Empresas exponenciais

Organizações exponenciais veem o consumidor como peça-chave para criar e/ou adaptar produtos e serviços.

O movimento de inovação e evolução do mercado segue acelerado e segue incentivando empresas e pessoas a se adaptarem às novas formas de negócio. É irrevogável: empresas que não se adequarem às mudanças não conseguirão acompanhar o ritmo do mercado. Mas a tecnologia pode contribuir para que as soluções apresentadas sejam exponenciais.

A mudança passa por muitos aspectos, e o impacto que ela causa transmite o nível da solução apresentada para o mundo. Por exemplo, hoje uma organização exponencial impacta milhares de pessoas, e o reconhecimento vem nessa proporção. Por isso a forma linear não supre as necessidades atuais. O modo de consumo mudou com o tempo, e a tecnologia foi decisiva.

Onde a tecnologia entra nisso?

O livro Organizações Exponenciais, dos autores Salim Ismail, Michel Malone e Yuri Van Geest, apresenta informações importantes para empreendedores que querem entender mais sobre as diferenças entre o pensamento linear e o pensamento exponencial.

Um dos dados apresentados no livro demonstra que as organizações exponenciais geram 10x mais impacto do que organizações tradicionais, utilizando-se de ferramentas capazes de as fazerem pensar de uma forma diferente.

E pensar dessa forma diferente passa pela tecnologia, que é capaz de diminuir a burocracia e levar às pessoas dados e informações seguras para que as decisões sejam mais rápidas e assertivas. Tudo isso perpassa pelo livro Organizações Exponenciais.

As organizações exponenciais aceleram as mudanças

O poder de transformação que está nas mãos destas organizações carrega soluções cada vez mais valorizadas pelos consumidores. A tecnologia contribui para que os líderes se adaptem a este novo modelo. Até porque liderar e delegar passa longe de chefiar, quando as ações são impostas. Em uma organização exponencial, a forma de pensar dos líderes também não pode ser igual, isso reflete no produto que chega ao consumidor.

E quando falamos em produtos, uma forma de agregar valor a ele é entender as reais necessidades do consumidor. Muitas empresas pecam por não modificarem seu produto por acharem que as transformações não alteram a forma como estes são consumidos.

Ainda no livro “Organizações exponenciais”, é destacado que os ciclos de produtos são medidos em horas e dias, não mais em meses ou trimestres como já foi um dia.

Para ilustrar isso, no livro, vemos a informação de que 80% das receitas da Apple foram por meio dos produtos com menos de 5 anos no mercado. Se ela é tão valiosa é porque, entre outros motivos, foi capaz de fugir do padrão tradicional de mercado. Para os autores, o mundo está vez mais “algoritmo”, e a aplicação deles pode representar muitas mudanças em várias áreas.

A tecnologia gera mudanças, e vai impactar cada vez mais o nosso comportamento, a forma de pensar, agir e consumir. É hora de pensar exponencialmente! As empresas incorporarem esse mindset aumentarão sua representatividade no mercado. É o momento de se reinventar para continuar atuante.

Ser tecnologicamente adaptável é pensar em como a sua transformação fará a diferença no impacto geral que o mundo está passando. A disrupção é necessária e pode ter início na gestão das empresas. Assim você dedica seu tempo para o que realmente importa no seu negócio: os seus resultados.

Conte com a tecnologia e a expertise da Sancon para transformar sua empresa em um negócio exponencial.

Conheça a plataforma de inovação que vai acelerar a transformação digital do seu negócio. A X Platform proporciona uma experiência muito mais intuitiva e acessível aos usuários por meio de ferramentas low code que flexibilizam o desenvolvimento de soluções inovadoras dentro da sua empresa.

Acesse a página e conheça a solução ou se preferir fale com um de nossos especialistas.

Acesso e segurança
Descubra a importância da gestão de não conformidades e como transformar desafios em oportunidades de melhoria contínua.
Gestão de Pessoas
Entenda como funcionam as férias trabalhistas e aprenda a organizar o calendário de férias da sua empresa de acordo com a CLT.
Logística
Descubra como evitar erros comuns na gestão de frotas com nosso guia completo. Aprenda sobre manutenção, controle de combustível, e como um TMS pode otimizar sua operação.
Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!