Low Code: você sabe o que é e quais os benefícios?

O que é Low Code? Como funciona? Quais as vantagens dessa modalidade? Te contamos tudo neste post!

Você já ouviu falar em Low Code? Podemos dizer que o desenvolvimento em plataforma Low Code é um processo que tem como objetivo tornar o desenvolvimento de software mais fácil e mais rápido do que o método tradicional de codificação.

Essa abordagem minimiza a codificação por meio do uso de modelos pré-definidos, técnicas de design gráfico e ferramentas de arrastar e soltar para criar um software. A seguir, explicaremos o que é Low Code. Não perca!

O que é Low Code e como surgiu

O termo “Low Code” foi criado em 2014 para nomear plataformas que tinham interfaces de desenvolvimento baseadas em GUI (Graphical User Interface). Assim, elas permitiam um trabalho de codificação tradicional sem a necessidade de conhecer explicitamente a linguagem de programação em si.

Além de usar uma interface gráfica para o usuário, a ferramenta também eliminou a necessidade de criar estruturas, vincular diferentes bancos de dados e realizar outras tarefas que normalmente são necessárias para codificar um software ou um aplicativo. Todo esse processo tornou o desenvolvimento mais simples e fácil. Ou seja, o Low Code surgiu para que mesmo pessoas sem conhecimento em codificação pudessem desenvolver aplicativos.

A migração para plataformas Low Code

Há um movimento crescente de empresas migrando para este tipo de formato. Uma das maiores razões para que as empresas migrem para plataformas de desenvolvimento de aplicativos Low Code é o fato de os departamentos de TI terem grandes gargalos para serem resolvidos antes que um novo software seja criado e implementado.

Com o desenvolvimento dessa ferramenta, fica muito mais fácil entregar um programa ou software rapidamente. Reduzindo, dessa forma, o tempo de programação e desenvolvimento do projeto.

Diferenciais do Low Code

Essas plataformas geralmente são bem intuitivas e fáceis de mexer. Um dos grandes conceitos do Low Code é ser descomplicado, por isso, alguns pontos são padrão para que uma plataforma seja considerada Low Code. Separamos alguns dos principais pontos que fazem com que esse formato seja mais fácil de mexer e proporcione a facilidade e agilidade que o Low Code propõe para que aplicativos e programas sejam criados em dias:

Arrastar e soltar

Um dos maiores benefícios de plataformas de desenvolvimento Low Code é possuir uma interface de usuário fácil e intuitiva, onde os módulos podem ser arrastados e soltos, conforme necessário para criar um software. Isso significa que é preciso usar muito pouco de codificação para fazer os módulos funcionarem.

Modelagem Visual

É a capacidade de representar visualmente processos e modelos em código antes de finalizar a implementação. Com um modelo visual para guiar o desenvolvedor, a criação de softwares por meio dessa ferramenta é um processo fácil. Assim, até mesmo para pessoas que não estão familiarizadas com o código rígido conseguem criar sistemas.

Segurança e escalabilidade

Embora um novo aplicativo possa apresentar alguns problemas de escalonamento e segurança, uma plataforma Low Code facilita a criação de um software corporativo seguro e escalável.

O Low Code na transformação dos negócios

Sem dúvida, o Low Code é uma tendência no mundo dos negócios. Uma vez que essas plataformas tornaram o desenvolvimento de software muito mais acessível para todas as empresas. Entre os principais benefícios que o Low Code traz aos negócios, podemos destacar:

Otimização do tempo

A ferramenta usa modelos e sintaxes visuais. Ou seja, permite que menos tempo seja gasto para a criação de uma aplicação ou software.

Flexibilidade e personalização

O Low Code permite que você personalize as ferramentas de acordo com os requisitos e necessidades da sua empresa e, ao mesmo tempo, são extremamente flexíveis e rápidas.

Agilidade nos processos e negócios

Usando essa ferramenta, as empresas estão percebendo como é fácil manter processos de negócios simplificados e otimizados. Ou seja, menos tempo desperdiçado na tentativa de fazer as coisas funcionarem e mais tempo gasto para realmente fazê-las funcionar.

Conte com as nossas tecnologias personalizadas

De indústrias a hospitais, varejistas a cooperativas, a Sancon tem a solução ideal para você automatizar processos na gestão da sua empresa e trazer mais agilidade e resultados para o dia a dia. Fale com nossos especialistas

Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.
Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!