SST: dicas para cuidar da saúde mental no trabalho remoto

O home office veio para ficar! Neste post, contamos como contribuir com a saúde mental dos seus colaboradores à distância. Confira!

O trabalho é a atividade que, geralmente, mais ocupa tempo na nossa rotina. Desta maneira, ele influencia todo o resto. Se estamos infelizes no trabalho, todo o resto da nossa rotina acaba sendo afetado. 

Quando nos sentimos motivados e realizados, a vida parece fluir melhor também, isso é fato. É por isso que é tão importante prezar pela saúde mental e física dos colaboradores: profissionais saudáveis e satisfeitos com o bem-estar no ambiente profissional são muito mais produtivos e contribuem com muito mais efetividade às empresas.

O departamento de SST

A SST, sigla para Saúde e Segurança do Trabalho, é o grupo de normas que visa tornar o ambiente de trabalho mais saudável e seguro para os trabalhadores. A SST, além de ser uma área específica das empresas, também é um processo estratégico das empresas que demanda investimentos, planejamento, formação, colaboração, avaliação e liderança. A intenção é minimizar ou até mesmo extinguir qualquer risco de acidente ou desenvolvimento de doenças ocupacionais que possam estar presentes nos ambientes de trabalho. 

O SST em tempos de pandemia e home office

Apesar de já estarmos vivendo um novo cenário profissional há mais de um ano, o isolamento continua sendo um desafio para a maioria das pessoas. Em tempos de pandemia, é preciso prestar mais atenção para a saúde mental dos profissionais e não tanto para o ambiente de trabalho em si.

Apesar do conforto de trabalhar em casa e dos benefícios que o home office implica, muitos profissionais têm se queixado da ausência do convívio diário e como ela impacta diretamente no trabalho. Pensando nisso, separamos três dicas para te ajudar a deixar o home office mais saudável e leve! 

1. Encontre inspiração na sua estação de trabalho

Parece óbvio, mas isso faz muita diferença: como está a sua estação de trabalho nesse momento? Se estiver bagunçada, com coisas espalhadas pela mesa, comece uma arrumação agora mesmo! Isso faz toda a diferença. 

Trabalhar com objetos necessários e que te transmitam inspiração contribui na produtividade do dia a dia. Por isso, priorize objetos que te despertam sensação de conforto e tranquilidade, lembre-se de deixar uma garrafa de água sempre ao seu alcance e preze pela ergonomia também. 

 2. Cuide bem do seu sono 

Em algum momento, trabalhar de casa vai parecer muito mais morar no trabalho do que o contrário. Por isso, preste atenção para não ultrapassar os horários e se esforce para separar as duas coisas. Não ter essa separação do lazer e do trabalho não é saudável e pode te deixar ansioso(a). Organize a sua rotina e cuide do seu sono para manter a qualidade de vida! Além disso, as atividades prazerosas podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida, contribuindo positivamente para uma sensação de bem-estar e melhorando a sua saúde mental.

3. Mantenha a rotina 

Mesmo sem precisar dirigir e enfrentar trânsito e eliminando algumas etapas do seu dia pela facilidade de estar em casa, rotinas são muito saudáveis e é fundamental que você estabeleça uma. Você sabe o porquê? A rotina pode ser terapêutica! Quando você se organiza você tem uma sensação de mais controle, o que traz segurança e conforto emocional. Portanto, estabeleça horários, mesmo em casa, para acordar, tomar café, fazer aquele intervalo, parar de trabalhar, fazer aquela atividade prazerosa e, então, dormir.

Conheça o integrador SST do HCM da Senior

O Integrador SST facilita a integração de informações relacionadas à Segurança e Saúde no Trabalho (SST) entre a sua empresa e um prestador SST, num cenário onde a empresa tem um prestador administrando as suas informações de segurança e saúde.  Um dos propósitos do Integrador SST é fornecer os dados cadastrais dos colaboradores entre as soluções da Senior para um prestador que, por sua vez, mantém os dados referentes a SST e também realiza o envio dos eventos de SST para o eSocial.

Leia também eSocial 2021: fique por dentro de todas as novidades

Assim, a solução mantém as informações atualizadas entre os sistemas do empregador e do prestador, apoiando os serviços realizados pelo prestador e facilitando o trabalho do empregador com a declaração das informações de Segurança e Saúde para o eSocial.

Conheça nossa solução de Gestão de Pessoas – HCM ou fale com um dos nossos especialistas

Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.
X platform
Automatize e gerencie sistemas com a X Platform. Impulsione a eficiência e inovação empresarial com nossa plataforma intuitiva

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!