzido contribui na qualidade de vida do colaborador recém desligado e também na construção da marca da empresa como uma organização que valoriza o capital humano.

Os trabalhadores que permanecem na organização percebem a preocupação com a recolocação dos colegas desligados e estes saem da empresa com uma imagem positiva de todo o processo. Como resultado, a operação fortalece sua imagem e do employeer branding.

Redução de processos trabalhistas

Demissões feitas incorretamente podem se transformar em dores de cabeça e processos trabalhistas. Uma grande vantagem do outplacement é que essa estratégia conta com profissionais capacitados para conduzir a demissão e a recolocação do profissional de forma assertiva, dentro da lei e de forma eficiente. Assim, é possível evitar conflitos e processos que seriam prejudiciais e desgastantes para ambas partes.

Como conduzir o processo de Outplacement?

Agora que você já sabe como o outplacement pode ser importante para os processos de desligamento da sua empresa, saiba como ele deve ser conduzido:

Planeje

Antes de tomar qualquer decisão, o planejamento é essencial. A empresa precisa se preparar para as etapas que envolvem o outplacement do trabalhador. Ou seja, que é preciso identificar os responsáveis pelo outplacement, que pode ser um profissional de RH da própria organização ou um consultor externo. O desligamento deve ser conduzido depois que o processo for planejado completamente.

Anuncie a demissão

No desligamento devem ser assinados todos os documentos rescisórios, e as informações a respeito das verbas trabalhistas devidas ao profissional devem ser informadas.

Incentive o outplacement

É nesse momento que o outplacement pode ser iniciado. O profissional terá seu perfil e currículo avaliados e atualizados e serão prospectadas novas oportunidades de emprego, conforme já explicamos anteriormente.

Monitore o processo

Cada colaborador tem uma trajetória única na hora de se realocar no mercado. É comum que durante o outplacement, o trabalhador seja acompanhado pelo profissional responsável até o fim do processo de recolocação, para observar se as estratégias são efetivas e o que pode ser melhorado.

Tenha um RH digital com o HCM da Senior

Recomendada por 8 a cada 10 profissionais de RH, a solução para Gestão de Pessoas da Senior Sistemas atende de ponta a ponta todas as necessidades do setor de Recursos Humanos. Do departamento pessoal à gestão de talentos, o software centraliza toda a operação, dando mais agilidade, desburocratizando processos e em compliance com a legislação. Fale com um especialista

Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.
Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!