A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, ou NFS-e chegou para facilitar a vida dos prestadores de serviço. Essa nota é utilizada para comprovar algum trabalho ou serviço prestado. Por isso, é importante lembrar que a NFS-e precisa ser lançada juntamente à prefeitura na qual o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) está inscrito. Isso porque, esse documento está diretamente relacionado ao Imposto Sobre Serviços (ISS) sendo é um dos principais tributos que são arrecadados pelos municípios.
Lembre-se de que só um tipo de serviço é permitido nessa nota e deve-se lançar o documento apenas quando a atividade for finalizada. Diante dessa característica, podemos dizer que as NFS-e funciona como se fosse uma nota de serviço.
A NFS-e é, portanto, um meio digital de formalizar as prestações de serviço e otimizar a arrecadação do Imposto Sobre Serviço (ISS) pelas prefeituras brasileiras, que substitui as tradicionais notas fiscais de serviço impressas.
Quem precisa emitir a NFS-e?
Por ser uma nota fiscal eletrônica que regulamenta a prestação de serviço, toda e qualquer empresa ou profissional, que preste um serviço de forma primária ou secundária, precisa emitir a NFS-e. Isso inclui desde a área de saúde até pequenos consertos e também a prestação de serviços online.
Outra forma de verificar a obrigatoriedade da emissão da NFS-e, é através do recolhimento do ISS (imposto cobrado na NFS-e). Todos os prestadores de serviços que estão na lista anexo a Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003 pagam o ISS, sendo assim, precisam emitir a NFS-e (clique sobre o link para ver a lista completa).
Como emitir a NFS-e
Para emitir a NFS-e o contribuinte deve, antes de tudo, estar cadastrado para a emissão junto ao órgão municipal. Após o cadastro no site, as informações e documentos fornecidos passam por uma análise e, se aprovados, o acesso ao sistema será liberado por meio de login e senha pessoal ou através do certificado digital.
As vantagens da NFS-e
Quem utiliza a NFS-e reduz os custos com armazenamento de documentos e otimiza o tempo, pois todo o sistema é informatizado.
A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) proporciona diversos benefícios para os negócios. Muitos deles estão relacionados às praticidades proporcionadas pelo documento, a simplificação e a automatização de procedimentos.
Os principais aspectos positivos da NFS-e são:
- Simplificação dos processos tributários e burocráticos;
- Validade jurídica e fiscal;
- Redução de gastos com o armazenamento de documentos, compra de papéis e gráfica;
- Possibilidade de automatização da emissão e recebimento;
- Mais segurança na realização das transações;
- Diminuição das probabilidades de erro por evitar tarefas repetitivas;
- Dispensa da necessidade de uma pessoa ou mesmo um setor atuar exclusivamente com a emissão de nota fiscal, o que ajuda também a reduzir os custos no seu negócio;
- Otimiza o controle da sua organização, verificando os relatórios das notas emitidas, de acordo com o volume de vendas da empresa.
Conheça a solução de Recebimento de NFS-e
O processo consiste na realização do recebimento das notas de serviços através de caixa de e-mail e monitoramento dos municípios. Dessa forma, se traduz em notas de serviços padronizadas, que são integradas no ERP para validação das informações e efetivação da entrada da NFS-e.
Ganhe mais agilidade nos seus processos fiscais. Acesse nossa página e conheça a solução de recebimento de NFS-e.