Segurança no chão de fábrica

Quando o assunto é segurança, não há espaço para erros. Confira medidas para garantir a saúde e o bem-estar de todos os colaboradores.

Garantir a segurança dos seus colaboradores é essencial. Apesar de o cenário atual ser mais positivo do que comparado ao passado, ainda hoje os acidentes de trabalho são eventos relativamente comuns, principalmente no chão de fábrica da indústria.

De acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, só no primeiro semestre de 2022 foram registrados mais 1,6 milhões de acidentes de trabalho no Brasil. Número esse que demonstra como é importante para as empresas dedicar esforços e adotar medidas para minimizar os riscos envolvidos em suas atividades.

Nós separamos três dicas eficientes e simples de serem adotadas, para aumentar a segurança dos profissionais em ambiente de trabalho. Acompanhe!

1.   Sinalização adequada

O primeiro ponto que merece destaque na promoção da segurança nas empresas é a utilização da sinalização adequada. Alguns sinais e símbolos têm padronização de nível global e são utilizados como mecanismo de orientação e alerta sobre os mais variados riscos.

A sinalização deixa mais evidente a probabilidade de acidentes e assim, contribui para a prevenção como uma barreira psicológica para profissionais que, em algum momento, negligenciem os perigos daquela área.

Vale lembrar, ainda, que a sinalização adequada segue uma legislação e fiscalização rigorosa, sendo que o descumprimento, além de sanções e multas, pode inviabilizar a continuidade das atividades da empresa em razão da não emissão dos alvarás necessários.

2.   Automatização de processos

A tecnologia é uma forte aliada na diminuição e prevenção de acidentes de trabalho. Isso porque, na segurança do trabalho, a automação é essencial. Com os constantes avanços da tecnologia, cada vez mais as máquinas e os sistemas assumem um papel de execução de tarefas perigosas e se encarregam de agir autonomamente caso algum risco seja identificado.

Dessa maneira, tarefas que são repetitivas e que representam algum tipo de risco à integridade do profissional, hoje dão lugar a máquinas automatizadas e robôs, a exemplo do que se vê na indústria automobilística, em que braços mecânicos se encarregam do manuseio de peças pesadas e soldagem.

3.   Treinamentos

Colaboradores experientes e bem treinados para a execução de suas atividades, de maneira geral, também podem melhorar a segurança no chão de fábrica. Por esse motivo, a empresa, além de investir em qualificação e treinamentos constantes, pode investir com o objetivo de preparar os recursos humanos para lidar com os riscos.

Melhore a segurança no chão de fábrica da sua empresa

Como você acompanhou durante todo o post, para melhorar a segurança no chão de fábrica, as empresas precisam desde garantir que os colaboradores utilizem os EPIs, até investir em tecnologias modernas, como a automatização.

Com a tecnologia de ERP da Senior, você faz o controle da sua operação de ponta a ponta com foco nos resultados. Automatize processos internos através de uma solução completa e integrada, que atende empresas de diferentes portes e segmentos, ajudando a potencializar resultados e reduzir custos. Fale com um de nossos especialistas.

Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.
X platform
Automatize e gerencie sistemas com a X Platform. Impulsione a eficiência e inovação empresarial com nossa plataforma intuitiva
Gestão de Pessoas
Aprenda sobre a legislação trabalhista em 2024 e descubra como garantir a conformidade e segurança no ambiente de trabalho.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!