Cybersegurança: tudo sobre Segurança da Informação

Entenda a importância da segurança da informação para sua empresa.

Vivemos na Era Digital. Um tempo marcado por inovações que surgem o tempo todo para transformar a rotina dos usuários, facilitar a vida das pessoas e revolucionar experiências e a forma como nos relacionamos. No setor econômico, falando especificamente de empresas, há uma movimentação muito forte originada pela Transformação Digital que impulsiona cada vez mais as empresas em direção a tecnologia.

Processos são digitalizados e pessoas deixam de fazer serviços repetitivos que passam a ser desempenhados por máquinas, para que os colaboradores tenham apenas uma preocupação: focar em resultados. Essa imersão da tecnologia dentro dos negócios transformou tudo em dados. Nos dias atuais, qualquer empresa, seja pequena, média ou grande, que já tenha contato com o mínimo de tecnologia em seus setores, utiliza de um software ou servidor para armazenar e garantir a segurança dos dados e informações. 

O que é Cybersegurança?

As inovações sempre são criadas e desenvolvidas com o objetivo de facilitar e melhorar. Porém, com novidades também surgem novos problemas e é assim que a segurança da informação nas empresas, principalmente empresas de TI, se tornou um assunto que passou a ser pauta no mercado corporativo e se tornou uma grande preocupação das empresas.

A segurança da informação basicamente consiste na estratégia de ações contra ataques digitais para garantir a integridade de dados confidenciais e demais informações que façam parte do banco de dados da empresa. Além de estratégica, a segurança da informação é considerada indispensável para a proteção dos dados e informações das empresas, fundamentais para qualquer negócio.

Existem muitos conceitos a respeito da área de InfoSec ― Information Security ―, mas utilizaremos esta: a segurança da informação compreende um conjunto de práticas, recursos, sistemas, habilidades e mecanismos utilizados para garantir a segurança dos dados da empresa de cyberataques, o acesso inadequado de usuários e o uso impróprio das informações da empresa. Essas estratégias também têm como objetivo prevenir qualquer perda ou sequestro de dados.

Quando bem aplicada, a estratégia de segurança da informação é capaz de proteger e blindar qualquer negócio, independente do segmento ou área de ataques digitais, desastres tecnológicos ou até mesmo falhas cometidas pelos próprios colaboradores.

Ainda assim, qualquer erro pode desencadear uma crise caso alguma informação vaze, principalmente se for confidencial. Em 2015, por exemplo, uma falha em um servidor americano expôs 4 milhões de servidores federais dos Estados Unidos. Isso é uma prova de que grandes empresas e organizações, e até mesmo órgãos governamentais estão sujeitos aos ataques cibernéticos e brechas de segurança.

Os hackers não escolhem empresa pelo porte. Pequenas e médias empresas também estão suscetíveis a qualquer tipo de cibercrime, principalmente por geralmente terem sistemas de maior vulnerabilidade.

Leia também: “Segurança da informação como um diferencial competitivo para os seus negócios”

Segurança da Informação x Segurança de TI

Apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos, há uma diferença no conceito de segurança da informação e segurança de TI. A segurança da informação, também conhecida como InfoSec como mencionamos anteriormente, mantém a confidencialidade, autenticidade, disponibilidade e integridade de informações sensíveis para a organização.

Porém, além da tecnologia, existem milhares de outras maneiras pelas quais informações podem ser gerenciadas, sem necessariamente precisarem de qualquer recurso digital. E esta é a principal diferença entre a Segurança de TI e a Segurança da Informação. A segurança de informação é muito mais ampla, abrange diversas áreas, enquanto a segurança de TI fala especificamente da segurança de dados feita através de tecnologias da informação.

O fato é que nem sempre os registros são feitos em formato digital. Numa reunião, por exemplo, as atas podem ser escritas em blocos de nota do celular, em uma folha de papel ou em um caderno físico. Da mesma forma, ao fechar negócios, a empresa pode armazenar contratos assinados em papel e arquivá-los manualmente.

Então, por que a cybersegurança é tão importante?

As ameaças à segurança aumentam quase na mesma medida em que as inovações chegam ao mercado. É normal que com as rotinas corridas e com uma agenda sempre cheia de compromissos, os gestores estejam mais ocupados do que nunca com a expansão e a inovação dos seus negócios e com isso acabem ignorando a importância da segurança.

Mas é muito importante ter a segurança da informação como uma prioridade.  Um grave descuido, ou uma tentativa de economia em curto prazo, pode expor toda a empresa a ataques mal-intencionados. Lembre-se sempre da importância de garantir a segurança dos seus dados!

Conte com um sistema em nuvem para centralizar e proteger as suas informações

Fazer seu negócio se destacar de forma prática, automatizada, especialista e simplificada, facilitando sua gestão. É a isso que se propõe o sistema ERP, com implantação e acompanhamento de uma equipe especializada da Sancon.

Uma solução segura para destacar o seu negócio em um mercado competitivo, de forma planejada e efetiva em compliance com a legislação. Deixe os processos com a gente para você investir seu tempo para analisar o que realmente importa: seus resultados. Fale com nossos especialistas e saiba mais

Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.
Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!