Universidade corporativa: qual a importância para as empresas

Entenda como a universidade corporativa pode impulsionar os times e contribuir com a evolução e sustentabilidade dos negócios.

O desenvolvimento de pessoas é um tema que cada vez mais assume protagonismo nas estratégias corporativas. Isso porque, ao contrário do que algumas pessoas costumam falar, pessoas não são dispensáveis. Pessoas são o centro de toda organização e tecnologia e conhecimento são ferramentas que as impulsionam em direção a uma meta. Só incentivar o desenvolvimento dos colaboradores já não é mais suficiente, é preciso fornecer ferramentas para que as pessoas se desenvolvam. É aí que entra o projeto das universidades corporativas.

A universidade corporativa é uma forma das organizações utilizarem o conhecimento, seja ele online ou presencial, a favor dos seus colaboradores e clientes. Fazendo, dessa forma, com que eles expandam seus aprendizados e se tornem cada vez mais qualificados a exercer suas atividades com eficiência, dinamismo e alinhados às estratégias propostas.

Além de permitir o conhecimento em escala, as universidades corporativas direcionam o aprendizado conforme os objetivos da organização e, mais do que isso, unem pessoas dentro uma cultura única, dentro de uma comunidade corporativa.

Neste artigo, explicamos o que é a universidade corporativa, qual é a importância dela para as empresas, os benefícios que ela tem tanto para funcionários quanto para as organizações e como criar uma para se destacar no mercado. Confira!

O que é Universidade Corporativa?

Chegando no Brasil na década de 90, a universidade corporativa trouxe a ideia de proporcionar aos colaboradores, treinamentos e capacitações para aumentar o conhecimento e a qualificação, além de promover dinamismo organizacional de alto nível, alinhando-se aos objetivos dos negócios.

A universidade corporativa é um conjunto de estratégias e ferramentas, dentro do campo da pedagogia empresarial, para desenvolver conhecimentos, competências, habilidades e atitudes de colaboradores e colaboradoras.

Qual o principal objetivo da Universidade Corporativa?

A universidade corporativa ajuda a aumentar a produtividade dos funcionários na execução de atividades cotidianas, além de evitar o turnover, um dos fatores que mais atrapalham o desenvolvimento organizacional. Assim, podemos dizer que o principal objetivo da universidade é promover conhecimento e evolução aos profissionais.

A estratégia é importante na perspectiva do crescimento organizacional, pois permite que as empresas direcionem o aprendizado para as demandas do negócio.

A importância da Universidade Corporativa para as empresas

Veja as diversas vantagens para as organizações:

  • Preparar pessoas para o exercício das suas funções no contexto da empresa;
  • Estimular o desenvolvimento contínuo, tanto na perspectiva da atual função quanto na perspectiva dos planos de carreira;
  • Mudar a atitude das pessoas para a melhoria do clima organizacional e do engajamento no trabalho.

Leia também: Educação corporativa: cinco benefícios para a sua empresa

Diferença entre Universidade Corporativa e tradicional

A diferença entre essas duas modalidades está no objetivo central dos conteúdos oferecidos. Universidades tradicionais, sejam elas presenciais ou à distância, têm um leque de cursos mais generalizados.

Já nas universidades corporativas, os cursos são voltados para a capacitação dos colaboradores dentro do contexto e das necessidades da empresa.

Contudo, as duas tem o mesmo objetivo, a formação contínua de profissionais que ajudarão a desenvolver as estratégias de consolidação, expansão e crescimento da organização.

Conheça a solução de Universidade Corporativa Senior

O conhecimento é uma ferramenta poderosa que pode transformar pessoas e organizações. A Universidade Corporativa da Senior – UCS é resultado dos avanços das diferentes formas de se compartilhar conhecimento. O objetivo desta iniciativa é alimentar o crescimento do mercado e capacitar os profissionais com o conhecimento necessário para usar nossas soluções com eficácia. Fale com a gente para conhecer a UCS Senior.

Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.
Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!