O BPM (Business Proccess Management), em português Gestão de Processos de Negócio, pode ser definido como uma estratégia para gerenciar e melhorar o desempenho de uma empresa por meio da otimização contínua de processos de negócios em um ciclo fechado de modelagem, execução, medição e melhoria.
O que é BPM e para que ele é utilizado?
BPM é uma disciplina que incentiva a implementação de uma metodologia corporativa sistemática, com o objetivo de uma melhoria contínua por meio da padronização de processos e da otimização do fluxo de trabalho.
De uma forma mais simplificada, podemos dizer que o BPM é uma combinação entre automação, controle, análise e otimização de fluxos corporativos. O objetivo é promover apoio aos objetivos e metas da empresa, abrangendo sistemas, colaboradores, clientes e parceiros, dentro e além dos limites da empresa.
Qual o papel do BPM no negócio?
Na gestão das empresas, o BPM pode ser o responsável por clarear o caminho para atingir metas. Ou seja, ele simplifica o entendimento sobre os fluxos de trabalho: o que fazer, como fazer, porque fazer e para quem fazer.
O BPM também capacita a gestão do negócio para que ele comece com tudo a sua jornada para a transformação digital. Isso porque o BPM é como um meio para estimular a inovação em seu negócio.
Não é mistério que a transformação digital é uma jornada repleta de desafios e riscos, mas especialmente de oportunidades. Aproveitá-los, posicionar-se de modo competitivo e vencer a concorrência é um objetivo que parece complicado, mas que apenas as empresas realmente inovadoras vão conseguir alcançar.
Quais as vantagens do BPM para as empresas?
Podemos dizer que o maior benefício é a melhoria dos processos da empresa em si. Mas ainda assim, existem muitas outras áreas que são positivamente impactadas pelo BPM, como um aumento na competitividade de mercado. A seguir, mencionamos algumas das principais vantagens do BPM para os negócios:
Mais transparência nos processos
Com o BPM, as áreas de atuação ficam mais evidentes e desta forma, cada colaborador precisa ter mais entendimento do que realmente faz. Isso, além de melhorar a transparência dos processos, também otimiza a sinergia entre as áreas e a comunicação interna entre as equipes. Tudo isso acaba influenciando em um movimento natural de também melhorar o clima organizacional de maneira geral.
Maior controle
Com mais transparência, fica mais fácil ter controle dos processos e também acompanhar indicadores de desempenho. Dessa forma, fica muito mais fácil identificar uma dificuldade e corrigi-la a tempo de poupar a empresa de qualquer tipo de prejuízo.
Ganho de produtividade
Quando temos processos mais visíveis, simplificados e as áreas estão mais interligadas, todo mundo ganha. A equipe conta com mais tempo para se dedicar a questões estratégicas ao invés de ficar por horas cumprindo demandas operacionais. Ao automatizar processos que ajudam a reduzir as burocracias, todos passam a se sentir mais seguros e motivados, o que impacta diretamente na qualidade das entregas e, sucessivamente, na produtividade de cada colaborador.
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Com a X Platform sua empresa automatiza e desburocratiza processos, ganhando mais agilidade nas demandas. Use a tecnologia a favor do seu negócio e impulsione resultados, mantendo-se competitivo no mercado.
Substitua processos morosos por um formato ágil e inovador. Com o BPM, sua empresa automatiza desde solicitações cotidianas até aprovações de alta complexidade sem a necessidade de programação (low code). Inúmeras áreas podem se beneficiar do Business Process Management como, Compras, Suprimentos, Logística, Financeiro e muito mais.
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