Se é verdade que as compras pela internet têm caído cada vez mais no gosto dos consumidores, também é verdade que hoje mais do que em qualquer momento, nunca foi tão importante garantir uma ótima experiência de entrega aos consumidores.
As pessoas estão cada vez mais exigentes em relação aos seus pedidos: querem que as entregas cheguem rápido, sem desencontros com entregadores e transportadoras e o mais importante: que as encomendas cheguem na íntegra. Tudo isso parece muito desafiador quando consideramos que o volume de compras online também tem crescido muito. Mas a boa notícia é que a tecnologia sempre tem a solução!
O que é tracking de entregas?
Todo mundo já fez uma compra online e ficou atualizando o site para acompanhar o processo de entregas. Isso gera tranquilidade porque nos mantém a par do status da nossa compra e facilita que a entrega seja feita logo na primeira tentativa.
O tracking de pedidos funciona de forma semelhante, porém tem como objetivo informar as empresas logísticas do status das entregas. Aqui, a tecnologia proporciona visibilidade das encomendas, informando os mais diversos dados, desde a localização da encomenda até o responsável para entrega, informações do comprador e muito mais.
Desta maneira, o tracking funciona como um rastreamento, onde o objetivo é melhorar a logística e diminuir a possibilidade de erros e desvios, aumentar a segurança da mercadoria e notificar os clientes, oferecendo uma melhor experiência de entrega.
Essas notificações também são essenciais para evitar o número de possíveis reentregas. Por exemplo, quando o cliente sabe a localização do seu pedido, ele provavelmente não vai sair de casa ou deixará alguém avisado para receber a encomenda.
A importância do tracking de entregas
Como mencionamos anteriormente, a tecnologia está cada vez possibilitando mais inovação às empresas e com isso, as facilidades e comodidades oferecidas pelo mercado encantam e atraem os clientes. Quanto mais oferecemos inovação, melhores são as experiências e mais exigentes os consumidores se tornam em relação à prestação de serviço.
Hoje, um processo logístico de entregas rápido deixou de ser vantagem em relação ao mercado e passou a ser quase que um pré-requisito de uma boa experiência. O mesmo ocorre com a rastreabilidade: dificilmente alguém vai ficar satisfeito com um serviço de entrega se não tiver o mínimo de informações em relação às movimentações do seu pedido.
Por isso, é essencial investir em tecnologias que potencializem o customer experience (experiência do cliente) e o tracking é a melhor forma de fazer isso.
Além de todas as facilidades oferecidas aos consumidores, é importante destacar que o tracking também desempenha um papel fundamental de otimização da gestão logística, facilitando a identificação de gaps e gargalos nos processos. Assim, fica mais fácil buscar soluções para resolver os problemas e garantir mais produtividade.
Ofereça a melhor experiência de entrega para seu cliente
Pelo celular ou o computador, as vendas online se consolidaram como uma prática no comportamento do consumidor. Para acompanhar essa transformação, a sua operação logística precisa estar preparada, com processos mais ágeis, estratégicos e que garantam uma boa experiência ao comprador final. Otimize sua operação logística com a solução de Tracking da Senior! Solicite contato dos nossos especialistas.