M5S: aproveite o máximo potencial da tecnologia na sua empresa

Saiba como o M5S pode transformar a performance da tecnologia na sua empresa.

O mercado é altamente competitivo, isso é inquestionável. A cobrança para que as empresas e organizações utilizem cada vez mais soluções de tecnologia é enorme. Negócios que não se atualizam e não investem em tecnologia para evoluir acabam ficando para trás em relação a produtividade e padrão de qualidade. Isso porque empresas que investem em tecnologia são comprovadamente mais ágeis e tendem a entregar produtos de qualidade elevada ao mercado.

Se investir em tecnologia é essencial, capacitar pessoas para que elas aproveitem ao máximo o potencial oferecido pelas soluções também é fundamental. Afinal, de nada adianta investir em uma estrutura com o que há de mais recente no mercado se a sua equipe não tiver conhecimento e as instruções necessárias para manejar naquela tecnologia.

Pensando nisso, a Sancon oferece o M5S às empresas, um serviço de consultoria que visa analisar os módulos e funcionalidades dentro dos negócios e se eles estão sendo usados da melhor forma possível.

O que é M5S?

O M5S é um movimento de consultoria que a Sancon realiza em parceria com os seus clientes para garantir que nossas soluções consigam oferecer a máxima performance. Assim, fazemos um estudo das soluções em uso na empresa, identificando os gaps de uso dos módulos e se os colaboradores envolvidos com a solução estão sabendo como usá-la corretamente.

As etapas do M5S nos negócios

A Consultoria Especializada da Sancon utiliza os princípios do Método 5S (M5S) para manutenção e melhoria do uso de sistemas (system keeping):

1. Utilização

Na primeira etapa, avaliamos como a tecnologia está sendo usada na empresa. Identificamos oportunidades de melhoria por processo e rotinas de negócio, tais como funcionalidades que demoram demais, funcionalidades não utilizadas por falta de conhecimento operacional e antigas rotinas customizadas.

2. Organização

Após a utilização, vem a etapa de organização, onde há a revisão dos processos e realizamos entrevistas com os usuários. Logo após as entrevistas, elaboramos um mapa de contexto e gráficos com percentuais de uso dos sistemas, detalhamos as necessidades, oportunidades de melhoria e ações necessárias.

3. Limpeza

É hora de limpar o que dificulta o uso da tecnologia: seja a falta de treinamento dos usuários, ausência de documentação, erros em processos e sistemas e o que mais encontrarmos de erros. Na etapa de limpeza também fazemos uma avaliação da redução de custos e ganhos de produtividade com o maior uso do sistema.

4. Conservação

A quarta etapa consiste em manter e atualizar a configuração com as atualizações liberadas pela Sancon e a adoção de novas técnicas de gestão.

5. Autodisciplina

O quinto e mais importante passo é a autodisciplina. Aqui, reavaliamos o uso e resultados obtidos com as soluções da Sancon, em função de vários fatores que alteram o ambiente operacional, tais como: novas técnicas de gestão, troca de pessoal, alterações em processos, melhorias nos sistemas, dentre outros.

Após um estudo minucioso do cenário, apresentamos nossa análise, exemplificando tudo o que foi pautado, montamos uma apresentação e retornamos ao cliente com apontamento do que pode ser melhorado. Também levantamos a possibilidade de customização de telas, personalização do sistema para ajudar a equipe e até mesmo ofertamos treinamentos para a capacitação dos times.

É essencial que pessoas, processos e sistemas estejam alinhados e trabalhem em conjunto para que seja possível alcançar os resultados desejados. Não adianta investir em uma solução incrível se não houver capacitação das pessoas envolvidas na ponta.

Conheça as soluções da Sancon

Mais que ferramentas, processos e sistemas, compartilhamos conhecimento e formamos parcerias de negócios com nossos clientes. Atuamos em diversas áreas das empresas, do RH à controladoria, do comercial à gestão de frotas, entre outras.

Além disso, o nosso ponto de partida é entender e atender à necessidade específica do seu negócio por meio de ferramentas, processos e soluções tecnológicas existentes ou construídas junto com a sua equipe, tornando os processos mais ágeis e confiáveis.

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