Conheça os Benefícios da Roteirização Logística

Neste post, te contamos os benefícios da roteirização logística e como a tecnologia pode melhorar a eficiência e reduzir os custos das operações de transporte e distribuição.

Nada como uma encomenda que chega bem embalada e antes do prazo estipulado. A logística hoje representa uma das mais importantes etapas para que a experiência do cliente com uma marca comece sendo a melhor possível. Com consumidores cada vez mais exigentes, as empresas precisam otimizar seus processos logísticos e garantir que as operações tenham erros e imprevistos minimizados o máximo possível.

Neste post, vamos te contar tudo sobre a roteirização logística. Uma estratégia que, quando aliada a tecnologia, pode transformar as operações e deixá-las muito mais produtivas, lucrativas e ágeis. Boa leitura!

O que é Roteirização Logística?

A roteirização logística é uma estratégia essencial para otimizar as operações de transporte e distribuição. Seu principal objetivo é planejar as rotas de entrega de forma eficiente, considerando fatores como distâncias, horários, capacidade dos veículos e restrições de tráfego. Ao utilizar a roteirização logística, as empresas buscam reduzir custos, melhorar a produtividade, minimizar o tempo de entrega e proporcionar um melhor serviço ao cliente.

Como funciona a Roteirização Logística?

A roteirização logística utiliza algoritmos e tecnologia avançada para determinar as melhores rotas e sequências de entrega. A partir das informações coletadas, como endereços de origem e destino, volumes de carga e janelas de tempo disponíveis, o sistema de roteirização calcula a combinação ideal de veículos e itinerários. Essa abordagem leva em conta múltiplos critérios, como distâncias mais curtas, menor tempo de viagem e menor consumo de combustível.

Os benefícios da Roteirização Logística

A adoção da roteirização logística traz uma série de benefícios para as empresas. Em primeiro lugar, permite uma utilização mais eficiente dos recursos, como frota e mão de obra, reduzindo os custos operacionais. Além disso, a roteirização contribui para a redução do tempo de entrega, aumentando a pontualidade e a satisfação dos clientes. A otimização das rotas também diminui o número de veículos nas estradas, resultando em menor congestionamento e menor impacto ambiental.

1. Garante Planejamento Logístico

Ter um planejamento logístico das entregas que serão realizadas é fundamental para a empresa e isso é uma das primeiras vantagens oferecidas pelo roteirizador.

Ao trabalhar com previsibilidade, o gestor pode olhar os problemas e fazer as mudanças necessárias antes mesmo da mercadoria ser colocada no veículo.

Essa previsibilidade torna-se ainda mais necessária quando se trabalha com cargas valiosas, para as quais os prejuízos em casos de danos ou roubos são maiores ainda.

2. Entrega a Rota com o Melhor Trânsito

O software de roteirização também traça as rotas com base no trânsito da região de entrega para sugerir o melhor caminho a seguir, livre de grandes engarrafamentos.

Ainda assim, se durante o trajeto acontecer algum incidente que vai provocar lentidão no trânsito, uma nova rota é traçada para evitar atrasos nas entregas.

3. Atende aos horários e prazos de entrega

Outra vantagem do roteirizador é que ele permite que você informe as janelas de entrega dos clientes previamente, assim o sistema calcula uma rota para o veículo respeitando esses horários.

Dessa forma, o motorista saiu para entrega respeitando os horários de recebimento de cada cliente e priorizando os que necessitam de uma entrega mais prioritária, outra funcionalidade que também pode ser previamente informada na solução.

4. Oferece segurança no processo de entrega

Poder calcular de forma inteligente o local e os horários por onde sua frota poderá se locomover também é uma grande vantagem quando sua empresa transporta cargas valiosas, como produtos eletrônicos, por exemplo.

O motivo disso é que um bom sistema de roteirização é capaz de planejar rotas mais seguras em horários mais seguros, o que leva a reduzir os riscos de assaltos e passagens por estradas com estrutura comprometida.

Leia também: Armazéns logísticos: como aumentar a segurança?

Como a roteirização logística impacta o setor logístico

A roteirização logística tem um impacto significativo no setor logístico como um todo. Ao melhorar a eficiência e a produtividade das operações de transporte, ela possibilita um gerenciamento mais eficaz da cadeia de suprimentos. Isso resulta em maior agilidade na movimentação de mercadorias, redução de custos logísticos e aumento da competitividade das empresas. Além disso, a roteirização logística permite uma melhor utilização da capacidade dos veículos, evitando viagens vazias e maximizando a carga transportada.

Como escolher um Sistema de Roteirização

Para escolher um sistema de roteirização adequado, é importante considerar alguns fatores. Em primeiro lugar, a solução deve ser compatível com as necessidades específicas da empresa, levando em conta o tamanho da frota, a complexidade das rotas e os requisitos operacionais. Além disso, é fundamental avaliar a usabilidade do sistema, sua capacidade de integração com outros sistemas e sua escalabilidade. Também é importante verificar a reputação e o suporte oferecido pelo fornecedor do sistema, bem como a possibilidade de personalização de acordo com as demandas da empresa.

Conte com um sistema TMS para transformar o seu Transporte Logístico

A roteirização logística é uma estratégia poderosa para melhorar a eficiência e reduzir os custos das operações de transporte e distribuição. Ao planejar rotas de forma inteligente, considerando diversos fatores, as empresas podem obter benefícios como redução de custos operacionais, otimização da capacidade dos veículos, menor tempo de entrega e maior satisfação do cliente.

Ao escolher um sistema de roteirização, é essencial considerar as necessidades específicas da empresa, a usabilidade do sistema, sua integração com outros sistemas e o suporte do fornecedor. Com uma estratégia de roteirização logística bem implementada, as empresas podem alcançar uma vantagem competitiva no setor logístico.

O Roteirizador de Entregas disponível na Solução de Gestão de Transportes (TMS) possibilita que você tenha suas rotas de entrega planejadas automaticamente, considerando o menor custo, as regras e restrições de cada atividade de entrega e coleta. Fale com a gente e saiba como a solução de TMS pode ajudar a sua empresa.

Acesso e segurança
Descubra a importância da gestão de não conformidades e como transformar desafios em oportunidades de melhoria contínua.
Gestão de Pessoas
Entenda como funcionam as férias trabalhistas e aprenda a organizar o calendário de férias da sua empresa de acordo com a CLT.
Logística
Descubra como evitar erros comuns na gestão de frotas com nosso guia completo. Aprenda sobre manutenção, controle de combustível, e como um TMS pode otimizar sua operação.
Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!