Pesquisa de Clima: o que é e como fazer?

Neste post, explicamos como as pesquisas de clima beneficiam os negócios como um todo e ajudam os gestores a medir a satisfação dos colaboradores.

Quando você pensa na contratação de um colaborador, o que acredita que mais conta para que uma vaga chame a atenção? A primeira resposta a vir na sua mente deve ter sido remuneração, provavelmente. Porém hoje, outros fatores já contribuem tanto quanto a remuneração para que a contratação (e a retenção) dos talentos aconteça.

Muito mais do que bons salários, hoje as pessoas buscam trabalhar em locais que façam sentido com seus ideais, propósitos e estilos de vida. E é por isso que é cada vez mais importante ter um termômetro para medir a satisfação e a alegria dos seus colaboradores. Aí entram as pesquisas de clima.

O que é a pesquisa de clima?

Calma, não tem nada a ver com clima de sol, chuva ou tempo. O clima avaliado aqui é aquele que a sua equipe sente trabalhando na empresa. Nas pesquisas de clima, questões em relação às lideranças, ambiente de trabalho, satisfação com a equipe, remuneração e outras são avaliadas para medir a satisfação dos colaboradores com a sua empresa e saber exatamente quais são os pontos de atenção dentro de uma equipe.

De acordo com a GPTW, organização que premia os melhores lugares para se trabalhar, a pesquisa de clima organizacional é a ferramenta mais importante para entender o ambiente de trabalho e seus efeitos nos profissionais. Com ela, usamos a percepção dos colaboradores para compreender o contexto no qual eles estão inseridos e promover melhorias com impacto na motivação, produtividade e resultado financeiro.

Leia também: A importância de contar com um sistema de RH totalmente integrado

Os benefícios da pesquisa de clima organizacional

Os efeitos são melhor entendidos se olharmos para os indicadores mais diretamente atingidos pelas boas práticas. O valor da pesquisa de clima pode ser visto em diferentes ganhos para a empresa. Veja.

1. Produtividade

Não é novidade dizer que funcionários pouco motivados ou pouco conectados com a missão da empresa costumam apresentar um desempenho inferior — e o inverso é verdadeiro.

2. Rotatividade

Satisfação com o ambiente de trabalho, com o gestor direto e com os colegas tem tudo a ver com turnover, questão que é um grande problema para muitas empresas.

3. Atração de talentos

Uma empresa que tem autoconhecimento e que se preocupa genuinamente em escutar a opinião de quem faz o negócio acontecer, também conhece as necessidades de cada departamento e, portanto, a demanda por mão de obra.

4. Competitividade

Empresas com equipes mais satisfeitas consequentemente são mais produtivas e assim mantém maior competitividade no mercado. Ou seja, é um ciclo de ganhos que só beneficia as organizações em todos os âmbitos.

Dicas para aplicar as pesquisas de clima no seu ambiente de trabalho

1.   Garantir o Anonimato

Muitos colaboradores deixam de contribuir com as pesquisas de clima com medo da exposição ou repreensão por parte da liderança. Por isso, um dos principais requisitos para se ter uma pesquisa de clima com alta taxa de engajamento é garantir o anonimato. Por meio de ferramentas online é possível criar formulários de pesquisa anônimos.

2.   Faça as perguntas certas

Esse item é muito importante para o sucesso da pesquisa de clima. O RH precisa rever constantemente as perguntas para que as respostas possam trazer de fato questões que precisam ser trabalhadas. Estruturar as perguntas de acordo com a organização é muito importante, pois a pesquisa de clima precisa ser voltada para a realidade da empresa.

3.   Incentive as respostas

Para que os resultados da pesquisa sejam satisfatórios e mais próximos da realidade, é essencial que o maior número de colaboradores participe da pesquisa de clima organizacional.

Por isso, é importante investir em uma campanha que conscientize os profissionais sobre a necessidade da participação de cada um.

4.   Analise os resultados

Analise os gráficos e informações, identificando os pontos fortes e fracos da empresa, de uma forma mais geral. Elabore soluções possíveis para cada problema encontrado e organize-os em uma ordem de prioridade, facilitando a posterior execução desse trabalho.

5.   Dê os feedbacks

Após concluídas todas as etapas anteriores, é o momento de comunicar aos colaboradores os resultados da pesquisa e quais serão as ações de melhoria necessárias. Essa é uma etapa essencial para que todos estejam cientes do que será feito e estejam, também, engajados com o que será feito dali em diante.

Torne seu RH mais estratégico com o Moods

Uma empresa que possui uma Gestão de Clima Organizacional, consegue identificar e compreender os aspectos positivos e negativos que impactam na motivação de seus colaboradores, podendo implementar planos de ação para melhoria do clima e da produtividade da empresa. A plataforma Moods da Senior, acompanha o clima organizacional da empresa em ciclos, estimulando o engajamento do colaborador.

Com o Moods, o gestor pode direcionar ações com rapidez, personalizar as aplicações de questionários, incentivando seus colaboradores a fornecerem percepções frequentes sobre o clima da sua organização, com monitoramento em tempo real da pesquisa. Quer saber mais sobre o Moods? Solicite aqui uma demonstração.

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