QR Ponto: tudo sobre a Marcação de Ponto via QR Code

Saiba como os QR Codes estão revolucionando e facilitando o registro das jornadas de trabalho.

OS QR Codes têm se popularizado e estão cada vez mais presentes no dia a dia. Os códigos começaram a ser usados como uma forma de digitalizar as experiências em materiais físicos e hoje já são uma extensão de campanhas publicitárias, anúncios na tv, cardápios de estabelecimentos e muito mais.

Recentemente, os QR Codes começaram a ser usados também para facilitar a marcação de ponto dos colaboradores nas empresas. Como uma alternativa aos aplicativos, o uso do QR Code na marcação de ponto chegou para deixar esse registro ainda mais dinâmico e simples para os colaboradores, otimizando a experiência.

A seguir, falamos um pouco sobre a marcação de ponto e como a tecnologia dos QR Codes transformou esse processo. Mas antes, vamos recapitular rapidamente um pouco mais sobre a marcação de ponto!

O que é a Marcação de Ponto?

A marcação do ponto nada mais é do que o registro da hora de entrada e saída dos colaboradores na jornada de trabalho. No espelho do ponto também deve constar o período de repouso do colaborador, embora essa informação possa ser pré-assinalada.

Quais os tipos de marcação de ponto?

Antigamente, a marcação de ponto era feita exclusivamente através da folha de ponto, que precisava ser registrada manualmente. No início, eram usados os livros e relógios de ponto. Hoje, a biometria, o registro online e até mesmo o uso de softwares de gestão de pessoas são muito mais comuns e permitem que os colaboradores tenham mais flexibilidade para marcar o ponto através de qualquer dispositivo.

A Marcação de Ponto via QR Code

A marcação do ponto via QR Code, também chamada de QR Ponto, chegou para facilitar e deixar ainda mais produtivo o processo de registro de jornada dos colaboradores. Essa é uma forma simples e rápida de registrar a jornada de trabalho. Dessa forma, cada colaborador recebe um código, pessoal e intransferível, e através dele, consegue registrar suas entradas e saídas, além dos intervalos.

O que é o QR Code?

QR Code é a nomenclatura para Quick Response Code, ou seja, código de resposta rápida. Embora esteja sendo mais usado apenas agora, ele já tem 25 anos: foi criado em 1994 pela Denso-Wave (uma empresa do Grupo Toyota), no Japão.

O QR Code é uma evolução do código de barras, que existe desde 1970 e revolucionou a identificação de produtos. O código pode ser lido pelo smartphone do colaborador ou por um tablet disponível na entrada da empresa. Para isso, basta apontar o QR code para o leitor e, assim, o sistema registra o dia, a hora e o local onde a jornada está sendo iniciada.

Além disso, o sistema pode, ainda, fazer uma leitura biométrica facial do colaborador e garantir a integridade da informação.

As vantagens da marcação de ponto via QR Code

Se a sua empresa ainda usa o registro de ponto eletrônico, com a leitura da impressão digital dos colaboradores, é hora de repensar. Por isso, trouxemos as principais vantagens do uso da marcação de ponto via QR Code a seguir:

Redução de custos

O aplicativo de ponto eletrônico por si só já reduz custos para as empresas. Pois torna a marcação de ponto móvel, inteligente e eficiente, diminuindo fraudes e sem que as empresas precisem pagar muito caro por uma boa solução.

O sistema é todo desenvolvido em nuvem, a partir de um software programado. Sendo assim, essa modalidade não representa um custo adicional para a empresa, nem mesmo com a confecção de etiquetas. Elas podem ser impressas em papel comum ou disponibilizadas digitalmente para cada colaborador.

Evita fraudes no registro de ponto

Como vimos, apesar de apresentar uma etiqueta para marcação de ponto eletrônico por QRCode, ela ainda apresenta o reconhecimento facial e a geolocalização. Garantindo a identificação do colaborador que registrou o ponto e o local de sua marcação.

Com ele sua empresa não precisa se preocupar com fraudes nem abrir mão da marcação de jornada dos colaboradores, pois ele continua sendo totalmente seguro.

Auxilia a Gestão de Pessoas

O registro de ponto por QR Code é seguro e garante que a empresa continue acompanhando a jornada dos seus colaboradores sem nenhum tipo de contato, produzindo assim indicadores de RH essenciais para uma boa gestão de pessoas, como taxas de absenteísmo, relatórios de horas trabalhadas, relatórios de horas extras e muito mais.

O que a CLT diz sobre QR Ponto?

A CLT estabelece que a duração normal da jornada de trabalho dos empregados não deve ultrapassar 8 horas diárias. Assim, esse limite, que vale para qualquer atividade privada, corresponde a 44 horas semanais ou 220 horas mensais.

Não há nenhuma especificação sobre o QR Ponto, por ser apenas uma modalidade de marcação de ponto do controle de ponto alternativo, que promete múltiplas formas de marcação, então, ele segue as mesmas regras da portaria 373 do MTE, que inclui:

  • Previsão em convenção coletiva ou acordo coletivo para adoção do sistema de ponto alternativo;
  • Estar presente no local de trabalho;
  • Necessidade de possuir identificação do empregador e colaborador. Permitindo a extração das informações do registro de ponto e a impressão das marcações realizadas pelos trabalhadores de maneira fiel e inalterável;
  • Proibição de restrições para marcação de ponto, marcação automática dos horários ou exigência de autorização para marcação de horas extras;
  • Proibição de alteração ou eliminação dos registros feitos pelos colaboradores.

App de Ponto HCM: faça a gestão de jornada dos seus colaboradores com agilidade e mobilidade

Com o objetivo de fornecer mais flexibilidade para as empresas e facilitar o dia a dia do Departamento Pessoal. O app permite que os colaboradores registrem o ponto durante sua rotina de trabalho e de qualquer lugar, garantindo o controle das marcações e cumprimento da legislação trabalhista.

Saiba mais sobre a solução de marcação de ponto ou fale com a gente

Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.
Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!