Gestão de pessoas no varejo

A rotatividade dos vendedores pode impactar diretamente na experiência do consumidor. Confira como a tecnologia pode ajudar.

O varejo teve um aumento de 1,2% no acumulado em 2020. Esse é o quarto ano consecutivo de resultados positivos do setor. Entre os principais itens que movimentaram essa economia estão: artigos farmacêuticos e de perfumaria, hipermercados com bebidas e itens alimentícios, móveis e eletrodomésticos.

E se o setor segue impulsionado, a experiência do consumidor também ganha ainda mais importância, assim como a gestão de pessoas no varejo. Afinal, bom atendimento depende de bons profissionais engajados com a empresa.

Diante da competitividade do mercado, que está cada vez mais acessível pelo e-commerce, um dos grandes impulsionadores deste resultado do varejo é trabalhar a forma de atender e de se relacionar com o cliente. Inclusive, o assunto já estava em pauta antes mesmo da pandemia.

O estudo CX Trends 2021 apontou que cerca de 76% dos consumidores brasileiros consideram que a experiência se tornou mais importante para eles agora, em comparação ao ano anterior.

Como a gestão de pessoas no varejo impacta na experiência do consumidor?

Desde sempre a alta rotatividade dos vendedores é um desafio para os varejistas. Isso porque, é neste ambiente que as pessoas, muitas vezes, começam suas primeiras histórias profissionais. Além, claro, do alto volume de oportunidades de trabalho deste mercado.

No entanto, nesta nova era, onde o consumidor está cada vez mais atento e exigente quanto ao atendimento, o assunto preocupa ainda mais. Por isso, investir em gestão de pessoas no varejo pode ser a melhor estratégia para o varejista que deseja se manter competitivo.

É por meio de boas práticas na área de Recursos Humanos que as empresas conseguem atuar em questões como: treinamento, propósito, comunicação, liderança inspiradora, atendimento, tudo conectado ao tema transformação digital.

Varejista, por que você precisa da transformação digital no seu RH?

A transformação digital no RH chega para otimizar processos que são fundamentais para manter equipes engajadas e produtivas.  Além, é claro, de contribuir com o fornecimento de dados sobre o desempenho dos times.

Por meio de tecnologia para gestão do RH, também é possível dar mais autonomia para que colaboradores possam se comunicar com toda a empresa. Ou até mesmo acessar seus dados pessoais com menos burocracia, como por exemplo consultar holerite, calendário de férias, etc.

Hoje já é possível realizar contratações e capacitação de colaboradores no ambiente online usando diversos recursos interativos e interessantes, incluindo apps. É por meio deste contexto digital que o líder também consegue se manter ativo, conectado e por dentro de informações sobre os seus funcionários.

Toda essa rede de ações, com comunicação fácil e dados dos times de vendas, tornam-se também conteúdos essenciais para o gestor. Com informações em mãos é possível tomar decisões mais assertivas e estar lado a lado do coração de uma companhia do varejo: a equipe de vendas. Com o uso da tecnologia no trabalho de gestão de equipes, também é viável monitorar o clima, acompanhar o desenvolvimento de talentos e atuar com o feedback.

Aliás, a prática do feedback tem se aplicado cada vez mais em diversas áreas do mercado de trabalho. É por meio deste exercício que líderes conseguem atuar de forma mais próxima, humana e construtiva, em um diálogo que conforta e direciona frentes diversas, tanto para quem lidera quanto para quem é liderado.

É com essa relação transparente e contínua que a área de Recursos Humanos tem hoje garantido maior engajamento das pessoas. 

Aplique boas práticas no RH com tecnologia

De acordo com uma pesquisa da Delloite com mais de 10 mil líderes, 73% dos entrevistados consideraram a digitalização do RH algo importante ou muito importante na nossa atualidade. A pesquisa também destacou que 56% das empresas já estão reestruturando seus programas de RH para aproveitar as ferramentas digitais.

Uma das principais soluções de mercado para a digitalização na gestão de pessoas é o HCM. Além de trazer uma visão completa e integrada do histórico do colaborador na empresa e sua evolução, permite a realização de feedback bilateral. Desse modo o gestor e colaborador alinham expectativas entre si e com os colegas. Ainda permite o acompanhamento de informações pelo colaborador através do app, e dá a ele autonomia para gestão e atualização de informações pessoais.

Este tipo de tecnologia é cada vez mais recorrente na gestão de pessoas no varejo, e contribuiu para a melhoria de clima e transparência entre profissionais e líderes.

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