Home office no metaverso: a nova e virtual realidade de trabalho

Se você acha que o home office é a novidade nas modalidades de trabalho, já está atrasado. Neste post, te contamos tudo sobre o metaverso.

Metaverso, multiverso… Isso parece papo para realidade de filme de super-herói e série de ficção científica. Mas o que está acontecendo diante dos nossos olhos é uma nova camada de trabalho, totalmente virtual, desenhada paralela ao home office.

O que é metaverso?

Podemos dizer que o metaverso é uma espécie de universo digital que pode ser explorado por pessoas que não estão no mesmo espaço físico. Onde é possível assumir qualquer personalidade, ou trabalhar em projetos colaborativos. Como muitos jogos de videogame que vemos hoje!

Não há uma explicação definitiva para o metaverso, pois ainda existem muitas variáveis para sua existência. Entretanto, a ideia geral é que ele é a mistura do mundo físico com o digital. Imersão pode ocorrer, mas não é necessariamente uma regra, assim como a fusão da computação com o ambiente real.

O impulso do metaverso pela pandemia

Desde que a pandemia transformou as nossas rotinas e nos distanciou fisicamente, a internet tem se mostrado como a válvula de escape perfeita para nos manter conectados. Isso vale não só para relações pessoais, mas para ambientes de trabalho também. As empresas colocaram à prova a capacidade dos seus colaboradores e suas atividades de serem desempenhadas a distância. A boa notícia? Funciona! Mas e a parte que não conseguimos suprir à distância?

O trabalho remoto tem muitas vantagens: evitamos horas no trânsito, temos mais tempo para dedicar aos familiares e aos serviços domésticos, podemos comer em casa e otimizar a nossa rotina. Mas abrir mão do presencial também significa abdicar um pouco das relações que construímos no dia a dia no ambiente de trabalho. E lidar com a solidão e com um novo formato que às vezes pode parecer solitário.

Assim, o metaverso foi um mercado impulsionado pela demanda das empresas de garantirem interatividade para os seus colaboradores, mesmo que à distância.

Leia também: Phygital. Descubra tudo sobre a união da experiência física e digital

O metaverso e a copa digital das empresas

Sabe aquele momento no meio do expediente em que as pessoas param para tomar um café, conversar um pouco e desfocar por alguns momentos do trabalho? Essa é uma das partes que o home office acaba tirando da nossa rotina. E é nesse momento que a realidade virtual pode ajudar!

Muitas empresas têm investido em tecnologias e plataformas que submetem seus colaboradores a experiências imersivas, mesmo que à distância. E dessa forma, gerar integração e melhorar um pouco a interatividade entre as pessoas, ainda que o digital não seja capaz de substituir o presencial em diversos níveis.

Eventos ganharam versões totalmente digitais, plataformas como o Zoom, Google Meet e Teams substituíram as salas de reuniões e até as mesas de bar dos happy hours. Assim, óculos de realidade virtual usados em videogames e tecnologias desenvolvidas para criar jogos cada vez mais imersivos têm estudado a possibilidade de criar ambientes virtuais que simulem empresas e permitam que os colaboradores tenham uma rotina mais próxima a que costumavam viver nos ambientes de trabalho, agora em plataformas virtuais.

O futuro é o metaverso

Segundo matéria publicada na revista Veja, Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook já vislumbrava esse universo desde 2014, quando comprou por 2 bilhões de dólares uma empresa de óculos de realidade virtual. Google, Microsoft, Samsung e Sony também investem bilhões de dólares no negócio e estudam criar um consórcio virtual, sem esclarecer do que se trataria isso.

A realidade é que a inteligência artificial, assim como a realidade virtual aumentada, já são tecnologias muito utilizadas para criar novas possibilidades nos ambientes de trabalho. O que podemos esperar são plataformas cada vez mais reais e detalhadas que proporcionem experiências de trabalho virtual ainda mais intensas e imersivas. Mas obviamente, ainda vai demorar muito para encontrarem uma tecnologia que seja capaz de substituir uma boa conversa ao redor de uma mesa num happy hour às sextas-feiras.

Acesso e segurança
Descubra a importância da gestão de não conformidades e como transformar desafios em oportunidades de melhoria contínua.
Gestão de Pessoas
Entenda como funcionam as férias trabalhistas e aprenda a organizar o calendário de férias da sua empresa de acordo com a CLT.
Logística
Descubra como evitar erros comuns na gestão de frotas com nosso guia completo. Aprenda sobre manutenção, controle de combustível, e como um TMS pode otimizar sua operação.
Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!