Conheça os principais módulos do ERP usados na indústria

Neste post, vamos falar sobre os sistemas de gestão empresarial na indústria. Acompanhe!

O ERP funciona como um software de gestão que unifica informações e facilita o fluxo de trabalho entre as áreas. Levando em consideração que cada departamento necessita de uma ferramenta própria para poder gerar seus relatórios e executar tarefas rotineiras, o ERP passa a ter um papel fundamental, funcionando como um centralizador do fluxo de trabalho, alinhando a comunicação de todas as áreas e facilitando a tomada de decisão.

Todas as empresas podem aproveitar os recursos dos sistemas de gestão empresarial para otimizarem seus fluxos de trabalho e processos. Neste post, vamos falar especificamente das indústrias. Mas antes de falarmos do ERP na indústria, é interessante que você entenda um pouco sobre os sistemas de gestão empresarial no geral.

O que são os módulos do ERP?

De forma resumida, os módulos ERP são grupos de funcionalidades que criam sequências lógicas de trabalhos, processamento e armazenamento de informações. Assim, os softwares de gestão empresarial (ERP) refletem duas visões: por departamento e por segmento. Ou seja, os módulos de um ERP são os conjuntos de funcionalidades organizados por categoria que compõem um sistema de gestão integrado ERP.

Leia também: Sistema ERP: 5 motivos para implementar no seu negócio

Como os módulos do ERP são divididos?

Os módulos ERP permitem fazer a gestão da empresa de forma integrada, pois reúnem dados de diferentes áreas do negócio. Veja quais são os principais!

Finanças

O capital de giro das empresas é gerenciado pelo módulo financeiro. Assim, ele mantém o controle de todas as movimentações que são relacionadas às entradas e saídas de capital, além do gerenciamento de impostos. Com o módulo ERP financeiro, o gestor tem acesso a dados financeiros necessários para administrar o negócio, otimizando a gestão do setor.

Controladoria

O módulo de controladoria otimiza a rotina fiscal, automatiza os processos de escrituração, apuração, fechamento e auditoria das entregas de obrigações da sua empresa.

Estoque

O módulo de compra é integrado ao módulo de estoque e ao módulo de engenharia/produção para atualização de estoques. Eles podem ser de material de escritório, material de uso e consumo, produtos acabados, entre outros envolvidos na operação do negócio. O controle de estoque é mais utilizado em indústrias e varejos.

Manufatura

O módulo de manufatura deixa os processos organizados. Por isso, é possível identificar as falhas nas operações e propor mudanças para extrair o melhor das máquinas e dos funcionários, gerando um aumento na produtividade.

Suprimentos

Um sistema ERP facilita a integração dos processos das diferentes áreas que compõem a cadeia de suprimentos, como estoque, transporte, compras, entre outras. Dessa forma, permite organizar o fluxo do trabalho de forma otimizada, garantindo maior compatibilidade entre as informações compartilhadas com os diferentes sistemas usados por essas áreas.

Vendas

Com o módulo de Vendas, é possível otimizar seus processos comerciais e proporcionar boas experiências de compra aos seus clientes. Fornecendo assim um gerenciamento completo do seu processo de venda desde o pedido até o gerenciamento dos contratos de prestação de serviços.

Serviços

Já com o módulo de serviços, você consegue adquirir mais assertividade na prestação de serviços de manufaturas. Com o módulo de Serviços, é possível gerenciar o planejamento das ordens de serviços da sua empresa selecionando os recursos e insumos adequados de todas as etapas.

Quais as vantagens de um Sistema de ERP na indústria?

1. Redução de custos

Os sistemas de gestão ERP auxiliam na redução de custos por evitarem o desperdício de matérias-primas e outros materiais. Além disso, diminuem gastos com mão de obra, erros, falhas e retrabalhos. Outro elemento de vantagem relativo à redução de custos é a maior certeza ao calcular impostos, o que reduz gastos de operação.

2. Otimização da produtividade

A redução de custos leva também à otimização da produtividade, porque os processos são organizados e as operações rotineiras são automatizadas. Assim, cada colaborador e cada gestor sabe o que precisa fazer e qual a melhor forma de realizar os processos para atingir os melhores resultados.

3. Redução do prazo de entrega de produtos e serviços

A melhoria e o aumento da produtividade impactam diretamente na redução do prazo de entrega de produtos e serviços. Isso também está relacionado a um controle maior do estoque, o que evita que a produção de determinado produto fique parada por falta de matéria-prima.

Quem sai ganhando é o cliente, que tem o produto que necessita em menos tempo e a própria empresa, que passa a ter melhor reputação e vantagem competitiva perante o mercado.

4. Eficiência nos processos de suprimentos

O controle de estoques e de matéria-prima facilita todo o processo de fabricação de produtos. Como o ERP integra as informações de diversos departamentos, é possível estimar o estoque necessário para determinado período, reduzindo a necessidade de manter muitos produtos em estoque. Esse fator também traz a possibilidade de fazer compras planejadas e de adotar estratégias como o lote econômico de compras.

6. Segurança da informação

A adoção do sistema de gestão ERP na indústria garante mais segurança nos dados, já que a integração de informações evita extravios e fraudes. Caso o sistema utilizado também adote o cloud computing (computação em nuvem), os dados ficam ainda mais seguros por estarem criptografados.

7. Melhoria na competitividade

Todos os benefícios elencados resultam em melhoria na competitividade, já que a empresa pode se focar na qualidade dos produtos e serviços. Isso é possível devido aos processos que já estão seguros, padronizados e sincronizados.

Conheça o ERP da Senior

O ERP da Senior foi desenvolvido para potencializar a gestão das empresas. Com ele, as empresas têm em mãos um software ERP completo e eficiente, que otimiza processos, agiliza a tomada de decisão e gera resultados precisos. Tudo isso de forma prática, automatizada, especialista e simplificada, facilitando sua gestão.

Quer conhecer uma solução ERP que pode potencializar sua empresa? Então, clique aqui fale com a gente

Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.
Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!