Armazéns Logísticos: Como Aumentar a Segurança?

O número de compras online vem crescendo exponencialmente e os acidentes em armazéns também. Saiba como evitar!

Quem não fez uma compra online nos últimos dois anos? A pandemia impulsionou o mercado digital de formas inimagináveis e aproximou ainda mais os consumidores das compras online. A logística está ganhando um espaço cada vez mais essencial no mercado e com isso, as demandas em armazéns logísticos também têm crescido.

Quando falamos de segurança na logística, logo pensamos no roubo de carga e na possibilidade triste de uma compra não chegar ao destino, de ser roubada, extraviada, ou até de recebermos os produtos com avarias. Mas a realidade é que acidentes graves com as pessoas envolvidas nesse processo podem acontecer. E eles são mais frequentes do que a gente imagina.

Não são apenas os roubos de cargas, que acontecem durante o trajeto dos caminhões para a entrega das mercadorias nos endereços, que engordam as estatísticas de insegurança. Em muitos casos, a ação criminosa acontece nos próprios galpões ou depósitos onde os itens são armazenados. Desse modo, é fundamental investir em meios de aumentar a segurança em armazéns logísticos.

A proteção é necessária para preservar as instalações, o patrimônio e a segurança dos colaboradores. Aliás, a segurança envolve diversos aspectos, desde o cuidado com a prevenção de acidentes e a saúde do trabalhador até técnicas adequadas de armazenagem, que garantam a proteção das mercadorias.

A seguir, citamos os principais e mais comuns riscos existentes nos armazéns. Acompanhe:

Situações de risco em armazéns

Primeiramente, é necessário entender que os riscos podem ser divididos em duas categorias: riscos internos e externos.

  • Riscos internos: quando o seu controle depende de ações de melhoria entre os armazéns logísticos e os clientes. Enquadram-se nesse caso as questões relativas às regras de armazenamento, cuidados com o ambiente e treinamento dos funcionários, entre outras;
  • Riscos externos: aqueles que não estão ao alcance do gestor ou cliente, como o aumento da violência.

Os principais riscos em armazéns

Além de atraírem a atenção de criminosos, em razão da grande quantidade de mercadorias armazenadas, os galpões das empresas que atuam no segmento logístico podem oferecer uma série de riscos. Para os produtos tanto quanto para as pessoas que trabalham no local:

  • Violência durante a ação de criminosos, que pode afetar a saúde física e mental dos colaboradores;
  • Perda de mercadorias decorrentes de erros no armazenamento, que podem deixar os produtos expostos à umidade ou outras condições que levem à sua deterioração;
  • Danos aos produtos causados por manuseio inadequado;
  • Problemas relacionados ao armazenamento incorreto de cargas perigosas;
  • Perda de itens por exposição a condições climáticas ou acidentes, como panes elétricas;
  • Acidentes de trabalho, causados por falhas na sinalização, forma de empilhamento ou outros, que podem comprometer a saúde do trabalhador.

Para evitar tais ocorrências, é fundamental que o gestor logístico se atente a alguns cuidados básicos para garantir a segurança, como melhorias no ambiente e na sinalização, e reforço às ações de segurança patrimonial. Iluminação adequada, disposição correta de prateleiras e facilidade para movimentação de mercadorias, entre outros aspectos, fazem toda a diferença para garantir a segurança.

Esses procedimentos, além de promoverem maior segurança aos produtos armazenados, também contribuem para identificar pontos de vulnerabilidade, que podem facilitar as ações de agentes criminosos.

Ficar atento às movimentações de cargas, fazer inspeções periódicas, investir em um bom treinamento e estar sempre de olho nos controles de estoque são as etapas fundamentais para aumentar a segurança não só das cargas, mas das pessoas que trabalham no armazém também.

Conte com a tecnologia para garantir a segurança do seu armazém

Além de soluções de logística para todas as etapas do seu armazém e transporte, a Sancon conta com uma solução completa de Ronda – Acesso e Segurança, para garantir a segurança do seu patrimônio e centralizar todos os hardwares em uma única plataforma.

Solicite o contato dos nossos especialistas para saber mais.

Acesso e segurança
Descubra a importância da gestão de não conformidades e como transformar desafios em oportunidades de melhoria contínua.
Gestão de Pessoas
Entenda como funcionam as férias trabalhistas e aprenda a organizar o calendário de férias da sua empresa de acordo com a CLT.
Logística
Descubra como evitar erros comuns na gestão de frotas com nosso guia completo. Aprenda sobre manutenção, controle de combustível, e como um TMS pode otimizar sua operação.
Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!