O que é employee experience e como ele impacta na sua empresa

Seja mais eficiente em seu processo de gestão relacionado ao employee experience.

Mais do que o alto custo de uma contratação que durou pouco tempo, as empresas também podem ser impactadas financeiramente por outro fator ligado à gestão de pessoas. É o employee experience, ou experiência do colaborador.

Ao contrário do que muita gente pensa, essa experiência começa muito antes da contratação, já nos primeiros contatos em processos seletivos. E ela segue até o momento em que o profissional encerra sua jornada na empresa.

Neste período, o employee experience será determinante em vários fatores ligados à rotina do negócio. E o principal impacto ligado a todos eles será o financeiro, em diversas situações.

Confira como ser mais eficiente em seu processo de gestão. E como a tecnologia vai ajudar a sua empresa nesta jornada do employee experience.

O preço de uma contratação errada

A gestão de pessoas não começa apenas no momento de ingresso de um funcionário na empresa. Ela deve ser observada bem antes, já no processo seletivo. Uma contratação errada, aliás, implica em uma série de custos que podem ser evitados. E vai além: experiências negativas prejudicam a imagem da empresa perante possíveis clientes.

Em relação aos custos diretos de uma contratação errada, podemos considerar encargos trabalhistas e até atraso em entregas devido ao tempo de adaptação do novo colaborador. Além disso, o próprio processo seletivo, que pode incluir anúncios pagos da vaga, seleção de candidatos via consultoria externa ou mesmo a dedicação do RH, englobam a lista de custos.

No entanto, mesmo que indiretamente, o preço a se pagar pela contratação errada vai além. Especialmente se a experiência do colaborador foi negativa. Assim, o custo se estende ainda à experiência de quem participou do processo seletivo e não teve uma boa impressão da empresa.

Seu colaborador pode ser um embaixador da marca

Pesquisas apontam que empresas que investem em experiência dos funcionários são quatro vezes mais lucrativas. Por isso, soluções inovadoras de gestão de pessoas, comunicação corporativa, processos de recrutamento e análise da rotina dos colaboradores são fundamentais.

Em seguida, mostramos duas soluções que podem tornar a experiência do funcionário positiva e lucrativa para a sua empresa. Confira:

Pesquisa de clima

Ciclos curtos de pesquisas de clima bem desenvolvidas ajudam a mensurar o grau de satisfação das equipes. Dessa forma, em um processo automatizado a empresa pode verificar índices de pontos específicos da rotina da empresa e tratar estas situações para a melhoria contínua. Entre as inovações para este processo está o Moods, módulo de pesquisa contínua de clima da Solução de Gestão de Pessoas – HCM. Dados em tempo real e questionários personalizáveis facilitam a mensuração para a tomada de decisão bem direcionada.

Gestão Analítica da jornada do profissional

Um software de gestão de pessoas que traz um histórico atualizado e com relatórios automatizados, dá ao gestor a oportunidade de criar ações mais eficientes. Além disso, um sistema de gestão dá ao colaborador autonomia para gerenciar suas informações, verificar seu histórico de avaliações, remunerações e dados importantes sobre sua jornada na empresa.

Não deixe de investir na experiência dos seus colaboradores. Conte com tecnologia de ponta para isso. Dessa maneira, a tecnologia pode transformar a gestão de pessoas em uma ferramenta de apoio ao crescimento do negócio. Fale com um de nossos especialistas

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