Recrutamento e Seleção: torne esse processo mais estratégico

Saiba como tornar o processo de recrutamento e seleção mais dinâmico e estratégico.

A maneira de recrutar pessoas têm se transformado constantemente. Com a aceleração da transformação digital e a inovação cada vez mais presente nos processos de RH, as contratações se tornaram uma etapa fundamental na gestão estratégica de pessoas.

Isso porque hoje há uma grande preocupação em investir em boas ferramentas de recrutamento e seleção que ajudem profissionais de recursos humanos a recrutar, selecionar, desenvolver e reter os melhores talentos no negócio.

Quando todo o processo é pensado para atrair os candidatos ideias, chamamos esse recrutamento estratégico ou inteligente. Vamos explicar mais detalhadamente a seguir. Acompanhe!

O que é um Recrutamento Estratégico?

O conceito de recrutamento estratégico pode ser definido como o processo de recrutamento, seleção e triagem alinhados aos objetivos da empresa. Filtrando os requisitos dos profissionais de acordo com suas competências, habilidades, comportamentos e fit cultural.

O recrutamento estratégico também é classificado como aquele que utiliza de diversas ferramentas e tecnologia para alcançar um nível de assertividade dos candidatos. Ferramentas como inteligência artificial, softwares de gestão de pessoas, que oferecem testes e processos de seleção personalizáveis de acordo com a necessidade da empresa, contribuem para que o processo seja ainda mais ágil e a contratação mais eficiente. Dessa forma, melhorando a experiência dos candidatos e reduzindo os custos de contratação.

Leia também: Dicas para melhorar o processo de recrutamento e seleção

As vantagens do Recrutamento e Seleção Estratégico

O recrutamento estratégico oferece vantagens tanto aos candidatos quanto à empresa que está aplicando o processo. Separamos alguns deles. Acompanhe:

Fit entre candidato e vaga

Sim, a probabilidade de você contratar alguém que tenha as skills perfeitas para determinada vaga aumenta e as chances de uma contratação acertada é muito maior. Quando o recrutamento filtra as informações dos candidatos e analisa características que são relevantes para o processo seletivo fica mais fácil identificar o perfil ideal.

Aqui, diferente da contração tradicional onde você só tem acesso às informações disponíveis em currículo, é possível criar perguntas e questões que façam sentido para a vaga. Combinando o processo de recrutamento inteligente com um software de gestão de pessoas adequado, fica mais fácil recrutar de acordo com a cultura da empresa e sem a influência pessoal e involuntária do recrutador.

Diminui o turnover

Se a assertividade da contração aumenta, o turnover diminui, reduzindo custos com rotatividade. Além disso, o turnover é um grande inimigo do clima organizacional favorável. Já que quando há muita rotatividade, as equipes precisam se adaptar constantemente aos novos contratados e vice-versa.

Processo mais interativo

Quando você conta com uma plataforma para executar o processo de recrutamento e seleção, a interatividade com o candidato é maior. E é possível, também, oferecer uma experiência muito mais rica para os futuros colaboradores. O que já causa uma ótima impressão do seu negócio e fortalece a marca empregadora.

Com a plataforma, você não fica limitado a ter apenas um local para cadastramento de currículos. Pode aplicar testes de perfil comportamental, divulgar vagas, compartilhar conteúdos interessantes sobre a sua empresa e estimula ainda mais o profissional a se tornar parte da equipe da empresa.

Acesso as informações

Que tal dar adeus aos currículos impressos e reunir todos os dados de forma estratégica em um só lugar?

Tanto para os recrutadores como para os talentos, é muito mais interessante ter uma ferramenta online que proporcione a pesquisa de dados e informações sobre o processo seletivo.

Deixe o seu processo de recrutamento mais estratégico com o HCM

Com o RH digital, sua empresa faz a gestão de pessoas e processos administrativos de forma ainda mais eficiente. Recomendada por 8 a cada 10 profissionais de RH, a solução para Gestão de Pessoas da Senior Sistemas atende de ponta a ponta todas as necessidades do setor de Recursos Humanos.

Desde o departamento pessoal à gestão de talentos, o software centraliza toda a operação, dando mais agilidade, desburocratizando processos e em compliance com a legislação. Fale com a gente para saber mais.

Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.
Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!