Novo ERP: saiba tudo sobre a nova versão

Fique por dentro das novidades do ERP e como ele pode agregar no seu negócio.

O ERP tem revolucionado os negócios há alguns anos. Enquanto a transformação digital continua acelerando e trazendo cada vez mais inovação para as empresas. Recentemente, Gartner, conhecido como o pai do ERP, afirmou que em 2025, os quatro principais fornecedores de ERP serão renomeados como fornecedores de plataforma de negócios. 

A pandemia contribuiu ainda mais para que esse novo cenário fosse desenhado, uma vez que acelerou o processo de transformação das empresas. Além disso, muitos negócios que ainda eram resistentes às inovações oferecidas pelo mercado, como por exemplo o trabalho remoto, tiveram que se adequar a nova realidade. Com toda essa movimentação, houve um aumento na quantidade de empresas interessadas não só em retornar às atividades normais, mas determinadas a reinventar seus modelos de negócios. Renovando, dessa forma, seus processos e transformar suas organizações de cima para baixo.

De acordo com Gartner, em 2022, 30% das grandes empresas terão migrado para uma abordagem centrada na plataforma e no produto. Isso gerou um burburinho no mercado sobre um novo ERP, que nada mais é do que a evolução do ERP que conhecemos atualmente.

O cenário atual

Está óbvio que atualmente, plataformas e softwares de ERP para empresas estão cada vez mais preocupadas em oferecer a implementação para serviços em nuvem. As soluções em SaaS que oferecem suporte aos recursos operacionais do ERP estão amadurecendo rapidamente. Agora já são viáveis para empresas de médio, grande porte e até mesmo organizações globais. 

Atualmente, inteligência artificial, algoritmos, bots, Big Data, Internet das Coisas (IoT), micro serviços entre outras tecnologias, já são uma realidade na rotina de muitas companhias. E isso é só o começo.

Inteligência artificial

A inteligência artificial e o machine learning já deixaram de ser uma possibilidade faz tempo e já estão sendo usadas por algumas empresas em casos de uso do mundo real, como por exemplo: detecção de fraude em serviços financeiros e bancários, detecção de anomalias em contratos de negócios e aquisições para reduzir erros caros e na forma de automação de processos robóticos (RPA) para automatizar processos de negócios de rotina.

A mobilidade é indispensável

O desenvolvimento de aplicativos ERP móveis é fundamental no ambiente de negócios atual. As empresas precisam obter dados básicos de ERP e torná-los acessíveis aos funcionários, independentemente de onde estejam trabalhando. 

Por exemplo, em um cenário de manufatura, as empresas desejam ter o mínimo de pessoas necessário no chão de fábrica devido à pandemia, mas os funcionários ainda precisam lidar com funções como monitoramento de fluxos de trabalho e solução de problemas de processos de ERP. Essa funcionalidade precisa ser feita remotamente, por meio de aplicativos móveis que fornecem dados ERP para os funcionários apropriados em seu dispositivo de escolha.

Experiência do cliente no topo

Do lado do cliente, os sistemas ERP estão adicionando recursos como assistentes de voz automatizados e chatbots para fornecer interações inteligentes com o cliente em tempo real. Esses sistemas externos também estão sendo conectados aos dados do cliente ERP para fornecer uma experiência personalizada. Além disso, o novo ERP tem oferecido experiências omnichannel para os clientes, para que eles possam fazer negócios com a empresa em qualquer dispositivo.

Do lado dos colaboradores das empresas, as organizações estão fornecendo experiências avançadas para trabalhadores de chão de fábrica, equipes de manutenção e pessoal médico, como ativação por voz, ativação por gestos e realidade virtual. Esses sistemas permitem atividades sem o uso das mãos e podem fornecer informações valiosas em tempo real para os funcionários por meio de fones de ouvido ou óculos especiais.

Conheça o ERP da Senior

Totalmente em nuvem, o novo ERP da Senior Sistemas nasce focado nas operações de BackOffice e Gestão Industrial. A solução trabalha de forma efetiva e otimizada nos processos de vendas e faturamento, gestão de estoques, compras e recebimento, processos financeiros, fluxo de produto. Ou seja, o fluxo de engenharia de produtos até os apontamentos na fábrica – venda, visibilidade financeira e operação. Fale com nossos especialistas para saber mais.

Acesso e segurança
Descubra a importância da gestão de não conformidades e como transformar desafios em oportunidades de melhoria contínua.
Gestão de Pessoas
Entenda como funcionam as férias trabalhistas e aprenda a organizar o calendário de férias da sua empresa de acordo com a CLT.
Logística
Descubra como evitar erros comuns na gestão de frotas com nosso guia completo. Aprenda sobre manutenção, controle de combustível, e como um TMS pode otimizar sua operação.
Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!