NFS-e: tudo o que você precisa saber

Se você quer entender de uma vez por todas o que é a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), confira nosso artigo.

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, ou NFS-e chegou para facilitar a vida dos prestadores de serviço. Essa nota é utilizada para comprovar algum trabalho ou serviço prestado. Por isso, é importante lembrar que a NFS-e precisa ser lançada juntamente à prefeitura na qual o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) está inscrito. Isso porque, esse documento está diretamente relacionado ao Imposto Sobre Serviços (ISS) sendo é um dos principais tributos que são arrecadados pelos municípios.

Lembre-se de que só um tipo de serviço é permitido nessa nota e deve-se lançar o documento apenas quando a atividade for finalizada. Diante dessa característica, podemos dizer que as NFS-e funciona como se fosse uma nota de serviço.

A NFS-e é, portanto, um meio digital de formalizar as prestações de serviço e otimizar a arrecadação do Imposto Sobre Serviço (ISS) pelas prefeituras brasileiras, que substitui as tradicionais notas fiscais de serviço impressas.

Quem precisa emitir a NFS-e?

Por ser uma nota fiscal eletrônica que regulamenta a prestação de serviço, toda e qualquer empresa ou profissional, que preste um serviço de forma primária ou secundária, precisa emitir a NFS-e. Isso inclui desde a área de saúde até pequenos consertos e também a prestação de serviços online.

Outra forma de verificar a obrigatoriedade da emissão da NFS-e, é através do recolhimento do ISS (imposto cobrado na NFS-e). Todos os prestadores de serviços que estão na lista anexo a Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003 pagam o ISS, sendo assim, precisam emitir a NFS-e (clique sobre o link para ver a lista completa).

Como emitir a NFS-e

Para emitir a NFS-e o contribuinte deve, antes de tudo, estar cadastrado para a emissão junto ao órgão municipal. Após o cadastro no site, as informações e documentos fornecidos passam por uma análise e, se aprovados, o acesso ao sistema será liberado por meio de login e senha pessoal ou através do certificado digital.

As vantagens da NFS-e

Quem utiliza a NFS-e reduz os custos com armazenamento de documentos e otimiza o tempo, pois todo o sistema é informatizado.

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) proporciona diversos benefícios para os negócios. Muitos deles estão relacionados às praticidades proporcionadas pelo documento, a simplificação e a automatização de procedimentos.

Os principais aspectos positivos da NFS-e são:

  • Simplificação dos processos tributários e burocráticos;
  • Validade jurídica e fiscal;
  • Redução de gastos com o armazenamento de documentos, compra de papéis e gráfica;
  • Possibilidade de automatização da emissão e recebimento;
  • Mais segurança na realização das transações;
  • Diminuição das probabilidades de erro por evitar tarefas repetitivas;
  • Dispensa da necessidade de uma pessoa ou mesmo um setor atuar exclusivamente com a emissão de nota fiscal, o que ajuda também a reduzir os custos no seu negócio;
  • Otimiza o controle da sua organização, verificando os relatórios das notas emitidas, de acordo com o volume de vendas da empresa.

Conheça a solução de Recebimento de NFS-e

O processo consiste na realização do recebimento das notas de serviços através de caixa de e-mail e monitoramento dos municípios. Dessa forma, se traduz em notas de serviços padronizadas, que são integradas no ERP para validação das informações e efetivação da entrada da NFS-e.

Ganhe mais agilidade nos seus processos fiscais. Acesse nossa página e conheça a solução de recebimento de NFS-e.

Acesso e segurança
Descubra a importância da gestão de não conformidades e como transformar desafios em oportunidades de melhoria contínua.
Gestão de Pessoas
Entenda como funcionam as férias trabalhistas e aprenda a organizar o calendário de férias da sua empresa de acordo com a CLT.
Logística
Descubra como evitar erros comuns na gestão de frotas com nosso guia completo. Aprenda sobre manutenção, controle de combustível, e como um TMS pode otimizar sua operação.
Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!