O sonho de qualquer empreendedor é ver a sua empresa com um número crescente de vendas, reduzir os custos e otimizar o tempo. Parece uma conta inalcançável e difícil de conseguir atingir. Porém, com o bom funcionamento de alguns processos fica mais fácil atingir metas como essa.
Um exemplo de processos como esse é um controle de estoque efetivo. A organização e disponibilidade de produtos é essencial para concluir as entregas com mais agilidade e alcançar a satisfação do cliente. E não só isso, um estoque saudável é aquele que é bem administrado para estar em dia com os impostos, permitindo a conformidade com as normas do governo. A seguir, te contamos o que é controle de estoque e como ele pode trazer vantagens para o seu negócio!
O que é gestão de estoque?
A administração de estoque é uma das tarefas mais importantes nas empresas. Este controle é definido, basicamente, pelo monitoramento e análises constantes de todos os produtos do seu estoque, seja produto acabado, insumos ou matéria-prima. Desde o fluxo de entradas e saídas, até o controle de perdas e a necessidade de novas compras.
Qual a importância do gestão de estoque?
É preciso entender que a gestão de estoque serve, principalmente, para garantir o sucesso dos negócios e bons resultados comerciais. Não adianta manter um estoque enorme de produtos pensando que isso significa prosperidade e aumento de vendas.
Manter o controle do estoque ideal, para a sua atividade operacional é a base de qualquer negócio bem-sucedido. Ou seja, trabalhar sem excessos, evitar o estoque parado, perda de produtos por roubo ou vencimento de lote, garantindo que haja sempre disponibilidade para os seus clientes conforme a necessidade.
As vantagens de um controle de estoque
A seguir, destacamos quatro vantagens de um controle de estoque bem organizado:
Organização e melhora nos processos
Em primeiro lugar, os processos ficam organizados, centralizados e de simples acesso para os colaboradores. Dessa forma, garante uma rotina melhor e ganho de tempo nas atividades.
Gestão de armazenamento
Compre apenas o que sua empresa precisa para manter o estoque mínimo de produção, ou de acordo com as ordens de produção, garantindo o espaço adequado para o armazenamento de todos os itens do seu estoque.
Redução de erros
Com tantas tarefas e etapas acontecendo simultaneamente, é comum que uma falha passe despercebida. No entanto, mesmo que um erro pareça simples e pequeno, ele acaba acarretando em perda de tempo, dinheiro e etc. Somando, vários erros durante um período de um mês, por exemplo, acabam resultando em perdas significativas para os negócios.
Com uma gestão do estoque eficiente fica mais fácil criar um cronograma das atividades a serem realizadas, que pode ser apresentado em forma de um checklist, evitando problemas e diminuindo o número de erros.
Redução de custos
Materiais não utilizados e parados no estoque geram custos para a operação da empresa. Cada um dos itens do estoque tem sua particularidade, como a forma de armazenamento e data de vencimento, por exemplo. Um item com prazo de validade vencido pode comprometer o funcionamento da sua operação e atraso na entrega.
Um controle de estoque eficiente está sempre alinhado com a capacidade produtiva da empresa e ajuda a prevenir prejuízos e reduzir custos da operação.
Conte com o ERP para otimizar sua gestão
Ter um sistema de gestão empresarial que otimiza processos, aplica inteligência ao negócio e oferece informações estratégicas é essencial o seu negócio. Por isso o sistema ERP é um grande aliado na busca pela eficiência operacional.
Conte com um sistema de gestão completo e integrado, capaz de atender empresas de diferentes portes e segmentos, que te ajuda a potencializar resultados e agilizar processos. Acesse nossa página e saiba mais ou fale com um dos nossos especialistas