Ponto eletrônico digital: o que você precisa saber

A gestão de ponto dos seus colaboradores ainda é um fator que gera dores de cabeça na sua empresa? Neste post, te contamos as principais transformações do ponto eletrônico digital.

As jornadas de trabalho podem variar de acordo com a realidade de cada empresa, isso é fato. Alguns negócios funcionam em horário comercial, outros por regime de escala e por aí vai. De qualquer forma, é preciso ter um sistema que ajude a controlar se todos estão obedecendo aos horários de entrada e saída da jornada de trabalho.

Tempos atrás, as pessoas costumavam utilizar formas manuais de controle de ponto, conhecidas como as folhas de ponto. Entretanto, esse formato não era muito funcional, já que nessa versão era muito fácil fazer falsificações e alterações. Assim, a tecnologia trouxe alternativas mais confiáveis e eficientes.

Estabelecer obediência à jornada de trabalho, que deve ser de 44 horas semanais ou 220 mensais, é importante para os dois lados. Dessa forma, a empresa assegura o cumprimento da lei e o funcionário a obediência ao seu contrato de trabalho junto à organização.

Por que optar pelo ponto eletrônico?

A primeira grande vantagem do ponto eletrônico é a segurança e a veracidade das informações que o sistema traz, não só para o colaborador como para os gestores da empresa. Com o ponto eletrônico digital, ambas as partes têm certeza de que os horários registrados são verdadeiros, evitando desde transtornos corriqueiros, até ações judiciais.

Outra grande vantagem é a praticidade que o Ponto Eletrônico traz ao dia a dia. Isso porque, em apenas alguns segundos, o funcionário tem seu horário registrado pelo dispositivo. Assim, nenhum tempo de trabalho é perdido, o que é vantagem tanto para o funcionário, quanto para a corporação.

Não podemos esquecer dos gestores, que conseguem manter o controle da equipe sem perder a sua produtividade. Informações são facilmente consultadas e os problemas internos resolvidos de forma rápida e prática. Em caso de banco de horas, por exemplo, basta conversar com o funcionário para compensar as horas devidas à empresa.

Relatórios personalizados com o registro de ponto são verdadeiras ferramentas para os gestores e os setores de RH. Afinal, a partir desses dados, muitas empresas geram a folha de pagamento, por conta de horas extras, por exemplo.

Redução de Processos Trabalhistas

Através de um processo transparente e confiável, é possível que RH e colaborador tenham acesso às informações, eliminando qualquer tipo de especulação por parte de uma das áreas. A confiabilidade das informações é de extrema importância e tem papel fundamental na comprovação da carga trabalhada.

Diminuição de erros em fechamento de folha e redução de passivos trabalhistas

A gestão da jornada de trabalho através de um controle de ponto eficiente, facilita o fechamento da folha de pagamento. A partir do momento em que o RH tem acesso ao banco de horas trabalhadas do colaborador, podendo registrar atrasos, faltas, horas extras, entre outros, se reduz significativamente os erros na folha de pagamento e também, passivos trabalhistas.

Leia também “Sistema de folha de pagamento: entenda porque este é o maior aliado do RH”

Autonomia para o colaborador

Com as regras de jornada de trabalho, a limitação de horas trabalhadas por dia é um direito constitucional dos colaboradores. E a evolução da tecnologia por meio de softwares que garantem a marcação de entrada e saída de dentro da empresa, o processo torna-se muito mais justo e transparente. Com as soluções de ponto eletrônico, o próprio funcionário pode conferir se o seu pagamento está de acordo com as horas trabalhadas.

Ganhe produtividade no processo de gestão de ponto com as soluções de Ponto Eletrônico da Sancon

Dê autonomia e proporcione uma nova experiência aos colaboradores e gestores na Gestão de Jornada da sua empresa. Reduza as solicitações de ajuste após o fechamento das horas e tenha flexibilidade para automatizar as mais diversas definições sindicais.

Com o objetivo de fornecer mais flexibilidade para as empresas e facilitar o dia a dia do Departamento Pessoal, a Senior desenvolveu o aplicativo de marcação de ponto da ferramenta de Gestão de Pessoas HCM. O app permite que os colaboradores registrem o ponto durante sua rotina de trabalho e de qualquer lugar, garantindo o controle das marcações e cumprimento da legislação trabalhista. Clique aqui e conheça mais sobre a solução ou fale com um de nossos especialistas.

Acesso e segurança
Descubra a importância da gestão de não conformidades e como transformar desafios em oportunidades de melhoria contínua.
Gestão de Pessoas
Entenda como funcionam as férias trabalhistas e aprenda a organizar o calendário de férias da sua empresa de acordo com a CLT.
Logística
Descubra como evitar erros comuns na gestão de frotas com nosso guia completo. Aprenda sobre manutenção, controle de combustível, e como um TMS pode otimizar sua operação.
Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!