Relações de trabalho: dicas para melhorar os relacionamentos com colegas

De nada adiantam processos bem desenhados se os relacionamentos entre as pessoas não são bons. Saiba como melhorar o clima no ambiente de trabalho!

Um ambiente de trabalho agradável e com equipes que têm uma boa sinergia entre si é algo essencial para bons resultados. Além disso, quanto mais agradável e harmonioso for o clima entre os colaboradores, mais motivadas são as pessoas e melhores são as suas entregas.

Garantir harmonia no ambiente de trabalho pode ser um desafio para líderes e gestores. Porém, é algo que realmente merece a atenção dos líderes de equipes. De modo que, tecnicamente passamos mais tempo com as pessoas do nosso trabalho do que com a família.

Neste post, contamos algumas dicas que podem ajudar a melhorar as relações de trabalho e que podem fazer toda a diferença para você e seu time.

Capacite e qualifique sua equipe

Um ambiente de trabalho saudável é composto pelas oportunidades oferecidas pela empresa aos seus colaboradores. Com um olhar mais atento, é possível perceber as necessidades de atualizações do conhecimento, tanto no que pode ser aplicado nas atividades e nas relações de trabalho, quanto em conteúdos que fortalecem o desenvolvimento profissional.

Incentivar e oferecer oportunidades para capacitar e qualificar a sua equipe é uma maneira de manter os colaboradores motivados. Além disso, demonstra que você se importa com a evolução profissional deles.

Feedback e conexão com os liderados

Quantas vezes você parou pra ouvir seus liderados e deu feedback a eles sobre seu desempenho? Se não consegue lembrar, é hora de mudar isso! Feedbacks são essenciais para estreitar o relacionamento entre líderes e liderados e garantir que as expectativas estejam alinhadas, tanto do líder para o desenvolvimento do seu colaborador, quanto do colaborador em relação a sua visão de carreira.

Entre as ferramentas mais frequentes que mensuram a experiência do trabalhador na empresa estão os feedbacks, a avaliação 360°, conversas “one a one” e as já mencionadas pesquisas de clima organizacional.

Jornada flexível

A pandemia virou o mundo de cabeça pra baixo ao mesmo tempo que acelerou tendências de trabalho do futuro, como o trabalho remoto e jornadas de trabalho mais flexíveis, por exemplo.

Possibilitar jornadas híbridas pode ser uma forma de manter os colaboradores engajados e mais contentes. Afinal, muita gente acabou se acostumando com esse modelo de trabalho e se descobrindo até mais produtivo trabalhando de casa.

Leia também: “Feedback nos novos modelos de trabalho”

Comunicação não-violenta

Devemos estimular a conexão entre os profissionais, independentemente do cargo ocupado, para tornar o ambiente de trabalho colaborativo e empático.

Das metodologias já aplicadas que dão resultado, aumentando a integração entre os profissionais e melhorando significativamente as relações de trabalho, está a comunicação não violenta. Essa estratégia tem como objetivo principal o diálogo entre colaboradores e gestores. Assim, permite a compreensão das adversidades encontradas na rotina do trabalho e na busca de uma solução conjunta, que beneficie todos os envolvidos.

Benefícios

Além de salários compatíveis, os colaboradores também estão de olho nas vantagens que as empresas oferecem. Dentre elas os benefícios opcionais que englobam planos de saúde, parcerias com academias, descontos em cursos profissionalizantes, sessões de mindfulness, entre outros.

Esses benefícios, associados aos espaços de lazer, criam oportunidades para que os trabalhadores saiam da rotina atarefada do trabalho, equilibrando o ambiente de trabalho.

Potencialize as relações de trabalho e invista no clima organizacional com o Moods

A plataforma Moods acompanha o clima organizacional da empresa em ciclos curtos, estimulando o engajamento do colaborador.

Com o Moods, o gestor pode direcionar ações com rapidez. Além disso, é possível personalizar as aplicações de questionários, incentivando seus colaboradores a fornecerem percepções frequentes sobre o clima da sua organização. Com isso permitindo um monitoramento em tempo real, aumentando o desempenho da equipe e atraindo talentos.

Implemente a cultura de Employee Listening com uma ferramenta que facilita o seu dia a dia. Com ela você democratiza dados de engajamento e clima com as lideranças de toda a organização e constrói um ambiente com pessoas mais felizes e engajadas. Fale com nossos especialistas e conheça a solução.

Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.
Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!