EDI: saiba o que é e sua função no transporte

Neste post, te contamos o que é EDI e quais suas funções nas operações de transporte. Boa leitura!

Para as empresas de transporte e logística, um dos mais importantes e provavelmente maiores diferenciais competitivos é a velocidade das operações. Tanto na armazenagem quanto no transporte. E sso vai muito além da qualidade do produto entregue ou serviço. Esse diferencial só é alcançável com uma otimização progressiva dos processos internos.

Assim surgiu o EDI transporte, um processo de gestão que surgiu para otimizar a troca de grandes volumes de documentos entre as empresas. O EDI permite o compartilhamento e a troca de dados estruturados entre os sistemas. Com isso, a troca de informações entre a empresa transportadora e os clientes se torna muito mais ágil e eficiente. Continue a leitura e saiba mais a respeito da utilização do EDI transporte de cargas!

O que é EDI?

EDI consiste na sigla para Electronic Data Interchange, que pode ser traduzida para Intercâmbio Eletrônico de Dados. É uma ferramenta desenvolvida com a finalidade de melhorar a comunicação entre os sistemas das empresas. Assim os setores ficam integrados e padronizados.

O EDI serve para facilitar a comunicação entre todos os envolvidos no transporte de cargas de uma instituição de logística. Tal recurso possibilita ter mais eficiência e agilidade, visto que as etapas são realizadas de maneira automatizada, evitando possíveis falhas humanas.

Hoje, os mercados utilizam a integração de EDI para compartilhar uma variedade de tipos de documentos. Ordens de compra, faturas, solicitações de cotações, requisições de empréstimo e muito outros, por exemplo. Na maioria dos casos, essas empresas são parceiras comerciais que trocam mercadorias e serviços frequentemente. Como parte de suas redes de cadeias de fornecimento e business-to-business (B2B).

Como o EDI pode ser aplicado nos transportes?

A aplicação do EDI nos transportes traz diversas vantagens para as empresas e transportadoras. Podemos citar como exemplo a diminuição de falhas e retrabalhos, já que os colaboradores não precisam digitar os dados referentes às cargas. E também, mais agilidade nos processos e diminuição de erros e falhas de comunicação.

O recurso gera mais agilidade nos processos uma vez que os documentos já estão prontos e no formato correto. Isso facilita a montagem de transporte das cargas, além de diminuir custos com impressão e possíveis erros dos colaboradores. Assim, além de potencializar a agilidade do processo, gestores conseguem investir em outras áreas da companhia.

Portanto, o EDI transporte ajuda todos os envolvidos no processo. Ele promove a troca de informações e tem como objetivo deixar os processos mais automatizados. Hoje em dia, é primordial investir em tecnologias capazes de oferecer uma boa qualidade nos serviços oferecidos, já que o mercado está cada vez mais competitivo e os consumidores mais exigentes. E para se tornar mais competitivo, é imprescindível garantir um serviço de qualidade.

Otimize seu processo logístico com tecnologia

Tenha todo controle da sua cadeia logística em um único software. Controle frotas, fretes e armazéns por meio de uma solução que atende as mais diversas etapas do processo logístico, dando mais agilidade na gestão de transportes para você se manter competitivo no mercado. Acesse a página e saiba mais.

Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.
Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!