eSocial 2021: fique por dentro de todas as novidades

Saiba quais são as mudanças, entenda o que é o eSocial Simplificado e como irá funcionar o novo sistema.

Algumas burocracias e legislações causam frio na barriga e tiram o sono de muita gente. O envio de informações ao Governo sempre causa ansiedade. Esse texto justamente pra te acalmar e explicar detalhadamente tudo o que você precisa saber sobre o eSocial Simplificado. Além disso, aqui você vai entender o calendário e saber como o novo sistema irá funcionar.

O eSocial 2021

O Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) unificou o envio das informações dos empregados e estagiários. Este ano ele está mais simplificado e pretende substituir a plataforma conhecida anteriormente.

A intenção é desburocratizar esse sistema de registros a partir deste ano e deixar tudo mais fácil e acessível para todo mundo. Esta é a principal novidade do eSocial Simplificado que está sendo estabelecido pelo Governo Federal. 

O que é eSocial simplificado?

O eSocial simplificado é um sistema desenvolvido para que o registro de todas as obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais das empresas sejam entregues virtualmente. 

Empresas e entidades representativas de diversas categorias profissionais envolvidas no trabalho de simplificação da plataforma já haviam previsto na Lei nº 13.874/19 e desenvolvido.

Fatores que mudam com o eSocial simplificado são a desburocratização e substituição das obrigações acessórias; não solicitação de dados já conhecidos; eliminação de pontos de complexidade; modernização e simplificação do sistema; integridade e continuidade da informação e respeito pelo investimento feito por empresas e profissionais.

As novidades do eSocial para 2021

Como mencionamos, algumas coisas mudaram no eSocial e por isso ele ganhou o nome de eSocial Simplificado. Abaixo, separamos as inovações que você precisa saber: 

●    Redução do número de eventos;

●    Redução do número de campos do leiaute, inclusive pela exclusão de informações cadastrais ou constantes em outras bases de dados;

●    Ampla flexibilização das regras de impedimento para o recebimento de informações. Como alteração das regras de fechamento da folha de pagamento – pendências geram alertas e não erros;

●    Facilitação na prestação de informações destinadas ao cumprimento de obrigações fiscais, previdenciárias e depósitos de FGTS;

●    Utilização de CPF como identificação única do trabalhador (exclusão dos campos onde era exigido o NIS);

●    Simplificação na forma de declaração de remunerações e pagamentos.

Como se adequar ao eSocial simplificado?

A primeira dica para se adequar à nova versão é atualizar os dados cadastrais dos seus funcionários no Portal Dataprev informando dados como data de nascimento, nome completo, NIS e CPF. Caso seja necessário, o órgão apontará os dados que não batem e solicitará a regularização por parte da empresa.

Outro ponto importante é integrar os setores jurídico, de recursos humanos, financeiro, comercial, contábil e fiscal da empresa em um único sistema de gestão. Assim é possível coletar todas as informações exigidas pelo eSocial automaticamente, dispensando a necessidade de trabalho manual para transferir dados de um setor para outro.

Um sistema de gestão como o HCM permite que as informações necessárias para cumprir a legislação sejam consultadas em apenas um lugar. Dessa forma facilita a visualização dos eventos rejeitados e aprovados. O HCM também oferece alertas que sinalizam os dados rejeitados, tornando mais ágil para o gestor verificar o motivo da rejeição e fazer a devida correção.

Entregue suas obrigações legais de forma ágil e precisa com o HCM da Senior 

Com o integrador SST presente na solução de HCM, sua empresa tem a integração sobre as informações de Segurança e Saúde do Trabalho de forma facilitada com o prestador SST. Muito mais facilidade para manter todas as obrigatoriedades sem dores de cabeça. 

Um dos propósitos do Integrador SST é, em primeiro lugar, fornecer os dados cadastrais dos colaboradores entre as soluções da Senior para um prestador que, por sua vez, mantém os dados referentes à SST. Além disso, o integrador também é responsável por realizar o envio dos eventos de SST para o eSocial. Dessa forma, o fluxo de informações ocorre de maneira integrada e eficiente, garantindo a precisão e a conformidade das informações relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho.

Assim, a solução mantém as informações atualizadas entre os sistemas do empregador e do prestador. Dessa forma apoiando os serviços realizados pelo prestador e facilitando o trabalho do empregador com a declaração das informações de Segurança e Saúde para o eSocial.

Acesso e segurança
Descubra a importância da gestão de não conformidades e como transformar desafios em oportunidades de melhoria contínua.
Gestão de Pessoas
Entenda como funcionam as férias trabalhistas e aprenda a organizar o calendário de férias da sua empresa de acordo com a CLT.
Logística
Descubra como evitar erros comuns na gestão de frotas com nosso guia completo. Aprenda sobre manutenção, controle de combustível, e como um TMS pode otimizar sua operação.
Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!