Com atuação nacional e internacional, a Agrodanieli hoje tem maior controle do compliance para processos fiscais, contábeis e financeiros. Empresa integrou mais de 20 softwares e uniu dados para transformar em inteligência gerencial
A transformação digital no agronegócio aumenta a produtividade e potencializa os ganhos em eficiência. Ao investir em tecnologia é possível automatizar processos, controlar as demandas, aprimorar métodos de trabalho e reduzir falhas operacionais. Seguindo essa estratégia, a Agrodanieli, empresa que atua em praticamente toda a cadeia do agronegócio, investiu no sistema de gestão gerencial como ponto crucial de conexões de informações de todos os seus negócios.
Por meio do ERP é possível gerenciar todas as unidades do Grupo e os movimentos do que cada uma delas efetua ou produz. Antes deste investimento a empresa ainda não contava com a integração dos cerca de 20 softwares de gestão, e hoje todos estão integrados entre si. Este foi o foco da Sancon na Agrodanieli em 2020: viabilizar e otimizar a integração de todos estes sistemas de informação com o ERP, processando e unindo todos os dados e disponibilizando de forma inteligente e unificada para todo o time gerencial.
“Esta integração trouxe a inteligência dos dados à tona e possibilitou que tenhamos a visão integrada dos nossos negócios. Atuamos no mercado de proteína animal. Contamos com 2 abatedouros de aves e 1 de suínos. 50% de nossa produção é comercializada no RS, mas também atuamos em SC, PR, SP, RJ, e exportamos para mais de 30 países diferentes”, destaca o Gerente de Tecnologia da Informação na Agrodanieli, Rodrigo Augusto Menon.
“O maior desafio do projeto foi integrar os softwares utilizados em uma estrutura que viabilizasse ter informações ágeis para a tomada de decisão. Para que isso fosse possível, nos dedicamos em conhecer o dia a dia do cliente. Essa proximidade permitiu o trabalho em conjunto da nossa Fábrica de Software com a equipe de TI do cliente no desenvolvimento de soluções especificas para a Agrodanieli”, explica Cristiane Tonet, Diretora Comercial da Sancon.
Tecnologia para uma grande empresa do agronegócio
Hoje a Agrodanieli tem 2400 colaboradores diretos, cerca de 8.000 clientes, mais de 300 produtores integrados e atende 1.250 pedidos por dia. Além disso, 14% da produção da empresa é destinada à exportação. Pensando neste cenário, Menon explica que o ERP da Senior Sistemas trouxe a escalabilidade adequada ao modelo de negócios da empresa.
A transformação digital da empresa não ficou apenas no ERP. A Agrodanieli desenvolveu um novo posicionamento com uma área de TI totalmente voltada ao negócio. Com o ERP, hoje a Agrodanieli consegue acompanhar as vendas, tomar decisões com base em dados e números, interagir de forma simples com outros softwares, e lidar com uma média de 600 chamados por mês. Ao iniciar o processo de transformação digital, a companhia também teve a preocupação de estruturar a parte física, inovando o data center, a rede, tudo pensando em atuar com alta disponibilidade e garantindo o fácil acesso a dados. Um olhar bastante atencioso para as tendências do mercado, que atualmente pedem processos cada vez mais digitais.