A importância do compliance nos negócios

Você já se perguntou como instituir iniciativas para o compliance nos negócios na prática? A tecnologia é uma grande aliada neste aspecto.

Uma das questões fundamentais para uma cultura empresarial eficiente é o compliance. Afinal, um negócio de sucesso, que busque reconhecimento e confiança do mercado, precisa atuar em conformidade com a legislação. E além disso, instituir boas práticas que levem em consideração não apenas o que está previsto em lei, mas também ações para a conduta ética e responsável dos profissionais.

Manter o compliance na empresa nem sempre é tarefa fácil, visto que para obter uma rotina transparente de atuação é importante controlar diversos aspectos dentro da instituição. Por isso, mais do que assegurar que a lei está sendo cumprida do ponto de vista contábil, fiscal ou trabalhista, é importante gerir as informações corretamente. Um bom programa de gestão de riscos é, por exemplo, o primeiro passo para gerar transparência, aumentar o lucro e fortalecer a imagem da empresa perante o mercado.

O fortalecimento do conceito de compliance nos negócios brasileiros

Ter um programa de compliance vai além do cumprimento da legislação. É garantir que a rotina dos profissionais, as ações da empresa e seu posicionamento no mercado sejam éticos, responsáveis e que sigam boas práticas. Chamamos isso de governança corporativa. Nos últimos anos, duas mudanças na legislação brasileira impulsionaram a busca por compliance nas empresas:

Lei Anticorrupção: instituída em 2013, prevê multas pesadas para negócios que infringirem as normas previstas. Além da perda financeira, há até mesmo a possibilidade de dissolução do negócio. A lei prevê punições para empresas que promovam atos ilícitos, utilizem de práticas como o pagamento de propina, fraudem licitações, entre outras ações.

LGPD: a Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor em 2020, acendeu um alerta sobre a forma como as empresas tratam, compartilham e armazenam informações sobre seus clientes, profissionais e terceiros. Agora, multas pesadas podem ser aplicadas em caso de vazamento de informações confidenciais ou uso indevido dos dados pessoais.

Neste contexto, o compliance acontecerá de forma mais eficiente se a tecnologia for uma aliada da empresa. Afinal, até mesmo uma equipe qualificada e preparada para seguir as boas práticas de mercado pode deixar passar detalhes prejudiciais à governança corporativa.

Leia também: Bloco K e as mudanças para 2022

Compliance fiscal: o seu ERP como aliado

Do ponto de vista fiscal, existe uma série de obrigações que devem ser cumpridas pela empresa. Elas precisam estar alinhadas à legislação, levando em consideração a proteção de dados e as boas práticas. Por isso, mais do que instituir através de treinamentos, consultoria e controladoria o compliance no seu negócio, é preciso utilizar as ferramentas certas para as ações do dia a dia.

O ERP Gestão Empresarial da Senior, por exemplo, conta com um módulo desenvolvido especialmente para garantir o compliance fiscal dos negócios. Com ele, as informações entregues ao Fisco estarão em conformidade, visto que todo o processo é mapeado e controlado através do sistema.

A integração entre a emissão dos documentos, a gestão das notas fiscais, os recebíveis e os envios realizados à Receita Federal são submetidos a um caminho pré-determinado dentro do ERP, facilitando o cumprimento de todas as exigências. Não conformidades são identificadas com facilidade, podendo o ser resolvidas antes de qualquer envio incorreto e também prezando pela integridade das informações.

Com este apoio tecnológico, a empresa não só cumpre a legislação, mas evita retrabalho, perda de tempo com conferências manuais exaustivas e integra sua base com os órgãos de fiscalização do governo. Dessa forma, facilitando envios, relatórios e acompanhamento do nível de compliance do negócio.

A tecnologia é, afinal, o apoio fundamental para a melhoria contínua dos negócios. Quer saber mais sobre como podemos apoiar o seu negócio na instituição de boas práticas de compliance? Entre em contato com nosso time de especialistas e conheça o que podemos fazer juntos para sua empresa.

Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.
X platform
Automatize e gerencie sistemas com a X Platform. Impulsione a eficiência e inovação empresarial com nossa plataforma intuitiva
Gestão de Pessoas
Aprenda sobre a legislação trabalhista em 2024 e descubra como garantir a conformidade e segurança no ambiente de trabalho.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!