Gestão de pessoas: as tendências de RH para 2023

Saiba o que esperar de novo para a área de Gestão de Pessoas em 2023 e como o seu RH pode se manter atualizado.

Cuidar das pessoas e do seu bem-estar no ambiente de trabalho. Essa é uma das missões que mais vem crescendo e ganhando espaço quando pensamos na função de um RH estratégico: garantir que os colaboradores estejam felizes e satisfeitos por estarem onde estão.

Acompanhar as transformações do setor de Recursos Humanos, que está cada vez mais estratégico, é fundamental para que a sua empresa mantenha e garanta o diferencial competitivo. Afinal, esse entendimento pode te ajudar a montar um planejamento estratégico mais eficiente e construir equipes de alta performance.

As expectativas para o RH em 2023

Para o próximo ano, há uma expectativa muito grande de que aconteça uma mudança de pensamento na área, onde as ações estarão cada vez mais focadas em garantir um ambiente corporativo mais agradável. Ou seja, a saúde mental dos colaboradores estará cada vez mais em evidência, levando em conta a qualidade de vida, o olhar humanizado e o desenvolvimento dos colaboradores que tenham destaque na atuação da gestão.

A seguir, separamos as quatro principais tendências de RH para 2023, os seus benefícios para as empresas e como você pode preparar o seu negócio para o próximo ano. Vamos lá? Boa leitura!

1.   Gestão humanizada

Olhar o outro com mais carinho, enxergando pessoas e não só profissionais, é algo que já vem sendo trabalhado há alguns anos e que continuará fortíssimo para 2023, principalmente por conta dos impactos da pandemia quando falamos de saúde mental. As empresas precisam dedicar seus esforços para garantir qualidade de vida aos seus colabs, principalmente quando falamos da relação direta entre líderes e liderados.
A insatisfação com gestores, falta de alinhamento de valores e um clima pouco saudável para se trabalhar são as principais causas de pedido de desligamento e baixo rendimento nas organizações. Assim, para manter um bom posicionamento de mercado, as equipes de RH precisam continuar adaptando os seus processos olhando para as necessidades dos talentos.
Aqui, podemos destacar as lideranças humanizadas, com abordagens empáticas e próximas. Isso contribui não só com a felicidade e satisfação dos colaboradores como também com um incentivo maior para que os times conquistem bons resultados.

2.   Atenção voltada para a saúde mental e bem-estar dos colaboradores

Não é de hoje que a atenção à saúde mental e bem-estar dos colaboradores vem sendo pauta no mundo corporativo. Esses fatores têm influência direta na performance da empresa e, quando esquecidos, podem provocar ansiedade, depressão e Síndrome de Burnout nos profissionais.

Assim, promover o cuidado com a saúde mental no trabalho é fundamental para manter boas relações no dia a dia, bem como guiar profissionais ao seu máximo potencial. Para isso, a gestão de pessoas tem investido em estratégias para favorecer a satisfação, a motivação e o engajamento dos colaboradores.

Além de melhorar a qualidade das entregas, essas ações também ajudam na redução do absenteísmo e da rotatividade de pessoal, bem como na manutenção do clima organizacional. Desse modo, seja oferecendo benefícios atrativos, home office ou incentivos internos, zelar pelo bem-estar e pela saúde mental das pessoas tornou-se uma grande tendência de RH.

3.   Employee experience

Melhorar a employee experience (experiência do colaborador) é mais um das tendências do RH para 2023. Isso porque, nos últimos anos, o capital humano tem sido prioridade nas ações do departamento. Essa mudança de perspectiva aconteceu por conta das transformações no mercado de trabalho, que dão mais protagonismo aos profissionais.

Assim, investir em políticas flexíveis, segurança física e emocional, plano de carreira e bons benefícios são algumas iniciativas que contribuem para uma experiência mais agradável. Além disso, essas ações auxiliam na retenção de talentos e no aumento da produtividade.

4.   Gamificação para engajamento

De acordo com um estudo da Gupy, a gamificação será o recurso mais utilizado para gerar engajamento nas empresas. A pesquisa mostrou que 61% das organizações preferem programas personalizados e 4 a cada 10 já usam gamificação para treinar colaboradores.

Além dessas quatro principais tendências de RH, algo que veio para ficar são os benefícios diferenciados, que vão além dos tradicionais como plano de saúde e vale-refeição. A dica é que as equipes de RH estejam de olho na flexibilidade dos benefícios, que também é algo que chama muito a atenção dos colaboradores.

A Wiipo é uma plataforma digital que reúne diversos serviços financeiros e benefícios corporativos integrados e fáceis de contratar, trazendo agilidade, flexibilidade, autonomia e tecnologia.

Leia também: Política de benefícios: a importância para um bom relacionamento com seus colaboradores

Transforme a sua Gestão de Pessoas com um RH digital

Recomendada por 8 a cada 10 profissionais de RH, a solução para Gestão de Pessoas da Senior Sistemas atende de ponta a ponta todas as necessidades do setor de Recursos Humanos. Desde o departamento pessoal à gestão de talentos, o software centraliza toda a operação, dando mais agilidade, desburocratizando processos e em compliance com a legislação. Fale com um especialista

Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.
Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!